O giro de hoje é especial. Acompanhamos as primeiras 500 milhas de kart de Minas Gerais, realizadas no Kartódromo de Betim. O evento contou com 24 equipes de vários estados do país e uma organização impecável. Drone nos céus, narrador agitando a galera, live timing informando o volta-a-volta pela internet, comes e bebes gostosos foram alguns dos atrativos adicionais deste grande evento. O grupo SPORT KART MG esteve representado na competição por sete pilotos: O capitão e mais experiente em endurances Antônio PT, nosso piloto oficial de endurances Léo Haiduck, Adriano Juliani, Danilo Durães, Lucas Seixas, Gustavo Brandão e João Fragoso. Confira um resumo do desempenho da nossa equipe:
O evento começou com um qualifying de 10 minutos, e com Léo na pilotagem conseguimos uma espetacular sexta posição, com 1:04.5. Léo também foi quem largou, e fez uma largada boa. Mas optou por ir por fora na primeira curva, onde faltou espaço pra todo mundo. Perdeu algumas posições e completou a primeira volta em 12º. Estava andando bem, acompanhando um pelotão que se estendia desde o sexto colocado. Porém algumas voltas mais tarde levou um toque, perdeu algumas posições e ficou pra trás. O adversário que causou o acidente levou advertência.
Após uma perna longa, a primeira parada foi feita e Adriano assumiu o volante. Também andou em um bom ritmo, mesmo reclamando depois que o kart não estava bom. A esta altura, a melhor volta da corrida estava na casa de 1:03 alto, e Adriano estava virando poucos décimos mais lento que esta marca. Entregou o volante para Antônio PT, que também mostrou um ritmo impressionante, recuperando terreno e terminando sua perna na décima segunda posição.
Quem assumiu o posto depois foi João Fragoso, que nos primeiros minutos de sua estreia em endurances já baixou seu recorde pessoal em quase dois segundos. João contou que o kart estava bom, e que sua corrida fora tranquila, não perdendo tempo com disputas de posições e acompanhando os pilotos em “trenzinhos”, ato comum em endurances. Já era por volta de 15 horas, mas o sol parecia estar cada vez mais forte. O forte calor e tempo seco exigia muito dos pilotos, que estavam perdendo mais de 1kg após andar por uma hora direto. Nossa equipe optou por fazer as primeiras pernas muito longas, economizando nas paradas obrigatórias mas judiando do físico dos pilotos. E foi neste clima desafiador que Gustavo assumiu o volante. Mostrou grande confiança e tranquilidade em sua perna, virando tempos muito constantes.
Viramos as primeiras 6 horas de evento na 18ª colocação com cinco paradas feitas. Danilo foi para a pista em seguida e fez mais uma perna longa. Anoiteceu e o próximo a ir pra pista foi Lucas Seixas. O piloto reclamou da aderência da pista que estava diminuindo. A esta altura, as melhores voltas não baixavam mais de 1:04. A partir deste momento, uma combinação de karts bons, paradas muito bem calculadas (uma delas em exatos 5 minutos), adversários cansados (e um intenso cheiro de Gelol no paddock) e nossos pilotos inspirados fizeram a equipe dar um salto na corrida.
Léo voltou à pista destruindo nos tempos em mais uma perna longa. Antônio entrou em seguida e chegou a figurar como o piloto mais rápido da pista. Estabeleceu nossa melhor volta com 1:03.712 e ficou na pista até usar a última gota de gasolina do tanque. Seu desempenho incrível fez a equipe alcançar o TOP 10 da corrida.
A partir daí, a equipe fez pernas mais curtas para conseguir realizar as paradas restantes. Gustavo fez sua segunda perna melhor que a primeira, sendo empurrado em um trenzinho, cansando menos e andando mais rápido. João também fez uma segunda perna, para então passar o volante para Lucas pilotar durante a hora final. A equipe finalizou o endurance na 16ª colocação com 11 paradas e nenhuma advertência tomada. Todos os pilotos se mostraram muito satisfeitos com a experiência adquirida e dados de estratégia coletados, e estão muito animados para os próximos endurances. A equipe espera também contar com outros pilotos do grupo, para montar times fortes para buscar a vitória.
A vitória ficou com o bom time Scuderia Minas QG8, e a melhor volta foi marcada por Alexandre Vieira, dos Dicks do kart nos momentos finais da corrida. Parabéns aos vencedores!
E menção honrosa aos pilotos SPORT KART MG distribuídos em outras equipes: Victor Malta, Jorge Malta, Daniel Mendes e Roberto Muzzi (Minas Racing AKAMIG, que subiu ao pódio na quarta colocação), Thiago Escobar e Renato Hang (TMV Racing), Alexandre Vieira, Gerdan Livis, Christian Silveira e Weldes Campos (Dicks do Kart).