Semana passada foi comemorado o Dia Internacional da Mulher. Elas, que por tanto tempo lutaram por igualdade, hoje em dia têm oportunidades em quase todos os lugares antes restritos a homens. No automobilismo não é diferente. A participação delas apesar de tímida, já é marcante em todas as categorias de esportes a motor. Inclusive no Sport kart.
Fundado em 2014, o grupo organizou em 2015 a Corrida das meninas, evento exclusivo para elas e que teve Mariana Soares como campeã. Mas além disso, o Sport kart já contou também com uma mulher participando de seus campeonatos semestrais.
Thiara Silveira começou sua trajetória no kartismo amador também em 2014, e a Taça Integração de kart amador foi uma de suas primeiras competições. Presente desde a fundação do Sport kart, a piloto participou ainda nos anos de 2015 e 2016, até a 3ª Copa Sport kart. Durante este período Thiara subiu ao pódio 5 vezes, sendo que duas dessas vezes foram com vitória. Thiara era na época uma das maiores referências no grupo. Ela foi e continua sendo a maior prova de que as mulheres podem ser altamente competitivas e almejar grandes resultados.
Os campeonatos Sport kart tiveram ainda a participação de outra mulher, esta correndo como convidada em uma das etapas. Foi a paulista Vivi Gola, ela participou da etapa 4 da 1ª Copa, terminou a corrida na oitava posição.
Em endurances por equipes o Sport kart também já foi representado por mulheres. Nos 210km RBC Racing do dia 27/11/2015 Thiara Silveira participou juntamente com outros 8 pilotos. Conseguiram o oitavo lugar geral, um ótimo resultado.
No dia 01/04/2016 o Sport kart contou com Thiara mais uma vez nos 210km RBC Racing, desta vez acompanhada por outra presença feminina: Gabi Prado, piloto mineira que já competiu na Nascar europeia. Neste endurance, os oito representantes do Sport kart cravaram a melhor participação em endurances até agora: quarto lugar geral e um lugar no pódio bastante comemorado (“Thiara, cadê meu troféu?”).
No campeonato atual o Sport kart não tem mulheres participando. Mas tem esperanças de mudar este panorama já no meio do ano, quando terá início a 8ª Copa. A presença delas no grupo e nas competições sempre foi e sempre será muito bem vinda.
Nas pistas prevalece o respeito, sem distinção de gênero ou idade. A filosofia do Sport kart é para todos, e faz parte do DNA do grupo.
Redação e arte: Lucas Prates
Apoio: Akamig / Kartódromo de Betim / Kartódromo RBC Racing