Gerdan e Lucas Prates conquistam sua primeira vitória no SPORT KART MG

Compartilhe com os amigos!

O último sábado (13) foi repleto de emoções no Kartódromo de Betim. Após pegas eletrizantes na estreia do Grupo B na 4ª Copa SPORT KART MG, foi a vez dos experientes pilotos do Grupo A travarem suas batalhas. E que batalhas! Confira o que de melhor (ou pior) aconteceu na estreia dos pilotos.

Disputas acirradas na ponta

No qualifying o atual campeão Leo Haiduck cravou a pole-position seguido de perto por Adriano Juliani. (Clique nos nomes verdes e conheça um pouco mais sobre a história dos pilotos). Largar na primeira fila em um campeonato com tantos nomes expressivos é um feito e tanto. Quando perguntado se estava se sentindo um PDG pelo feito, Adriano saiu pela tangente: “Não, estou longe disso! Mas a corrida foi muito boa.”

Os dois fizeram a corrida inteira juntinhos (hmmmm!!!), e desde a primeira volta tiveram que usar toda sua habilidade para disputar contra uma constelação de adversários. Gerdan, Roberto Muzzi, Thiago Escobar, Rildo Wendel e Ramon Tancredo integraram o pelotão principal e se alternavam entre as primeiras colocações. Após algumas voltas Muzzi e Gerdan conseguiram abrir um pouco de vantagem, e juntos foram até o fim. Gerdan estava mais rápido e assumiu a ponta para vencer sua primeira corrida no Grupo.

Adriano chegou a ter seu lugar ameaçado no pódio, mas se recuperou e ultrapassou Leo nos últimos metros, ficando com a terceira colocação logo à frente de seu amigo.

Rildo aproveitou as oportunidades e ultrapassou quando pôde, cruzando a linha de chegada em quinto para ocupar o último lugar no pódio.

Disputas acirradas na ponta da Etapa 01
Disputas acirradas na ponta da Etapa 01
Pódio da primeira corrida
Pódio da primeira corrida

Ramon e Escobar chegaram logo depois, seguido de perto por Rodrigo Celeghini. Parece que o campeonato será assim do início ao fim, mesmo que o piloto faça uma corrida brilhante pode ser que não consiga um lugar no pódio. Não cabem todos lá.

Outras estreias de destaque

Charlles Rodrigues é mais um que está de volta ao campeonato, e fez uma ótima estreia chegando em nono.

Outro que merece destaque é Picardi, que veio do Grupo B no campeonato anterior e logo em sua estreia cravou a décima terceira colocação, pilotando muito bem e promovendo disputas intensas contra seus adversários.

Logo atrás de Picardi chegou Marcos Pereira no que pode ser considerado um milagre. O piloto trocou de kart no qualifying, só percebeu que o kart novo estava com lastro e que estava andando 20kg mais pesado que os adversários momentos antes da largada. Largou lá atrás e fez uma recuperação incrível.

Marcão nas últimas posições do grid após andar 20kg acima do normal
Marcão nas últimas posições do grid após andar 20kg acima do normal

Nem todo mundo se deu bem!

Hebert Oliveira e João Fragoso se deram mal em disputas durante a corrida e acabaram ficando nas últimas colocações. Atrás deles só Lucas Prates que levou a pior em disputa contra Jorge Malta e acabou batendo em uma barreira de pneus. O kart ficou avariado e o ideal seria levá-lo à #qualityservice para reparos, a melhor oficina mecânica de BH. Capaz do kart voltar de lá alinhado, balanceado, revisado, polido e com pretinho nos pneus.

A volta por cima de Lucas Prates

O redator desta reportagem fez uma estreia trágica na 4ª Copa, mas não se deixou abater. Levantou a cabeça e partiu para fazer história. Na segunda etapa, liderou de ponta-a-ponta e venceu sua primeira corrida no Grupo, após quase dois anos de espera. Seu bom resultado se deu também pelo bom kart que pegou. Mais tarde na foto do pódio fez o seu já tradicional “ninguém sobe!”, e em seguida precisou recrutar Adriano para entrevistá-lo. Confira o depoimento na íntegra no fim desta reportagem.

Lucas no alto do pódio pela primeira vez no Grupo
Lucas no alto do pódio pela primeira vez no Grupo

Mais algumas boas apresentações na Etapa 02

Mateus Amaral foi de longe o melhor estreante do Grupo A. Fez uma corrida razoável na Etapa 01, e voou na segunda corrida para conquistar a segunda colocação e seu primeiro pódio. Será que temos mais um candidato ao título?

Duda Vieira também brilhou ao conquistar seu primeiro pódio. Passou por apuros no fim, mas acabou chegando na quinta colocação. O piloto ficou tão feliz com o pódio que passou o resto do dia em companhia de seu troféu.

Duda tomando uma gelada após a corrida
Duda tomando uma gelada após a corrida
Duda relaxando em seu sofá
Duda relaxando em seu sofá
Duda indo pra cama após as intensas batalhas
Duda indo pra cama após as intensas batalhas

Rafael Teixeira foi outro que esteve o tempo todo na luta pelo pódio, mas perdeu posições no fim e terminou em oitavo, logo atrás do também estreante Wilson Cristofani que também fez uma ótima segunda corrida.

O menino João Fragoso pilotou como nunca antes em toda sua vida, disputou de igual pra igual contra pilotos com enorme experiência, e não decepcionou. Cruzou a linha de chegada em décimo terceiro e levou pra casa um caminhão de confiança. Recém-promovido do Grupo B, o jovem piloto dá sinais de estar no nível dos melhores pilotos do Grupo.

Ainda vale destacar o terceiro posto de Jorge Malta e o quarto de Sérgio Sampaio nesta corrida. Pódio neles!

“Essa etapa será o meu descarte”

Alguns pilotos já podem considerar esta frase e se planejar para conseguir bons resultados a partir da próxima etapa. Picardi não repetiu a boa atuação e terminou nas últimas colocações. Celeghini teve rompimento no cabo do acelerador do kart e terminou em último após trocar de kart. Hebert também teve problemas com o kart e novamente fez uma corrida ruim.

Mas quem mais teve motivos para ir embora frustrado foi Fábio Vaz. O piloto foi envolvido em acidentes nas duas corridas, nos quais não teve culpa alguma. Seria…. isso… uma manifestação… do #espíritodarodança??? A comissão organizadora recomenda fortemente ao piloto o uso de colar de alho, trevos de quatro folhas, ferraduras e ideogramas orientais de sorte na próxima corrida. Tudo pelo bem de sua campanha.

Brincadeira posta, a comissão fará no próximo briefing uma advertência geral para pedir mais prudência aos pilotos. Felizmente foram eventos isolados em corridas que no geral foram limpas e de alto nível.

O campeonato

Gerdan começa na liderança, seguido por Rildo 4 pontos atrás. Ambos somaram bastante pontos na segunda corrida. O terceiro é Mateus Amaral. Muzzi e Leo também estão em boa situação, pois largarão mais à frente na próxima etapa e terão uma boa chance de dar um salto na tabela. A próxima corrida será dia 18 de setembro no RBC Racing.

Confira as entrevistas dos vencedores

-Larguei em quinto na primeira corrida, fomos nos empurando o tempo todo, passei o Escobar e cheguei no Muzzi. Vi que tinha condição de passar, consegui passar e correr até a vitória. Na segunda bateria larguei de trás e consegui chegar no meio para somar pontos importantes.
Gerdan, vencedor da Etapa 01.

-Corrida muito boa, adotei a estratégia de sair com o Leo depois para o quali, em pista livre conseguimos P1 e P2. Fomos juntos a corrida toda, eu tinha mais motor mas o Leo foi defendendo.
Adriano Juliani, terceiro na Etapa 01.

-Logo na largada vi que minha pole foi graças ao Adriano ter me ajudado no quali todo, pois o kart estava muito ruim de reta. Vi que a corrida não ia ser fácil, mas mesmo assim consegui conquistar a quarta posição. Na segunda corrida consegui pegar um kart pior ainda de reta, as únicas pessoas que passei foram em disputas com outros pilotos e aproveitei o embalo. Não fiquei muito satisfeito com o resultado da segunda etapa, sei que conseguia fazer algo melhor se o kart estivesse melhor. Nas curvas os karts estavam escorregando, estavam todos com pneus novos.
Leo Haiduck, quarto na Etapa 01.

-Incrível a sensação de vencer. Estava muito mal por causa da primeira corrida quando fiquei nos pneus, achei que não teria cabeça para a segunda. Larguei na frente, na segunda volta vi que já tinha aberto uma vantagem, conferi no placar que meu tempo estava igual aos adversários, então fiquei tranquilo para levar o kart pra casa.
Lucas Prates, vencedor da Etapa 02.

-Na segunda corrida larguei em 13º como ja tinha acontecido na primeira corrida, mas com um kart bem mais equilibrado do que na anterior. Ai fui pra cima, ganhando praticamente uma posição por volta sendo que o segundo lugar conquistei na ultima volta! Corrida quase perfeita!
Mateus Amaral, segundo na Etapa 02.

-Dei azar na primeira corrida, peguei 3 karts ruins, cheguei lá atrás, na inversão peguei outro kart ruim mas dei sorte na corrida, nas ultimas voltas o pessoal embolou e consegui recuperar posições e chegar em terceiro.
Jorge Malta, terceiro na Etapa 02.

-Minha corrida foi ótima, as disputas foram muito duras mas leais, na ultima volta houve alguns esbarrões estranhos, mas faz parte, todo mundo querendo a vitória.
Sérgio Sampaio, quarto na Etapa 02.

-Achei minha corrida consistente. Fiquei o tempo todo em segundo atrás do Lucas Prates mas não consegui buscar. Comecei a sofrer pressão dos adversários, na ultima volta fui ultrapassado por 3 karts e quase fiquei fora do pódio.
Duda Vieira, quinto na Etapa 02.

Resultados oficiais da etapa

Como de costume, o resultado oficial homologado das Etapas será divulgado até quinta-feira aqui no site, através do tradicional “Resumão da Etapa”. Nele também constará as deliberações da comissão organizadora e outras informações pertinentes.

Já estão publicados no site os resultados e estatísticas das Etapas 01 e 02. Dados como tempo de qualifying, volta-a-volta e resultado de cada corrida, e também estatísticas de melhores voltas de cada piloto estão no link a seguir.
http://www.sportkartmg.com.br/4a-copa-sport-kart-mg-resultados-e-estatisticas/.

Também já foi publicado o grid da próxima etapa, a ser realizada dia 18 de setembro, domingo a partir das 8:30 no Kartódromo RBC Racing. Confira no link a seguir:
http://www.sportkartmg.com.br/4a-copa-sport-kart-mg/grid-proxima-etapa/

*Redação: Lucas Prates
Fotos: Borsatto e Duda Vieira
Apoio: Kartódromo de Betim e Kartódromo RBC Racing
Patrocínio: Novo Rumo / Espeteria do Chef / Pedal Shop / Quality Service

Compartilhe com os amigos!
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com