SK Racing participa das 500 milhas de Betim 2016

Compartilhe com os amigos!

No último sábado (20) foi realizado no Kartódromo de Betim o maior endurance de kart amador do Estado. As 500 milhas de Betim em sua segunda edição contou com 22 equipes que se dedicaram ao máximo nas pistas e fora delas, buscando pilotagem e estratégias perfeitas em busca do belo e tão sonhado troféu de campeão.

O SPORT KART MG mais uma vez foi representado pela equipe SK Racing, que desta vez foi com dois karts para a disputa e sete pilotos no total. Com mais karts e a mesma quantidade de pilotos que em 2015, a primeira missão era de superar os próprios limites, com cada piloto andando por mais tempo na esperança de sobreviver a tamanho esforço. A segunda meta era superar o resultado obtido ano passado (CLIQUE AQUI E RELEMBRE A CAMPANHA EM 2015), sendo que quando fosse atingida, o plano era de dobrar esta meta.

Antes da corrida a tradicional interação com outras equipes. #MinasRacing
Antes da corrida, a tradicional interação com outras equipes. #MinasRacing
A SK Racing tem amigos em muitas outras equipes. #ScuderiaEvolution
A SK Racing tem vários amigos em outras equipes. #ScuderiaEvolution

Confira a seguir a crônica da competição.

A equipe

Charlles Rodrigues: piloto experiente, estava preparado para andar forte na pista que mais conhece.

Lucas Prates: piloto em franca ascenção, também estava focado em andar bem e ajudar na estratégia.

Mateus Amaral: duas vezes campeão do campeonato F-Zero e agora também piloto da 4ª Copa SKMG, estreou na SK Racing disposto a andar em alto nível todo o tempo e ajudar a equipe a buscar bons resultados.

Paulo Apocalypse: participando de seu segundo endurance como piloto, o piloto entrou com um desafio duplo: melhorar sua pilotagem nas horas vagas e ao mesmo tempo também ser referência para os novatos.

Leandro Goecking: participou de um endurance sob forte chuva, desta vez teria sua oportunidade de mostrar seu talento e imprimir um bom rendimento.

Rodrigo Mayer: estreante em endurances, sua meta era ajudar a equipe no que fosse possível e buscar adquirir mais conhecimento e experiência de pilotagem.

Yuri Fonseca: também estreante, entrou para a competição bem motivado e preparado para dar seu melhor. Foi o trigésimo piloto a defender a equipe nas pistas.

Gui Figueiredo: Piloto experiente, ficou no apoio dos boxes, coordenando as paradas e a comunicação com os pilotos.

Largada e o início razoáveis marcam o início

Em uma competição de 12h de corrida, o qualifying não é tão importante. Mas muitos acabam usando para parâmetro de comparação de desempenho. Enfim, Charlles e Lucas não encaixaram voltas tão boas quanto os líderes, e registraram tempos de meio de grid.

Charlles e Paulo largaram. O primeiro piloto apresentou rendimento melhor e logo já ficou claro que seria interessante apostar mais em seu kart. Yuri assumiu o posto deste kart principal em seguida e Lucas fez a terceira perna. Os tempos razoáveis não eram suficientes para acompanhar as melhores equipes, e com isso a SK Racing perdeu um pouco de terreno.

Paulo dando sinal de nível de combustível para a equipe
Paulo dando sinal de nível de combustível para a equipe

A determinação dos pilotos para buscar a virada

Quando Charlles voltou pra pista em seguida, sua determinação era diferente. Foi com “sangue nos olhos”, e conseguiu andando sozinho registrar o melhor trecho da equipe, com uma sequência de voltas muito rápidas. Mateus chegou para a competição algumas horas após o início, e assumiu o kart principal com muito ânimo e preparo para manter o bom ritmo. Com isso a equipe subiu rapidamente muitas posições e passou a figurar no top10. Parece que o jogo tinha enfim virado a favor de nossos pilotos.

A parada inválida da segunda equipe e a mudança de estratégia

Com Gui Figueiredo na cronometragem, as paradas realizadas pelos dois karts foram muito bem feitas. Coincidência ou não, assim que ausentou-se de seu posto, um erro foi cometido. Foi na metade da competição, já no fim da tarde, quando o segundo kart realizou uma parada abaixo do tempo mínimo. Mas os pilotos não se abateram. Quando a vida lhes dá limões, os pilotos SK Racing fazem uma limonada. Essa era a oportunidade para mudar a estratégia e colocar o segundo kart para empurrar o primeiro.

Gui Figueiredo foi muito importante no apoio dos boxes.
Gui Figueiredo foi muito importante no apoio dos boxes.
Enquanto descansavam, os pilotos também cumpriam funções de apoio de boxes. #qualityservice
Enquanto descansavam, os pilotos também cumpriam funções de apoio de boxes. #qualityservice

Na segunda metade, todos juntos por um resultado melhor

A mudança de estratégia se mostrou acertada. Em diversos momentos o segundo kart estava lá para tirar nossos pilotos de apuros, fosse quando o kart principal estivesse ruim, fosse quando faltava energia para buscar o limite. Lucas empurrou Charlles, mais adiante Paulo empurrou Lucas, e até mesmo o novato Yuri empurrou Paulo em um dos trechos. Este trabalho em equipe foi fundamental para a busca por boas colocações.

Paulo empurrando Lucas em um dos trechos da corrida.
Paulo empurrando Lucas em um dos trechos da corrida.
Mesmo nas condições mais adversas, a SK Racing não perde a irreverência. O que seria essa mensagem??
Mesmo nas condições mais adversas, a SK Racing não perde a irreverência. O que seria essa mensagem??

O esforço final

Mateus fez mais duas pernas de alto nível e entregou o kart para Charlles e Lucas partirem para o último sacrifício. Cada um faria sua quarta participação na corrida, de 50 minutos cada um. O primeiro piloto conseguiu manter um bom ritmo andando sozinho. Já o segundo não tinha mais forças para pilotar. Sorte sua que Paulo entrara junto com o outro kart, também para fazer sua quarta participação. Juntos, conseguiram ter forças e motivação para levar os karts até o fim.

Durante os trechos finais cogitou-se retirar o segundo kart da pista, mas os pilotos foram guerreiros e conseguiram se revezar na pista para cumprir as 12 horas de corrida com os dois karts, algo para se aplaudir de pé.

Resultado final, a décima primeira colocação geral com a melhor equipe. Como em outros endurances, o resultado em si pode não ser muito expressivo, mas a experiência adquirida e a superação dos pilotos fazem tudo ter valido a pena. A equipe campeã foi a Scuderia Evolution.

Pódio das 500 milhas de Betim.
Pódio das 500 milhas de Betim.

As duas metas foram cumpridas com louvor, superando o desempenho de 2015 e com todos os pilotos voltando destruídos pra casa sãos e salvos. Confira AQUI um resumo da história da equipe.

Segundo kart: um laboratório para os pilotos

Herdando a tradição das Copas SPORT KART MG de serem a porta de entrada para o kartismo amador a pilotos inexperientes, a equipe deu oportunidade para dois novos pilotos competirem pela primeira vez em um endurance. Yuri estreou logo no kart principal, e não se intimidou com tamanha responsabilidade. Depois, teve a oportunidade de aprimorar suas técnicas com mais tranquilidade no segundo kart. Leandro e Rodrigo também usaram e abusaram do segundo kart para melhorar seu desempenho. Um momento preocupante foi quando Rodrigo cometeu um erro e explodiu nos pneus, mas nada de grave aconteceu. Foi só um susto.

Pilotos em cotas

Confira a seguir os depoimentos dos integrantes após a corrida. Alguns deles foram econômicos nas palavras, provavelmente em virtude do cansaço.

– Sensação única, unindo técnica, resistência e uma boa estratégia. Muito bom participar de eventos assim ainda mais em uma equipe unida e divertida! – Yuri Fonseca

– As 500 Milhas é uma competição muito longa e que desgasta muito fisicamente, ao mesmo tempo se a equipe não tem um bom inicio a recuperação é muito difícil. Nossa equipe teve um inicio razoável, ficando as 12 horas de prova disputando entre o 10° e o 14° lugar e no final conquistando o 11°. Parabéns a todos da equipe em especial ao Paulo, Lucas e Charlles com 4 entradas na pista cada um! – Mateus Amaral

– Gostei muito, acho muito legal andar com 2 karts pois às vezes tem o azar de pegar um kart ruim mas o outro pode pegar um bom e ajudar na pista, como fizemos algumas vezes. A competição é desgastante mas muito boa, muito satisfatório o resultado, tive muito crescimento como piloto, entrei pra pista com muitas dúvidas mas peguei muitas dicas. Na última perna creio que andei muito bem, é aquela história do “no pain no gain”, acho que melhorei mais do que estou dolorido. – Paulo Apocalypse

– Foi ótimo, estou satisfeito com a colocação da equipe também! – Leandro Goecking

– Bom de mais, estou todo quebrado! (risos) – Rodrigo Mayer

– É uma prova que se deve planejar com no minimo 6 meses antes, estratégia e concentração fazem a diferença em uma 500 milhas. – Charlles Rodrigues.

– Experiência muito boa, conseguimos fazer milagre nesta competição. Foi muito difícil pilotar por tantas vezes, no último trecho o Paulo praticamente me rebocou do início ao fim e não me deixou desistir, eu não conseguiria completar a corrida sem a ajuda dele. Só tenho a agradecer a essa turma bacana que temos, que sempre encara todos os desafios da melhor maneira possível, sempre com um sorriso no rosto e determinação em suas atitudes. – Lucas Prates

– Gostei muito de dar apoio, já participei de muitos endurances como piloto e como apoio. Geralmente o clima é mais tenso do que a equipe promoveu, estão de parabéns por encarar o desafio de uma forma unida e mais descontraída, sem cobrança excessiva ou clima pesado de competição. Gostei muito de ver a união da galera, tomara que nas próximas a gente consiga resultados ainda melhores. Foi o primeiro endurance de alguns pilotos, estrear logo em uma 500 milhas é uma verdadeira prova de fogo. A equipe tem muito espaço para crescer e conseguir resultados ainda melhores. – Gui Figueiredo

Final feliz para os pilotos

A SK Racing se orgulha de mais uma página escrita em sua história, agradece aos guerreiros que deram o seu melhor do início ao fim, e também aos patrocinadores por estarem nos apoiando durante toda a temporada. Um agradecimento mais que especial à Arflan Hidráulica Industrial que apoiou e motivou muito nossa equipe nas 500 milhas de Betim 2016.

Fotos e vídeos

A seguir mais algumas fotos do evento. Confira também uma compilação dos melhores momentos de Paulo Apocalypse.

Paulo passando informações para os pilotos. #pedalshop
Paulo passando informações para os pilotos. #pedalshop
Rodrigo e Paulo já estavam pensando no happy hour após o evento. Pena que o cansaço não permitiu. #espeteriadochef
Rodrigo e Paulo já estavam pensando no happy hour após o evento. Pena que o cansaço não permitiu. #espeteriadochef
Lucas alternou momentos de piloto com momentos de estrategista nas 500 milhas. #novorumo
Lucas alternou momentos de piloto com momentos de estrategista nas 500 milhas. #novorumo

*Redação: Lucas Prates
Fotos: Lucas Prates, Thiara Silveira, Paulo Apocalypse
Apoio: Kartódromo de Betim
Patrocínio: Arflan / Novo Rumo / Espeteria do Chef / Pedal Shop / Quality Service

Compartilhe com os amigos!
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com