Apaixonado por automobilismo, Paulo Xavier conta sua história

Compartilhe com os amigos!

Apaixonado por automobilismo desde criança. É assim que ele mesmo se descreve. Paulo Henrique Xavier, de 29 anos, é Operador de produção Industrial, além de atuar como diretor de provas do SPORT KART MG nas horas vagas. Paulo contou em entrevista exclusiva à equipe do site o seu envolvimento com o automobilismo, a experiência como kartista amador e suas expectativas para o futuro.

Assim como a maioria das crianças dos anos 90, ao ser questionado qual seria seu maior ídolo, não teve dúvidas: “Ídolo que tenho como exemplo é o Senna, que tiro como exemplo a vontade de vencer sempre, de não desistir dos nossos objetivos, de ter fé e humildade.” Paulo descreveu ainda o sentimento de ser um kartista amador como “a realização do sonho de ser um piloto”. Confira a seguir o restante da entrevista na íntegra:

Quando começou seu interesse por automobilismo? E atualmente, quais competições você acompanha?

Paulo: -Interesse mesmo foi desde pequeno, quando passei a entender as coisas. Foi quando passei a acompanhar a F1 na época em que Senna reinava, não perdia uma corrida e virava madrugadas. Minha Mãe, que Deus a tenha, “pirava”! Hoje acompanho mais F1, Stock Car e algumas competições de kart amador, mas se tratando de automobilismo já me chama atenção.

Quando começou seu envolvimento real com a área?

Paulo: -Por volta dos 13 anos de idade, já começou meu interesse em aprender a dirigir, lavava carro de graça só pra poder aprender a dirigir com meu primo Leandro “Leco”. Aos 16 anos fui fazer um curso de Mecânica de automóveis e através dele conheci pessoas com as quais comecei a trabalhar e colocar em pratica aquilo que vinha aprendendo no curso. Afinal, para aprender mecânica é necessário prática, não basta apenas teoria. Tirei minha habilitação já aos 18 anos e dois anos depois passei a trabalhar como Motorista. Atualmente trabalho na FIAT Automóveis, realizando um sonho de infância e em busca dos meus objetivos dentro da empresa.

Quais são os segmentos do automobilismo (e áreas afins) que mais atrai sua atenção?

Paulo: -Todas estas me atrai: corridas de monoposto, turismo, fórmula, kart, motos, aeromodelismo, projeto e construção de protótipos. Mas gosto muito da mecânica envolvida e estilos diferentes de pilotagem de cada categoria. Se tivesse oportunidade de trabalhar com algo do gênero, gostaria que fosse na área de manutenção e preparação de karts e Stock.

Como você se descreve como piloto amador?

Paulo: Me considero meio arrojado às vezes, sempre em busca da volta perfeita. Tenho um ano de experiência com o kart, e nesse tempo aprendi a ter mais calma, apesar de ser difícil depois que se coloca o capacete e senta no kart (risos). Analisar cada traçado e o comportamento do kart em determinadas situações. Para um futuro próximo pretendo aperfeiçoar esses conhecimentos e quem saber poder aprender um pouco da mecânica dos karts também.

Nunca é demais lembrar que não se deve levar o comportamento das pistas para as ruas. Como você se descreve como motorista?

Paulo: Como motorista, sou suspeito pra falar, mas quem me conhece sabe que dirijo sempre consciente, atencioso, procurando seguir as regras do código de transito brasileiro. Pelo menos no meu último emprego o pessoal não tem o que reclamar de mim, graças a Deus.

O SPORT KART MG é um grupo que promove a interação e troca de experiências entre seus membros. Periodicamente estaremos convidando pilotos a contar suas histórias aqui no site. Portanto, o próximo pode ser você! Fique de olho em nossas reportagens!

Compartilhe com os amigos!
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com