Marcelo Chagas Brandão é o grande campeão mineiro de kart amador 2015. Com uma vitória e um quarto lugar, o piloto da COPAMINAS AKAMIG assegurou de forma impecável o título da Copa dos campeões do Kart MG 2015, torneio realizado neste domingo (13) no Kartódromo de Betim.
Criada com o intuito de promover a integração entre os pilotos e apontar o campeão dos campeões da temporada, a Copa dos campeões foi criada em uma ação conjunta de quatro campeonatos de kart amador: COPAMINAS AKAMIG, MASTERKART, NETKART e SPORT KART MG. Durante vários meses o torneio foi cuidadosamente planejado para que fosse um sucesso. E foi. Ao todo, cerca de 50 pilotos prestigiaram o evento e deram o seu melhor na pista.
Uma corrida preliminar denominada “Amigos da Copa dos Campeões” deu uma chance a todos os pilotos participantes (ou não) dos campeonatos envolvidos a participar também do evento. E eles não fizeram feio. Desessete pilotos protagonizaram boas disputas na pista e o vencedor foi Luiz Fernando, após uma intensa batalha com Ramon Tancredo (NETKART). O vencedor foi premiado com uma vaga extra na Copa dos Campeões que começaria a seguir.
Começou então o torneio e os 28 pilotos participantes mostraram que são mesmo os melhores de Minas Gerais na atualidade. Com tempos na casa de 1:03 no traçado 1 normal (o traçado único do evento foi sorteado antes da bateria preliminar), disputaram posições até a última curva, com gente comendo grama e tudo mais. O vencedor da primeira bateria foi Marcelo Brandão (COPAMINAS AKAMIG), seguido de Bruno Durzi (MASTERKART) e Emerson Silveira (NETKART).
A segunda corrida teve seu grid montado com a ordem invertida de chegada dos pilotos do torneio, mas mantendo os karts na ordem de chegada. Este formato embaralhou ainda mais a disputa e equilibrou as chances de título aos pilotos… Ou quase. Marcelo Brandão mostrou que era mesmo o dia dele, e saindo lá de trás alcançou uma incrível quarta posição. Somou 48 pontos nas duas baterias e faturou um belo troféu de campeão.
-O nível dos pilotos é ótimo, todo mundo anda muito, fico muito feliz com o resultado. As ocrridas foram ótimas, ganhei a primeira com a punição do Alexandre, na segunda larguei atrás e vim recuperando para chegar em quarto. – contou Marcelo em entrevista depois do evento.
Falando ainda da segunda bateria, a vitória foi de Thiara Silveira (SPORT KART MG) após uma incrível disputa com Jorge Malta (COPAMINAS AKAMIG), o segundo, e Roberto Muzzi (MASTERKART), o terceiro colocado na bateria.
-Estou muito feliz com meu resultado, fico feliz de ganhar desses marmanjos barbados que tem muito mais experiência que eu. Acho que hoje daria pra alcançar um pódio no torneio, na primeira bateria larguei em quinto mas me envolvi em um acidente logo na primeira volta. Estou muito feliz também pelo sucesso do evento e para a próxima edição vou buscar contato com todos os principais campeonatos de Minas Gerais inclusive do RBC para fazermos um torneio ainda melhor.
Marcelo Brandão, o campeão do torneio, subiu ao pódio em companhia de Emerson Silveira na segunda colocação. Emerson ganhou a vaga pelo grupo Netkartao vencer o tradicional Desafio Netkart disputado todos os anos ao término do campeonato deles.
-Não tenho do que reclamar das corridas, além de competência temos que contar com um pouco de sorte para sair com bons karts no sorteio. A vitória do Marcelo foi incontestável, a gente conhece ele há muitos anos, é um grande piloto. Foi um evento maravilhoso, estou muito satisfeito de ter ficado em segundo ainda mais vindo de apenas uma corrida. Quando soube que a vitória no Desafio Netkart valeria uma vaga no torneio fiquei mais empolgado, conquistando o bi-campeonato este ano.
O terceiro colocado geral foi Gustavo Flausino (COPAMINAS AKAMIG) que pilotou muito bem na segunda corrida após um resultado discreto na primeira.
-A primeira corrida foi complicada pois meu kart não rendia no qualifying. Troquei de kart e larguei nas últimas colocações, chegando em décimo segundo. Na segunda corrida conquistei P5 e o terceiro lugar no somatório.
Luiz Fernando conquistou o quarto lugar “entrando de gaiato” no torneio ao conquistar a vaga extra oferecida na corrida preliminar que era aberta ao público. Isso confirmou também o alto nível dos pilotos da corrida preliminar. Luiz este ano não participou de nenhum dos campeonatos organizadores do torneio, mas prometeu entrar em pelo menos um deles em 2016.
-A corrida preliminar foi boa, fiz a pole e liderei praticamente a corrida toda. A primeira corrida do torneio foi difícil, larguei em 17º e cheguei em nono. Na segunda corrida repeti a posição de largada e de chegada.
Finalizando o hall dos vencedores, Felipe Fritz veio do grupo de acesso da COPAMINAS para contrariar os críticos. Para quem acha que os pilotos dos grupos de acesso dos campeonatos não são competitivos, Fritz mostrou exatamente o contrário, empatando com Bruno Durzi na quinta colocação do campeonato mas levando a melhor nos critérios de desempate.
-Tem pouco tempo que estou correndo, estou batalhando para melhorar a cada dia e conquistar posições melhores.
– disse rapidamente aos repórteres antes de ser interrompido e desmentido pelos seus colegas, que afirmaram que o piloto tem mais de cinco anos de pista.
E Fritz não foi o único a surpreender a todos. O melhor colocado representando nosso grupo foi justamente um dos pilotos do Grupo B. Gustavo Brandão fez duas corridas muito consistentes e apresentou uma pilotagem de alto nível, tal qual demonstrou em todo o campeonato, fechando o torneio na sétima colocação geral. Gustavo também mandou um depoimento bem legal à reportagem do evento:
-Cara, tô muito feliz. Ainda não ganhei nada no kart, comecei há pouco tempo, mas tô conseguindo perceber evolução. É um processo de muita dedicação. Muito esforço. Fiz aulas com o Emerson, que me ensinou a pilotar. Mando mensagem de madrugada pros caras, Alexandre, Victor Malta, Gerdan… Assisto aos vídeos deles constantemente. Quem quiser andar com o pessoal lá de cima tem que dedicar muito e ser chato com os amigos graduados. Tem que tentar sugar deles alguma coisa. Costumo dizer que o povo vê as pingas que a gente bebe, mas não fica sabendo dos tombos que a gente leva. Tem muito esforço por trás de tudo.
Para finalizar, nosso agradecimento ao Kartódromo de Betim e aos dirigentes dos outros campeonatos que toparam este desafio, Cadu (MASTERKART), sr. Wilson (COPAMINAS AKAMIG) e Braulio Lara, o organizador da NETKART, que apesar de ser um ótimo piloto, dessa vez não foi para a pista. Em vez disso, atuou muito bem nos bastidores do evento, fazendo jus aos seus sete anos de experiência na organização de campeonatos. Quando questionado dos motivos de não ter disputado as corridas, tinha a resposta na ponta da língua:
-Mas a copa é para os campeões (risos). A gente fica mais focado na organização dos eventos e tem que se dedicar a uma série de coisas que acontecem na pista. O mais importante é que foi uma grande festa, foi uma competição limpa e a gente sabe que estávamos com os melhores pilotos de Minas no torneio. Aproveito a oportunidade para fazer o convte pra mais gente participar, os campeonatos tem ganhado força, e é só treinando que a gente consegue evoluir.
O próximo torneio, que reunirá os melhores pilotos de 2016, promete vir com ainda mais novidades. Agora os pilotos saem de férias para viajar, descansar e curtir a família. O calendário 2016 dos principais campeonatos do Estado começam em fevereiro.
*Fotos: Fernanda Xavier – (31) 99565-4848