Começou a temporada 2016 do kartismo amador. Tudo bem que a SPORT KART SUMMER CUP foi um torneio amistoso, mas serviu pra já colocar os pilotos no clima das competições que estão por vir.
E apesar do nome do torneio vender uma imagem de sol, calor e outras coisas estereotipadas do verão, o torneio foi disputado sob chuva. Muita chuva. Parece que o equivalente a todo o volume de água evaporado do sistema Cantareira durante os últimos anos resolveu cair na capital mineira esta semana.
Disputado no RBC Racing no último sábado, o torneio reuniu 25 pilotos entre membros do grupo SPORT KART MG e pilotos de outros grupos que são igualmente ou ainda mais apaixonados por kart, e que apoiaram a ideia assim que começaram as divulgações do evento.
A fórmula de disputa proposta era bem simples: um qualifying seguido de uma bateria de 15 minutos. Pra finalizar, uma segunda bateria também de 15 minutos com grid montado invertendo os pilotos em relação à ordem de chegada da primeira.
O traçado sorteado foi o mais convencional, pra tristeza dos aventureiros de plantão. Alexandre Vieira não quis saber de papo e cravou logo a pole. Durante a corrida também fez a volta mais rápida, mas um erro bobo na penúltima volta jogou lama em seus planos de vencer. Literalmente. Quem levou a vitória foi Leonardo Franco, seguido de Gerdan Livis e Marcelo Silva.
Na segunda bateria, Victor Malta largou na frente e liderou de ponta-a-ponta, seguido de Alfredo Cardoso e Marcos Xuluca. A volta mais rápida nesta corrida foi de Alfredo.
As duas baterias foram típicas corridas de chuva: Muitas rodadas, muitas escapadas, muita gente atolada na grama, alguns esbarrões, e poucas advertências por condutas antidesportivas, mesmo se tratando de superkarts, mais potentes e ariscos que os karts convencionais. Durante a primeira bateria pouca chuva mas muita água na pista, fazendo os karts aquaplanarem em alguns trechos. Na segunda bateria a chuva aumentou bastante, diminuindo ainda mais a aderência e a visibilidade. Mesmo com condições tão adversas os pilotos protagonizaram algumas belas e emocionantes disputas por posições.
Alguns relatos interessantes condizem com o espírito de novidade deste torneio: A primeira vez do piloto Vinícius Rodrigues na chuva não foi das piores, conquistando uma posição intermediária na primeira corrida à frente de muitos pilotos experientes. “Achei que fui bem por ser a primeira vez na chuva e primeira vez de superkart. Foi bem difícil mais curti bastante”, descreveu Vinícius.
Também foi a primeira vez de Marcelo Borsatto no RBC. Mas o piloto não se deu bem e terminou o torneio na última colocação. Talvez se tivesse assistido o tradicional briefing em vídeo do kartódromo que todo novato tem que assistir, poderia ter ido melhor…
Dentre os pilotos SPORT KART MG 2016, o melhor colocado foi Thiago Escobar. O boa-praça brilhou na chuva com seu novo e reluzente capacete pintado pelo talentoso Ramon Tancredo (olha o jabá gratuito!) alcançando um sexto e um nono lugar, e a quinta colocação na classificação final. O dono do capacete mais bonito de Minas ficou desapontado quando soube que apenas os três primeiros ganhariam troféu… Prometemos melhorar isso para o ano que vem!
Fim de papo no torneio e o grande campeão foi Leonardo Franco, que também conversou conosco após sua conquista.
-Estava chovendo, o qualifying seria importante para largar na frente e não se envolver em acidentes. O segundo lugar foi importante pra isso, na largada caí pra terceiro mas acompanhei os ponteiros durante toda a corrida. Acabei vencendo a primeira etapa, vitória que me trouxe mais tranquilidade para fazer a segunda corrida. Nela, eu sabia que tinha que fazer uma corrida inteligente. Largando em último precisava passar o máximo de competidores sem me arriscar, e ir aproveitando as oportunidades. No final estava em sexto lugar mas não sabia se era suficiente para o título. Imaginava apenas que poderia estar garantido entre os 3 primeiros. Foi tudo muito bom e a organização do evento está de parabéns.
O segundo colocado foi Marcos Xuluca, deixando todos os seus amigos que não acreditavam em seu potencial de queixo caído.
-Gostei demais da corrida! A primeira bateria foi mais difícil, tive alguns contratempos e cheguei em oitavo, mas na segunda foi tudo perfeito consegui fazer as ultrapassagens sem dificuldades. Larguei em décimo quinto e cheguei em terceiro. Não me envolvi em nenhuma batida e consegui ser constante do começo ao fim. Super top o evento, foi muito bom conquistar o segundo lugar, estou muito satisfeito!
O terceiro foi Alfredo Cardoso, também um excelente e respeitável piloto, e que levou pra casa um belo caneco.
Os resultados oficiais, estatísticas e volta-a-volta de cada piloto já estão divulgados. CLIQUE AQUI para conferir.
Falando em levar prêmios pra casa, uma campanha publicitária do evento sorteou dentre os participantes uma bela caneca de chope, para quem postasse nas redes sociais alguma foto marcando o evento. Mais da metade dos pilotos participaram da campanha e o sorteado foi Paulo Apocalypse, que poderá desfrutar sossegado do seu presente tomando uma Fanta Laranja geladinha.
Parabéns aos vencedores, pilotar na chuva é uma arte. Vocês brilharam. E pra encerrar, aquele recado habitual aos nossos ex-pilotos: Leonardo Franco e Marcos Xuluca, o grupo SPORT KART MG aguarda a volta de vocês!
A Etapa 01 da 3ª Copa SPORT KART MG está prevista para 21 de fevereiro. Nos próximos dias serão divulgados os traçados e a lista oficial de pilotos inscritos em seus respectivos grupos.
Parabéns a todos que participaram, evento top !!! Que venha, outros campeonatos desse.