A etapa do último domingo (18) da 4ª Copa SPORT KART MG foi um misto de novas e velhas emoções. Foi a primeira corrida realizada no Kartódromo RBC Racing, pista nova, karts novos, em um clima bem diferente do que os pilotos estavam acostumados. Mesmo diante de tanta novidade, no lugar mais alto do pódio do Grupo A teve “mais do mesmo”. Leo Haiduck venceu sua primeira corrida neste campeonato (é sua terceira vitória na história do SPORT KART MG), e entrou definitivamente na disputa pelo título.
A corrida foi emocionante. Logo no início vários pilotos fortes já alcançaram as primeiras colocações. Leo se livrou rapidamente dos adversários e conseguiu abrir vantagem aos poucos, enquanto seus colegas degladiavam-se pista afora. Roberto Muzzi conseguiu se manter por algumas voltas à frente do bolo, posto assumido por Rildo Wendel depois e mantido até as últimas curvas. De trás vieram Gerdan e Rodrigo Celeghini com uma tocada muito forte e muita determinação para ganhar posições. A fila ainda tinha Ramon Tancredo pronto para aproveitar todas as oportunidades que surgissem.
Antes da penúltima curva Gerdan viu um espaço e tentou atacar Rildo. Conseguiu passar. Deixou o adversário e a bagunça pra trás. Os demais pilotos então se espremeram para tentar ganhar posições nos últimos metros, com direito a rodas na terra e tudo mais. Celeghini conseguiu cruzar a linha de chegada em terceiro, seguido de Ramon e Muzzi. Rildo ficou de fora do pódio.
Na lista de “mais do mesmo” pode ser incluída também a melhor volta do dia de Celeghini, com 1:12.981. O piloto está se tornando especialista neste quesito, alcançando o feito em vários treinos e corridas de campeonatos.
A corrida disputada no Traçado 1 normal do RBC reservou também muitas emoções aos pilotos e também ao público presente. Thiago Escobar teve atuação heroica chegando na sétima colocação com um kart muito ruim. Didi Souza e Picardi também tiveram seu dia de glória ao chegar em oitavo e nono, respectivamente. Parece que o RBC é a praia deles!
Falando um pouco mais de Picardi, o piloto largou na frente e manteve-se a corrida toda junto aos primeiros colocados, travando duras disputas e imprimindo um ritmo muito forte. Porém a três voltas do fim foi superado por eles e perdeu um pouco de rendimento. Perdeu então uma posição para Escobar e na última volta perdeu mais uma para Didi.
Didi que disse após a corrida sentir-se muito mais à vontade neste Kartódromo, também fez uma corrida de respeito e somou pontos importantes no campeonato. Muitos pontos.
A última menção honrosa vai pra Wallace Oliveira, que também apresentou bom desempenho, e se não fosse algumas posições perdidas no fim, chegaria no top 10.
Agora vamos às “pérolas” do dia.
Adriano Juliani rodou nas primeiras curvas. Ninguém sabe por quê.
Marcus Vinícius levou uma panca no fim da reta, rodou e abandonou.
Renatão também foi rodado, na curva do estacionamento.
Danilo Durães foi rodado no miolo e caiu pro fim da fila. Pelo menos largará na pole na próxima etapa.
João Fragoso, coitado, pegou um kart muito diferente dos demais. Largou na frente e no fim da primeira volta já estava em último. Rodava pouco mais de dois segundos mais lento que os adversários por volta. Foi um dia pra esquecer.
Para estes pilotos, só resta respirar fundo e já pensar no próximo desafio. Ainda bem que o pior resultado será descartado no fim do campeonato!
No campeonato, Gerdan segue líder, Rildo segue em segundo porém agora nove pontos atrás. Leo Haiduck subiu para terceiro, um ponto à frente de Muzzi e Ramon. O campeonato segue aberto, muita coisa pode acontecer até a grande final agendada para dezembro.
Confira a seguir breves depoimentos dos pilotos que subiram ao pódio.
-A corrida foi boa, gosto muito do RBC. Peguei um kart bom, consegui me livrar do bolo e então foi só administrar, os de trás começaram a disputar e fui abrindo vantagem. – Leo Haiduck
-Foi difícil a corrida, larguei lá atrás, meu principal concorrente largou mais à frente e disparou, a ideia era chegar entre os 3 primeiros, e foi um plano bem sucedido. Agora é lutar pelo título. – Gerdan
-A corrida foi bem legal, o tempo estava muito quente. Larguei em último, foi uma corrida de recuperação, consegui achar um bom traçado na corrida e passar muita gente, ajudei alguns amigos, outros me ajudaram, e no fim deu pra pegar um pódio com o terceiro lugar. – Rodrigo Celeghini
-A corrida foi bem disputada, saindo lá de trás foi aquela confusão danada, mas deu pra ganhar algumas posições. Tive um pequeno desentendimento com o pessoal no final, dava pra chegar mais à frente, mas ainda assim deu pra conquistar um bom resultado pra ficar bem posicionado no campeonato. – Ramon Tancredo
-Meu kart estava com pouco motor, deu pra segurar até quase no final, quando tomei 3 ultrapassagens. Mas tá de bom tamanho. Eu já sabia como os pilotos juntos fazem, então era questão de esperar eles se misturarem e aproveitar a oportunidade para recuperar posições, e foi o que aconteceu. – Roberto Muzzi
A próxima etapa está agendada para o dia 30 de outubro, domingo de manhã no Kartódromo de Betim. A entrada é franca. Todas as informações, como o grid, traçado e a classificação do campeonato já estão publicadas aqui no site.
*Redação: Lucas Prates
Foto: Borsatto
Patrocínio: Novo Rumo / Espeteria do Chef / Pedal Shop / Quality Service
Apoio: Kartódromo RBC Racing