Em 2018 o Sport Kart fará sua quinta temporada de competições no kartismo amador mineiro. Muita coisa se passou nestas quatro temporadas, e a cada início de ano o grupo sempre trouxe alguma novidade. Porém desta vez talvez as mudanças sejam as mais significativas de todos os tempos. Confira a seguir.
Projeto Sport Kart Retrô leva o grupo de volta às origens
O Sport Kart já passou por várias fases em sua história. Ao todo, 140 pilotos já competiram por aqui. Com isso, cada nova competição estabelece características e perfis diferentes das anteriores. Quase quatro anos após sua fundação, o Sport Kart encontra-se bem distinto do que era quando foi criado.
Por isso, o foco principal para o Sport Kart em 2018 será a volta às origens. Buscar os pilotos antigos, que por vários motivos acabaram se afastando do esporte. Construir campeonatos com formato e perfil financeiro compatíveis com a realidade de alguns anos atrás. E principalmente, pilotos que se respeitem e que não lutem pela vitória “a qualquer custo”. No Sport Kart, piloto batedor não entra!
Estas foram as prioridades durante o planejamento da próxima temporada. A organização estará empenhada em fazer competições sérias, porém mantendo um clima amistoso e agradável, onde prevaleça o respeito e a diversão.
Falando em organização…
Na próxima temporada o Sport Kart terá pela primeira vez um novo diretor geral. Danilo Durães, o principal idealizador do Sport Kart em 2014, dará lugar a Lucas Prates, co-fundador do grupo e membro da comissão organizadora até 2016.
“Danilo optou por deixar a direção do grupo para poder cuidar de assuntos pessoais em 2018. Conversamos sobre sua sucessão, e depois de muito pensar sobre o assunto tive a ideia do projeto ‘retrô’. Com isso acabei por fazer uma proposta a ele para assumir a frente do Sport Kart e implementar esta nova ideia.”, conta o novo diretor do grupo, que em 2018 conciliará suas atividades com o outro campeonato que organiza, o The Kart Championship. “O fato dos dois campeonatos serem afiliados à Akamig e passarem a realizar corridas nas mesmas datas facilitará bastante o trabalho. Acho que o kartismo amador mineiro como um todo terá uma grande temporada em 2018, e devemos tudo isso à Akamig e seu grande empenho para fortalecer o esporte”, completou.
7ª Copa Sport Kart: onde passado e futuro se encontram
A ideia de resgatar as características antigas do Sport Kart é mesmo uma “volta ao passado”. Mas o grupo continua caminhando e olhando à frente: Novos pilotos também já confirmaram participação e serão muito bem recebidos. Alguns deles veteranos em outras competições, outros estreantes e vindo por indicação dos próprios pilotos.
A mescla de competidores de várias épocas, origens e perfis diferentes contribuirá para criar um grupo dinâmico. E este projeto de competição mais enxuta e que foge do “padrão” de campeonatos de kart amador tende a fazer com que o Sport Kart consolide-se para as próximas temporadas como um reduto para quem quer se divertir na pista com os amigos.
Afinal, o que há de novo?
As principais mudanças para 2018 são:
- Diminuição da duração das corridas para 20 minutos (5 minutos de tomada de tempo e 15 minutos de corrida).
- Realização de etapas no Kartódromo RBC Racing (serão 2 no RBC e 3 em Betim).
- Premiação com medalhas a cada etapa.
Com isso, o Sport Kart passou a ser o campeonato mais barato dentre os afiliados à Akamig. Além disso, a ida para o RBC fará com que o grupo e os pilotos intensifiquem sua relação com a Akamig e com os outros campeonatos afiliados, além de aumentar a visibilidade da marca Sport Kart MG. Essas são as apostas da organização para um futuro de sucesso do grupo.
E o que continua igual?
Já dizia o ditado que “em time que está ganhando não se mexe”. Por isso, várias características da última temporada serão mantidas, como:
- Campeonato com 5 etapas realizadas aos domingos de manhã.
- Variação de traçados a cada etapa.
- Disputa em categoria única.
- Contratação de um diretor de provas.
- Premiação com super troféus exclusivos para 5 campeões.
Projeto bem-sucedido desde sua criação
Quando o projeto foi finalizado, no fim de novembro, foi feita uma pré-divulgação aos pilotos atuais e antigos. Em apenas quatro dias de divulgação as 25 vagas foram esgotadas. Não deu tempo de fazer uma “divulgação aberta”, com publicações nas redes sociais e em outros grupos de kart. Os pilotos antigos, principalmente, gostaram da proposta e a resposta deles foi basicamente a mesma: “para um campeonato neste formato proposto, eu animo!”
Mudanças em todos os detalhes
Para a temporada 2018 as mudanças irão além do formato de disputa. A identidade visual do campeonato será voltada para o estilo vintage e retrô. O tradicional verde perderá espaço para cores mais neutras, e a logo monocromática (versão alternativa da logo original, existente desde 2015) passará a ser utilizada como padrão.
O site oficial também foi totalmente remodelado. Agora ficou muito mais fácil e prático navegar e encontrar as informações do campeonato. Está disponível no site também um histórico completo de todos os campeonatos já realizados, biblioteca de traçados com recordes e vídeos e histórico de participação de todos os pilotos e de convidados.
Tudo isso para fazer com que o Sport Kart tenha uma excelente temporada em 2018 e além!
Redação e arte: Lucas Prates
Apoio: Akamig / Kartódromo de Betim / Kartódromo RBC Racing