Meus amigos, no grupo SPORT KART MG não tem pra ninguém! Acabou a Copa SPORT KART MG 2015/01 e o recordista de vitórias Alexandre Vieira faturou a terceira, dando um show na pista largando da última posição. Ainda fez a volta mais rápida e de quebra levou o caneco de campeão com 80 pontos, 5 a mais que o segundo colocado. Título muito merecido, Alexandre está de parabéns.
A corrida foi tranquila. O traçado foi sorteado na hora, traçado 5 invertido com chicane, novidade para muitos pilotos do grid. Na primeira volta algumas escapadas de pista no meio do pelotão, mas nada muito grave. No decorrer da prova os pilotos entraram nos eixos e fizeram com que a etapa final fosse um sucesso.
Ao todo, dez pilotos tinham chances de ser o grande campeão do campeonato. Thiara Silveira não participou da corrida pois está de licença médica. Antônio PT e Sérgio Sampaio não fizeram boa corrida, e Antônio sequer pontuou. Os demais, Danilo Durães chegou em terceiro mas recebeu uma punição por um toque em Ramon Tancredo, caindo para oitavo. Ramon rodou com o toque e teve dificuldades para recuperar posições na corrida. Ainda conseguiu chegar em quinto, herdando a quarta posição no resultado final. Marcelo Gois, Jorge Malta e Gerdan Livis fizeram uma excelente corrida, mas não foi suficiente para tirar o título de Alexandre.
-A corrida foi muito boa. Já tinha corrido neste traçado algumas vezes mas sem a chicane. Mesmo largando em último estava confiante pois imaginei que o pessoal ia embolar pelo fato do traçado ser novidade para muitos. Acabei passando muitos adversários nas primeiras voltas, fui junto com o Gerdan até as primeiras posições. Percebi que estava mais rápido que ele e ultrapassei rumo à vitória. – Contou o campeão Alexandre Vieira à reportagem do site. E completou:
-Em relação ao campeonato, não tenho nem palavras. Por mais que eu tenha ganhado a Taça Integração (em 2014), ele foi um torneio curto. Este teve mais peso, contou com mais pilotos inscritos, foi muito acirrado. Eu entrei na pista pensando nos resultados em relação aos adversários diretos pelo título. A ideia era chegar na pista em uma posição que me garantisse o caneco.
Gerdan, que alcançou a maior pontuação sem descartes, brigou pela vitória até a última volta.
-Tô feliz pra caramba! Foi meu segundo campeonato, e tinha expectativa de terminar entre os 12 melhores, acho que me superei. Aprendi muito com os pilotos mais experientes, meus amigos Alexandre, Thiara, Ramon e Jorge. Foi muito bom andar com eles.
Ramon, que venceu a primeira corrida sob chuva largando da pole, se envolveu em acidentes em todas as outras corridas. Mas mesmo assim nosso amigo (e alvo de todo mundo) não perdeu a confiança de poder fazer boas corridas e lutar pelo título até o fim.
-A última corrida foi muito boa. Apesar de ter me envolvido em mais um acidente, consegui chegar em quinto. O campeonato foi bem disputado e muito bem organizado. O resultado foi justo e ganharam os melhores.
Enquanto o bicho pegava na ponta da corrida, lá atrás Victor Amaral se arrastava na pista, virando dois segundos mais lento que os caras mais lentos da corrida. Depois da prova ele explicou que o kart estava muito ruim… Sei não hein rsrs.
Thiara acompanhou tudo de fora em razão de uma cirurgia estética, e também contou o que sentiu.
-Estou em crise de abstinência por não correr de kart! Ter que ficar afastada do esporte que eu amo, que faz parte 100% da minha vida, e ainda tendo chance de ganhar o campeonato no meio de pilotos que gosto foi muito difícil. Na hora da corrida foi uma mistura de sentimentos, a disputa foi maravilhosa e fiquei triste por não estar lá . Mas quando vi todos felizes no pódio fiquei muito feliz. No próximo torneio estarei lá com a faca nos dentes, quero ser a primeira mulher a vencer um campeonato SPORT KART MG.
Os cinco primeiros da corrida após o resultado corrigido: Alexandre, Gerdan, Jorge, Ramon e Marcelo Gois.
Eles também foram os cinco primeiros do campeonato: Alexandre (80), Jorge (75), Gerdan (73), Ramon (72) e Marcelo Gois (64). Parabéns a todos.
Depois da corrida, uma prazerosa confraternização no Kartódromo, com bebidas e churrasco. Marcelo Borstto que também está afastado por licença médica, fez questão de aparecer na festa mesmo com o pé imobilizado e de muletas, levando junto sua família.
-Isso aqui é muito bom cara, é um momento que une a turma, qualquer atrito na pista fica pra trás. Deveria ter resenha após todas as corridas. – disse nosso cachaceiro amigo Borsatto. Sábias palavras!
Em um balanço final, foi um campeonato quase que totalmente excelente. Alguns incidentes, algumas confusões, algumas punições, algumas pessoas exaltadas… Mas a organização agiu a tempo de corrigir a grande maioria dos erros contando com a compreensão e apoio de todos os pilotos. Na etapa final, com todo o respeito possível alguns pilotos punidos procuraram a comissão de prova para rever algumas situações. Punições foram retiradas e/ou modificadas, e isso foi muito bom para mostrar o quão amadurecidos estão nossos pilotos. Pior para nosso diretor geral Danilo, que acabou por levar uma punição por ser considerado responsável pela rodada de Ramon. Provavelmente deve ter ficado um pouco triste, mas depois do evento disse: “Mesmo com a punição vibrei demais por andar na frente dos prós e se não fosse duas confusões no início tinha chegado junto aos líderes. O kart estava muito bom, um foguete no fim da reta e nas retomadas.” Que a postura do nosso chefe sirva de exemplo para todos nós.
Por falar em postura, encerro a última reportagem da Copa SPORT KART MG com uma frase do nosso piloto Sérgio Sampaio, ganhador de uma Paçoquinha do mês justamente pelo seu exemplar comportamento nas pistas:
-Ganhar é bom, mas terminar uma corrida limpa é uma satisfação enorme.
Os pilotos agora entram de férias. A 2ª Copa SPORT KART MG tem previsão de começar em agosto, fiquem de olho no site pois em breve publicaremos notícias e o regulamento. Grade abraço e até a próxima!