Neste domingo começou a 3ª Copa SPORT KART MG. O torneio que promete ser o mais disputado da história do grupo, teve seus pilotos do Grupo A voando na pista. Muita disputa, muita lealdade e tempos de volta baixíssimos marcaram a Etapa 01 do campeonato.
Treino livre da quinta-feira aquece os motores da temporada
Como já é de costume, o grupo organiza um treino livre antes de cada corrida, para quem tiver interesse em se preparar melhor. Na última quinta-feira, 14 pilotos foram para a pista, e quase todos andaram juntos. No mesmo traçado das corridas de domingo, quem venceu o treino foi Christian Silveira, e melhor volta foi de Rodrigo Celeghini.
Christian Silveira estreia com pé direito
Ao todo, 26 pilotos compõem o Grupo A. De todos eles, apenas o estreante Duda Vieira não estava presente, por conta de uma viagem já marcada. As corridas contaram ainda com a participação de Charlles Rodrigues como convidado, que ficou de fora do campeonato por motivos profissionais mas prometeu correr como convidado sempre que puder. Ainda no qualifying, os ponteiros já estavam andando na casa de 1:04, dando indícios do que estava por vir. A primeira corrida foi muito pegada, com disputas a todo momento. Na ponta, destacavam o trio Christian Silveira, Thiara Silveira e Rildo Wendel, que acabaram por receber a bandeira quadriculada nas primeiras colocações. Mais atrás estava tudo indefinido. Lucas Prates levou uma punição ao se envolver em um acidente com Danilo Durães onde ambos foram para a grama (a outra punição do grupo foi para Marcus Ribeiro na corrida 2).
Foi a primeira vitória de Christian no grupo. A melhor volta foi registrada por Thiara.
Leo Haiduck estreia liderando de ponta a ponta e vencendo segunda bateria
Já na segunda corrida, Leo Haiduck e Danilo largaram na frente por causa da inversão de grid, e logo abriram uma grande vantagem para os adversários. Vitória de Leo, logo em sua estreia.
-Troquei de kart no qualifying pois o meu estava perdendo muito na reta. Peguei um kart bom e fiz P7 mas o pneu dianteiro esquerdo estava lonado e fui orientado a trocar de kart. Na largada o novo kart estava com o motor falhando e em meia pista eu já estava em último. Preferi então me poupar para a segunda bateria e largar em primeiro na corrida seguinte. Ai foi só administrar e completar a segunda bateria em primeiro de ponta a ponta.
Lucas Prates largou em terceiro mas não conseguiu manter o ritmo dos ponteiros. Chegou a ser ameaçado pelos adversários mas resistiu bem e conseguiu completar a corrida na mesma posição que largou. A melhor volta da corrida 2 foi de Victor Amaral. Sim, você leu certo. O campeão do Grupo B do torneio anterior mostra que não conquistou o título por acaso, e que continua se dedicando para poder ser um dos protagonistas da 3ª Copa SKMG no Grupo A.
Egressos do Grupo B do torneio anterior mostram sua força
E não foi só Victor que brilhou. Todos os promovidos do Grupo B mostraram estar em condições de disputar de igual pra igual com seus adversários. Lucas conseguiu P3 na segunda bateria. Marcos Pereira, Wallace Oliveira e Hebert Oliveira andaram no meio do pelotão apresentando um bom ritmo. Todos estão empolgados e prometem vir com tudo na próxima etapa, agendada para dia 20 de março a partir das 9:40 no Kartódromo de Betim.
O resultado final apontou Christian Silveira como vencedor, ao registrar 48 pontos. “Minhas corridas foram boas, a primeira eu ganhei e a segunda cheguei em quinto. Largar de trás foi difícil pois o pessoal começou a fechar a porta.”, contou à reportagem do site.
O segundo foi Marcus Vinícius, que graças à sua regularidade conseguiu duas vezes o top 5 e 43 pontos no total. “Foi muito difícil por causa da temperatura elevada e também pelo nível dos pilotos que está muito alto. Este sistema de bateria dupla com inversão também é complicado, chegar lá na frente é difícil pois tem muita gente boa pra passar.”
Thiara terminou na terceira colocação geral, com 42 pontos, e também conversou com a reportagem do site:
-Na segunda corrida rodaram o Rodrigo Celeghini e eu bati nele. Caí para penúltima mas vim remando com a faca nos dentes. Encontrei pelo caminho alguns pilotos amigos, e como eu tenho um pouco de experiência em ultrapassagens eu fui passando e o pessoal foi me seguindo. No final deu P9 que me levou ao pódio.
O quarto colocado foi o estreante Anderson Silveira com 41 pontos, que resumiu sua atuação em poucas palavras: “Minhas corridas foram boas, larguei na frente na primeira corrida, e na segunda larguei lá atrás e tive que vir buscando os adversários.”
Fechando o pódio, Rodrigo Celeghini marcou 34 pontos e também mostra força para 2016.
-Eu estava rápido, consegui pegar karts bons, larguei em terceiro e cheguei em sexto. Na segunda corrida larguei atrás, me envolvi em um acidente e caí para último e vim fazendo uma corrida de recuperação. Foi bem legal, ainda marquei a segunda melhor volta do dia.
Menção honrosa para o outro estreante do Grupo A, Alexandre Brandão, que garantiu a participação no torneio nos últimos instantes e também mostra que está em condições de surpreender e alcançar bons resultados.
As fotos serão postadas em breve. Quinta-feira será homologado o resultado final da Etapa 01, no já tradicional “Resumão da etapa” publicado aqui no site após as corridas. Fique de olho!
*Fotos: Marcelo Borsatto e Nanda Oliveira