Análise final Grupo A – 4ª Copa SKMG

Compartilhe com os amigos!

Para finalizar o ano, o SPORT KART MG traz uma reportagem especial para analisar o campeonato do Grupo A e seus principais acontecimentos.

No total, 28 pilotos participaram da competição no Grupo A. Quinze deles subiram ao menos uma vez ao pódio, mais da metade dos pilotos. O campeão Leo Haiduck foi o piloto que conseguiu mais troféus, com quatro pódios no total. Dentre eles duas vitórias, o que fez de Leo, ao lado de Lucas Prates, o maior vencedor do campeonato.

Quando o quesito é volta rápida, o equilíbrio é ainda mais forte. Em seis etapas, seis pilotos diferentes registraram a volta mais rápida da corrida.

Leo Haiduck é um piloto experiente. Sua regularidade e resultados expressivos durante todo o torneio lhe renderam o bicampeonato SPORT KART MG. Estreante na 3ª Copa no início de 2016, não quis saber dos adversários, cresceu durante o torneio e faturou o título com uma corrida impecável no fim. Na 4ª Copa repetiu a dose. Não começou como favorito, e mesmo com mais concorrentes fortes somou pontos importantes para conquistar o troféu. Termina o ano com quatro vitórias, muitos pódios e colocando seu nome no hall de melhores pilotos da história do SPORT KART MG.

Contrastando com o bicampeonato de Haiduck, Marcus Vinícius e Rildo Wendel na 4ª Copa conquistaram resultados ligeiramente inferiores aos da copa anterior. Vice-campeão e terceiro colocados da 3ª Copa, respectivamente, ambos conquistaram pódios (2 para Rildo e 1 para Marcus), mas chegaram à final sem chances de título. Rildo ainda salvou um lugar no top5 do campeonato, enquanto Marcus terminou na oitava colocação.

A verdade é que este campeonato foi muito mais forte e equilibrado do que nunca. Qualquer pequeno incidente custava pontos preciosos e muitas posições na tabela. Ramon Tancredo chegou à final na liderança da competição, e acabou ficando com o terceiro lugar, mesmo sendo o piloto que somou mais pontos no total. Roberto Muzzi também deixou o título escapar por pouco, e acabou com o vice. Ambos não venceram no campeonato, mas seu resultado final foi melhor que em edições anteriores (Ramon foi o quarto na 1ª Copa, e Muzzi foi o terceiro na 2ª Copa). É um resultado de se orgulhar.

E o que dizer de Gerdan? Entrou como favorito, e nas primeiras corridas acumulou muitos pontos de vantagem na liderança. Porém o jogo virou. Uma falta em uma das etapas colocou seus adversários de volta ao páreo. Na final, não teve um desempenho brilhante. Acabaria com o vice-campeonato, mas uma punição lhe tirou mais 10 pontos e o deixou de fora do top5. Uma pena!

Thiago Escobar e Rodrigo Celeghini repetiram os bons resultados da 3ª Copa, conquistando pódios e disputando o título até o fim. Escobar terminou em quarto e Celeghini acabou ficando de fora do top5. Adriano Juliani também fez bonito e firmou seu nome dentre os melhores pilotos do grupo.

Lucas Prates surpreendeu. Conquistou duas vitórias e terminou no top10 do campeonato, perto de grandes nomes do kartismo mineiro. Assim como Lucas, Gerdan e Renatão também conquistaram sua primeira vitória no SPORT KART MG.

Mateus Amaral mandou bem, conquistou um pódio e terminou o campeonato como melhor estreante. O também estreante Rafael Teixeira foi o melhor dentre os pilotos que não conquistaram pódio. Bateu na trave duas vezes e terminou na 13ª colocação.

Didi Souza foi o melhor dos promovidos do Grupo B, conquistou bons resultados e terminou em décimo sexto.

Falando um pouco mais do equilíbrio desta 4ª Copa, dos pilotos do top5 da classificação final apenas o campeão Leo venceu corridas. Thiago Escobar vai além, e é o único dentre os cinco pilotos que ainda não venceu em nenhuma das edições do SPORT KART MG, mesmo tendo terminado dois campeonatos na quarta colocação.

E para finalizar, a corrida em pista molhada quebrou um hiato de quase dois anos sem corridas nestas condições. A primeira (e única) vez foi em fevereiro de 2015, na abertura da 1ª Copa SKMG. Porém, diferente de 2015, a pista foi secando, e prevaleceu quem entendeu mais rapidamente as condições da pista.

Os resultados da última etapa e classificação final do campeonato já estão publicados aqui no site.
Classificação final Grupo A – Clique aqui
Resultados e estatísticas – Clique aqui

Redação: Lucas Prates
Foto: Borsatto, etapa 03 Grupo A.
Patrocínio: Espeteria do Chef, Quality Service, Novo Rumo e Pedal Shop
Apoio: Kartódromo de Betim

Compartilhe com os amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com