Resumão da etapa 3, 7ª Copa Sport Kart

Compartilhe com os amigos!

 

Confira a seguir as deliberações da organização da 7ª Copa Sport Kart, a respeito da última etapa realizada.

 

Ficha geral

7ª Copa Sport Kart – Etapa 3
Data: 15/04/2018, domingo, 11:30
Local: Kartódromo de Betim

 

Pilotos ausentes

Bruno Lourenço
Luciano Dias
Hamilton Lana
Wallace Oliveira
Carlos Renato
Daniel Cajuru
Mário Neto
Pedro Zwaal

 

Deliberações

1. Pré-corrida

Atividades pré-corrida ocorreram conforme o planejado. O briefing começou 50 minutos atrasado. Todas as outras atividades ocorreram conforme o planejado. A corrida começou com cerca de 50 minutos de atraso.

2. Pós-corrida

Todas as atividades ocorreram conforme o planejado. Os cinco primeiros colocados receberam uma medalha Sport Kart cada um.

3.1. Advertências – atraso

Alisson Rosa
Danilo Durães

3.2. Advertências de pista

Alisson Rosa
Fabiano Oliveira

4. Pesagem final e lastros

Não foram detectadas irregularidades. A organização está tendo dificuldades na conferência de lastros após a corrida. Mudanças nos procedimentos estão sendo estudadas, e serão explicadas no próximo briefing.

5. Faltas

Houveram muitas faltas nesta etapa. A organização ressalta que a presença de todos os pilotos é muito importante nas etapas. Quem tiver algum imprevisto e não puder participar de alguma etapa deve entrar em contato e avisar a ausência, sempre que for possível. Desta forma convidados podem ser convocados para correr na etapa.

6. Ocorrência de troca de kart

O piloto Rogério Ferrum trocou de kart já no grid, pouco antes da largada, alegando problemas mecânicos. Após o ocorrido alguns pilotos reclamaram, alegando que a troca não seria permitida por regulamento. A organização do campeonato analisou o ocorrido, e decidiu manter o resultado da corrida.

A organização gostaria de esclarecer que o regulamento diz que o kart poderá ser trocado durante a tomada de tempo, e não há outros detalhes sobre este este item. A intenção desta regra era banir a troca de kart após a tomada de tempo com um único objetivo: evitar atrasos na formação do grid. Analisando a situação, se acontecer de um kart estragar neste momento de montagem de grid, o piloto tem 3 opções: abandonar, trocar de kart e manter sua posição, ou trocar de kart e largar em último. Note que todas as 3 opções possíveis provocariam atrasos na formação do grid da mesma forma, portanto neste caso o fato de trocar de kart (sob o ponto de vista de intenção de regulamento) torna-se pouco relevante.

No caso em questão há um outro motivo para se manter o resultado. O piloto registrara a pole-position com o kart que foi trocado, desta forma não parece lógico o piloto ter tentado burlar o regulamento para se beneficiar de uma troca irregular.

A organização entende que não se pode prejudicar um piloto por problemas mecânicos. A responsabilidade pela manutenção dos karts é inteiramente do kartódromo, e cabe à organização solucionar eventuais problemas da melhor maneira possível, para que nenhum participante saia prejudicado, e depois da corrida cobrar providências por parte dos kartódromos.

A organização do campeonato falhou em dois momentos: (1) quando redigiu o regulamento, não deixando claro este tópico – o regulamento do próximo campeonato será mais detalhado neste aspecto; (2) quando da troca de kart, não tomou a frente da situação, não garantiu que o diagnóstico de quebra de kart tenha sido feito pelos mecânicos do kartódromo – os procedimentos para trocas de kart nestas situações já foram mudados e serão explicados no próximo briefing.

Diante de tudo isso, a organização assume a responsabilidade pelo ocorrido e informa que diversas providências já foram tomadas para que a situação não se repita. A organização pede desculpas aos pilotos reclamantes por todo o mal-entendido, e pede a compreensão e bom senso de todos diante deste e de todos os futuros eventuais episódios não previstos em regulamento. O Sport kart sempre foi administrado com coerência, bom senso e imparcialidade, e sempre manterá estes princípios em suas competições.

7. Largada lançada nas duas próximas etapas

Conforme descrito no regulamento, as próximas duas etapas terão largada lançada em fila dupla. A intenção é oferecer aos pilotos uma experiência nova, e caso a iniciativa for bem sucedida, este procedimento de largada poderá ser adotado de forma definitiva no próximo campeonato. Detalhes sobre como os pilotos devem se comportar em uma largada lançada serão passados no briefing da próxima etapa.

 

Resultados completos e estatísticas da etapa

[maxbutton id=”1″ url=”http://sportkartmg.com.br/7a-copa-sport-kart-mg/resultados-e-estatisticas/” ]

 

Foto do pódio

[maxbutton id=”1″ url=”http://sportkartmg.com.br/7a-copa-sport-kart-mg/podios/” ]

 

Classificação atualizada

[maxbutton id=”1″ url=”http://sportkartmg.com.br/pdfs/7copaskmg/CLASSIFICACAO-SK.pdf” ]

 

Aniversariantes de abril

Luciano Dias
Lucas Prates

Sport Kart parabeniza os aniversariantes e deseja muita velocidade nas pistas, além de muita saúde e felicidade!

 

Agradecimentos

A organização agradece aos diretores de provas Cláudio e Fábio.

Ao fotógrafo Bruno tô na folia pelos registros nesta etapa.

Aos expectadores que compareceram ao Kartódromo de Betim e aos pilotos de outros campeonatos que assistiram a corrida e torceram por nossos pilotos.

Ao Kartódromo de Betim por todo o suporte oferecido.

À Akamig que cada vez mais desempenha um papel importantíssimo de apoio e incentivo ao kartismo amador mineiro.

 

Compartilhe com os amigos!
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com