Em 2018 o Sport Kart é “retrô”. Um novo projeto focado no resgate das velhas amizades e do “jeito moleque” de se encarar o kartismo amador, focando nas amizades e na diversão. E se até a identidade visual do grupo foi alterada para remeter ao passado, por que não aproveitar para relembrar algumas histórias?
Início da história do Sport Kart e da carreira de Alexandre Vieira se confundem
Todo mundo já sabe que o Sport Kart foi criado no fim de 2014, com base em outro grupo já existente na época. Foi quando a turma de amigos resolveu começar um projeto mais sério, com competições de nível mais elevado, contando também com uma boa organização fora das pistas. Muitos novos pilotos se juntaram à turma, e dentre eles Alexandre Vieira.
Era seu primeiro ano no kartismo amador. Estava treinando bastante na época, focado em melhorar sua pilotagem e quem sabe um dia ser um piloto de referência. A Taça Integração de Kart Amador começou em outubro e teve grid cheio em suas 3 etapas. Alexandre chegou sem fazer alarde. Mas já tinha condições de disputar pódios e vitórias. E assim ganhou a primeira corrida, chegou em segundo na outra.
Sua pouca experiência não atrapalhou. Pelo contrário, Alexandre corria sem pressão, sem obrigações. Foi para a final como favorito. Pegou kart ruim na tomada de tempo e largou mais atrás. Não perdeu o foco, livrou-se das confusões das primeiras voltas e dali em diante teve uma corrida mais tranquila. Finalizou em terceiro e levou seu primeiro título no esporte.
Reinado de Alexandre continuou em 2015
O título trouxe motivação e prestígio para o piloto. Em 2015, já começou a 1ª Copa Sport Kart como um dos favoritos. Logo conseguiu três pódios e disparou na liderança. Líder do campeonato na grande final, mais uma vez soube lidar com a ansiedade, ultrapassou seus 4 concorrentes diretos, ganhou a corrida e tornou-se bicampeão.
A esta altura, Alexandre já começava a colecionar conquistas também em outros campeonatos. Já começava a sonhar alto, e colocar seu nome no seleto grupo de pilotos de referência estadual. Na 2ª Copa Sport Kart o tricampeonato não veio, mas Alexandre levou mais uma vitória e cinco pódios. Finalizou sua participação no grupo de forma brilhante.
Ao infinito, e além. Mas sem se esquecer de suas origens
A participação de Alexandre nos campeonatos Sport Kart foi apenas o início de sua trajetória e de seu amor pelo esporte. Vários outros títulos a nível estadual e nacional vieram nos 3 anos seguintes, mas as boas recordações do primeiro grupo que participou nunca foram esquecidas.
“Foi meu primeiro campeonato, a primeira turma que conheci, galera show. Minha participação foi fundamental pra me fazer apaixonar pelo kartismo, foi fundamental para minha carreira no esporte. Aprendi muita coisa, principalmente o amor que surgiu pelo kartismo, foi um grande marco. Em breve quero ver se volto a participar, sei que mudou muita gente mas o campeonato é bacaninha demais.”, contou o piloto há poucos dias, em uma conversa cheia de nostalgia e de boas lembranças. Para Alexandre (e para o Sport Kart), é impossível lembrar desta época e não sentir saudade.
+ Relembre os campeonatos anteriores do Sport Kart clicando aqui.
O Sport Kart parabeniza Alexandre Vieira pela sua belíssima trajetória no kartismo amador, que começou aqui em 2014, e tem tudo para continuar por muitos anos mais. Parabeniza também pelo seu engajamento com o esporte como piloto, entusiasta e também como organizador de campeonatos (Alexandre comanda o Corrida dos Amigos, fundado em 2016, campeonato de altíssimo nível, referência em MG). Que venham muitas outras conquistas e que o esporte possa proporcionar ao piloto muita diversão e felicidade.
Redação: Lucas Prates
Apoio: Akamig / Kartódromo de Betim / Kartódromo RBC Racing