#tbt Corrida das meninas em 2015 evidenciou espírito pioneiro do Sport Kart

Compartilhe com os amigos!

 

8 de março é Dia Internacional da Mulher. Data propícia para relembrar um capítulo legal da rica história do Sport Kart, capítulo este que acabou caindo no esquecimento do público e dos próprios pilotos. Em 2015, uma iniciativa pioneira do Sport kart levou as esposas, namoradas, amigas e parentes dos pilotos para participar de uma corrida comemorativa. Assim, com muito empenho deles e da comissão organizadora, foi realizada a Corrida das meninas.

 

Como surgiu a ideia

O ano era 2015. O Sport kart tinha menos de seis meses de existência. Para a maioria dos pilotos, era sua primeira participação em um campeonato com boa organização. Para a comissão organizadora também era um mundo novo a ser explorado. Este cenário deixava todos os pilotos empolgados, engajados com o grupo, e criativos para sugerirem novas ideias.

Um dia, o piloto Marcelo Borsatto e sua esposa, a fotógrafa Ângela Lago, tiveram juntos a ideia (ganharam até paçoquinha por isso) de aproveitar a etapa do mês de março daquele ano para realizar uma corrida adicional amistosa, só com mulheres. Sugeriram a ideia ao grupo, que rapidamente abraçou a causa. Seria também uma ótima oportunidade para aproximar as mulheres do kartismo amador e do cotidiano do Sport kart.

A Corrida das meninas foi um evento pioneiro e pouco comum naquela época, quando os campeonatos de kart amador do Estado estavam começando a atingir um novo patamar em questão de organização e divulgação.

 

Muita gente ajudou na organização

Voluntários ajudaram na organização e divulgação do evento. Dentre eles, Thiara Silveira, então gerente do Kartódromo de Betim e única mulher no Sport kart. A ideia ia justamente de encontro com uma grande vontade que a piloto tinha (e ainda tem) de incentivar as mulheres a praticar o kartismo amador. Thiara gostou tanto da ideia que no ano seguinte organizou por conta própria outro evento voltado para mulheres, inspirado na Corrida das meninas.

 

O evento e a cobertura feita pelo Sport kart

Na corrida das meninas foi tudo muito simples. A corrida foi realizada após a etapa do campeonato, e contou com 15 pilotos. Após a corrida, foi feita a cerimônia de pódio, mas sem premiação. Foram tiradas algumas fotos para registrar o momento e publicar nas redes sociais. E só. Na época, a corrida não foi considerada uma competição oficial Sport Kart (como foi por exemplo a Sport kart’s Summer Cup em 2016), e o resultado oficial completo sequer foi publicado no site.

A verdade é que o Sport kart não tinha muitas “ambições” naquela época. Os esforços eram concentrados na realização das atividades, e o objetivo maior era proporcionar bons momentos à sua turma. Três anos se passaram e muita coisa mudou. O objetivo principal ainda é o mesmo, mas hoje em dia é dada uma atenção especial ao registro visual (fotos, vídeos) e também ao registro de informações e à divulgação dos eventos.

Isso é bem perceptível ao se verificar a reportagem do evento veiculada na época: apenas uma nota informando a realização do evento e um resumo do resultado final (relembre AQUI).

Por causa de tudo isso, o Sport kart decidiu aproveitar o Dia Internacional da Mulher de 2018 para corrigir esta “injustiça”. Confira a seguir a análise do evento sob uma nova perspectiva!

 

Mariana Soares, a campeã

Em 2015 a piloto Mariana Soares já tinha experiência no kartismo amador. Já havia participado de algumas competições em categoria mista, como a Copa CDL no ano anterior. No Kartódromo de Betim Mariana estava “em casa”, conhecia muito bem a pista e os karts. Nesta corrida foi utilizado o traçado tradicional do kartódromo, então… sem surpresas.

Mariana venceu a Corrida das meninas e fez a melhor volta, mas não teve vida fácil. Andou o tempo todo seguida de perto por Alliny Silveira e Natália Xavier, outras duas pilotos com experiência.

Atualmente Mariana mora no exterior, e ao ser perguntada sobre o evento, disse não se lembrar dos detalhes da corrida. O importante é que a piloto tem boas recordações de sua participação, e lembra de ter vencido. Mariana aproveitou o contato feito recentemente para destacar a saudade que sente da turma do kart, e também sua vontade de voltar a andar de kart.

 

Outros destaques no pódio

O pódio foi composto por pilotos cheias de histórias para contar. Alliny Silveira é sobrinha de Thiara e chegou em segundo lugar. Não costuma disputar campeonatos, mas anda de kart com uma certa frequência, e até que é conhecida no meio do kartismo amador mineiro.

Natália Xavier já andou de kart profissional no exterior. A terceira colocada da Corrida das meninas disputou vários campeonatos em seguida, como a Copa CDL e o The Kart Championship em categorias mistas, sempre apresentando bons desempenhos.

A quarta colocada foi Fabiana Acerbi, esposa do piloto Ramon Tancredo. Fabiana quase não tinha experiência na época, e incentivada por Ramon, resolveu se dedicar um pouco mais. Sagrou-se campeã da Copa CDL categoria feminina em 2016, além de outros bons resultados em outras competições.

Raniele Leal fechou o pódio na quinta colocação. A esposa do piloto Danilo Durães competiu com a turma do Sport kart um ano antes, no campeonato que acabou dando origem ao Sport kart. Atualmente não pratica mais o kartismo amador, mas ainda vai ao kartódromo para assistir as corridas do Sport kart e torcer para o maridão.

 

Registro do evento no site, e na estante de Mariana

O Sport kart, após 3 anos da realização do evento, finalmente vai entregar o troféu à campeã. Foi encomendado um troféu especial com os motivos do evento, e a entrega será feita ainda este mês.

O resultado oficial da corrida foi encontrado nos arquivos do Kartódromo de Betim (obrigado, Kartódromo!), e a partir de agora ficará publicado aqui no site. Clique AQUI e veja.

Além disso, o site passa a ter em sua galeria um link permanente da Corrida das meninas, competição que agora iguala-se a todas as outras já realizadas pelo grupo desde sua fundação. Neste link podem ser vistas fotos, resultado oficial, filmagem onboard e todas as informações do evento. Confira no link a seguir:

[maxbutton id=”1″ url=”http://sportkartmg.com.br/corrida-das-meninas-sport-kart-2015/” ]

 

E não é só isso. A foto de Mariana também aparecerá no hall dos campeões a partir de agora, tal como é feito com todos os vencedores das competições Sport kart.

 

Assista a corrida!

 

 

 

O legado

A Corrida das meninas cumpriu seu papel. Depois do evento, algumas participantes animaram entrar em outras competições e assim seguiram envolvidas com o kartismo amador.

Para o Sport kart foi uma experiência nova, que proporcionou novos aprendizados e possibilitou o surgimento de vínculos com um novo público.

Agora é oficial, e para ninguém jamais esquecer. Corrida das meninas Sport kart 2015 foi uma competição organizada pelo Sport kart. Homenagem mais do que justa à campeã Mariana, a todas as participantes, e à todas as mulheres pelo Dia internacional da Mulher. E quem sabe no futuro o evento volta para uma segunda edição…

Redação: Lucas Prates
Apoio: Kartódromo de Betim

Compartilhe com os amigos!
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com