Discreto, simpático, atencioso e disposto a aprender. Paulo Apocalypse personifica o estereótipo típico de um mineiro, e é “comendo pelas beiradas” que o piloto tem evoluído rapidamente. Iniciado no kartismo amador há poucos meses, usa do esporte como um recurso fisioterápico para melhorar o tornozelo fraturado recentemente em um acidente de carro. Mas como um bom kartista e apaixonado por velocidade, não vai para a pista apenas por ir, Paulo quer ser competitivo e dar o seu melhor a cada instante.
O mês de novembro foi especial para Paulo, que conquistou um heroico sexto lugar na 4ª etapa da Copa SPORT KART MG, ficando muito próximo de um inédito pódio, e fez sua estreia em endurances, nos 210km RBC Racing pilotando ao lado de pilotos muito talentosos. Particupou ainda da Karburados Thureos CUP, evento organizado pelo grupo carioca Karburados Kart Clube em solo mineiro, e surpreendeu a todos classificando-se para a final e desbancando muitos bons pilotos.
Paulo foi convidado pela reportagem do site a conversar e contar um pouco de sua história e de sua expectativa para o futuro.
-Quando criança andei de kart algumas vezes, mas nunca fui incentivado pelos familiares. Sempre fui apaixonado por velocidade, tive vários carros potentes, mas nunca tive a iniciativa de ir para as pistas, que é onde a gente pode acelerar com segurança. No fim de 2013 estava viajando para participar de uma exposiçao de cães, o motorista do veículo dormiu no volante e capotamos. Estava no bau da van e um gerador de energia prensou meu pé, causando uma fratura no tornozelo. Fiquei 6 meses parado, depois comecei a fisioterapia e vários exercícios. Tinha então que fortalecer meu pé mas nunca gostei de academia, e foi conversando com uma amiga fisioterapeuta que veio a ideia do kart.
-Para começar no kart eu não queria entrar em baterias abertas, queria correr com quem sabe para poder aprender a pilotar. Procurei por grupos ou campeonatos e fiquei sabendo do Desafio regional de kart em Betim, fiz a incrição e participei da primeira etapa em maio de 2015 (o Desafio acabou sendo descontinuado, com apenas uma etapa realizada). Lá no Kardodromo de Betim fiquei sabendo da Copa SPORT KART MG e então entrei para o campeonato do segundo semestre.
Paulo, assim como a maioria dos iniciantes, sentou no kart pela primeira vez achando que seria como dirigir um carro. Após algumas rodadas e um pouco de frustração, pôs os pés no chão e entendeu que é preciso muita técnica para pilotar da forma correta. Mas não desistiu, e teve paciência e persistência para aprender.
-Vi no grupo (de WhatsApp) o Danilo postando um link sobre dicas para pilotar, e além de assistir este vídeo comecei a pesquisar mais sobre o assunto, assisti vários outros videos, e fui tentando pôr em prática o que estava aprendendo, sem muito êxito. Os pilotos mais experientes me deram algumas dicas, principalmente o Lucas, que teve muita paciência em assistir minhas filmagens e comentar cada erro para me mostrar onde eu podia melhorar. Fui pegando essas dicas e tentando aplicar em cada volta, estudando os traçados. Acredito que melhorei muito, mas ainda tenho muito mais para aprender e me tornar um piloto realmente competitivo.
Os vídeos e dicas dos amigos, como disse Paulo, ajudam muito quando o piloto não tem disponibilidade para treinar. Paulo reconhece que estes foram os pilares para seu crescimento, juntamente à mentalidade adotada por ele nas corridas.
-Uma parte importante da minha melhora deve-se sem dúvida aos vídeos, com eles dá para ver cada erro de pilotagem e aprender muito. Sempre entro em pista sabendo que já tenho a última posição, e cada uma que eu conquistar é lucro.
Para a temporada 2016, Paulo está confiante em bons resultados, não só na Copa SPORT KART MG mas também nos endurances, principalmente após estrear e se sentir à vontade na equipe que representou nosso grupo.
-Tive também a oportunidade de participar do Endurance no RBC com a equipe SPORT KART MG. Foi muito bom, a equipe tem um astral maravilhoso, sem cobranças. Estávamos ali para nos divertir, participar, todos conversando, montando a estratégia juntos. Nossa escolha final de colocar os 3 karts juntos na pista funcionou muito bem, conseguimos subir algumas posições alcançamos um ótimo oitavo lugar. Para os próximos com certeza este resultado será superado e iremos para a festa de premiação.
Antes disso, Paulo e os outros pilotos se reúnem para a grande final da 2ª Copa SPORT KART MG seguida de uma animada confraternização, no próximo domingo 6 de dezembro a partir das 10:00 no Kartódromo de Betim. Todos estão convidados a participar do evento que encerra com chave de ouro a temporada 2015.
*Foto: Lucas Prates