Pedro Mancini é o grande campeão do LP1 Acelera! 2021

Compartilhe com os amigos!
Piloto crava ultrapassagem dupla por fora nas voltas finais e fecha torneio com chave de ouro

 

O torneio de maior expectativa do LP1 Kart Racing finalmente saiu do papel. E mais: proporcionou momentos memoráveis e um dia muito agradável para os participantes. O LP1 Acelera! reuniu no último sábado (24) no Kartódromo de Betim 61 pilotos ao todo, de Minas e de outros Estados. Logo em sua primeira edição, posiciona-se como um dos principais torneios de rental kart do Estado, e também com notoriedade a nível nacional.

O dia inteiro de corridas em 3 fases eliminatórias teve muitas disputas equilibradas, e na grande final, brilhou a estrela de Pedro Mancini, com um desempenho avassalador nos últimos minutos de corrida, ultrapassando os adversários e ficando com o título.

 

Um torneio de alcance nacional

Ao longo dos meses de preparação, chegaram inscrições dos Estados de São Paulo e Rio, também de Brasília, e houve sondagem de pilotos de Goiás, da Bahia e até mesmo do Amazonas. Porém a pandemia acabou por impedir a vinda deles. Ao menos um piloto do Espírito Santo (Marcelo Neném) e um mineiro que atualmente mora no Pará (Giancarlo Barros) puderam comparecer e representar os pilotos “de fora”. Para o próximo ano, a expectativa é que mais pilotos de fora possam vir participar.

Marcelo e Giancarlo andaram bem na Classificatória, mas não repetiram o bom desempenho na Semifinal. Ambos tinham capacidade de avançar para a fase seguinte, mas paciência… O torneio será realizado uma vez por ano, e se não foi dessa vez, ano que vem tem mais!

Marcelo Neném foi um dos bons pilotos que ficou pelas semifinais

 

Iniciantes e veteranos juntos

A competição é disputada em categoria única, com os pilotos divididos em grupos através de sorteio. O formato que poderia intimidar os mais desavisados, na verdade tem efeito contrário. É convidativo ao dar oportunidade de pilotos com pouco tempo de kartismo, andar junto com os mais experientes, muitas vezes com equilíbrio nas disputas. Um formato capaz de quebrar tabus, destravar psicológicos, e promover intensa satisfação a cada curva percorrida e a cada posição negociada.

É bom para os novatos, que descobrem seu verdadeiro potencial, e é bom para os experientes, que veem o esporte crescendo e atraindo novos competidores dedicados e habilidosos.

Neste quesito, Diêgo Silva e Luiz Fernando Batman (finalistas), João Paulo Lott e Dhiego Monstrão (semifinalistas) são alguns dos bons exemplos de que pilotos com pouca experiência podem alçar voos bem altos.

Diêgo Silva deu muito trabalho aos adversários

 

Muitas disputas nas Classificatórias

Ao contrário do que se imaginava, as corridas Classificatórias foram bastante agitadas, inclusive com várias punições aplicadas. De cada grupo de 20 pilotos passavam 11. E ainda era salvo mais um piloto na “bacia das almas”, aquele que fizesse o melhor tempo de volta dentre os que seriam eliminados.

Com este formato, a preocupação em disputas de posições não deveria ser tão grande, tanto é que a organização escalou para essa fase o Traçado 1 invertido, que não tem muitos pontos de ultrapassagem. Porém, aparentemente os pilotos estavam mais ansiosos que o normal…

Os destaques foram Adriano Juliani, Guilherme Rotheia e Jorge Malta, que fizeram o dever de casa e ganharam suas corridas na fase classificatória, sem sustos. Felipe Coutinho, Fred Giacomini e Marcelo Neném foram salvos na “bacia das almas” e se juntaram aos demais classificados.

Adriano Juliani venceu a primeira Classificatória do dia

CLIQUE AQUI e confira em detalhes como foram as Classificatórias!

 

Uma repescagem emocionante, outra monopolizada

As demais corridas foram mais disciplinadas. E a repescagem era a última chance dos pilotos avançarem à Final. Cada corrida contava com grid mais enxuto, porém dava apenas uma vaga para a grande decisão do torneio. A Repescagem sempre conta com pilotos de bom desempenho, mas que por algum motivo não foram bem na classificatória: sinônimo de muitas disputas acirradas na pista.

Foi usado o Traçado 5 normal. Em uma das repescagens, indecisão até o último milímetro de pista. Luiz Fernando Batman venceu por apenas 89 milésimos! A distância dele para o quinto colocado foi pouco maior que 1 segundo. Já na outra corrida, Vincenzo Sirianni conseguiu se desprender do pelotão, e aumentando a vantagem a cada volta, conseguiu vencer sem passar sufoco.

Chegada apertada da primeira Repescagem! Batman (kart 09) venceu por apenas 89 milésimos

CLIQUE AQUI e saiba todos os detalhes das Repescagens!

 

Semifinais: lá o bicho pega!

Nas semifinais, o gargalo já é mais apertado. 18 pilotos em cada corrida, apenas 8 se classificam. Também no Traçado 5 normal, Anselmo Abijaude e Guilherme Rotheia venceram suas corridas.

Na primeira semifinal, as últimas vagas também foram decididas na bandeirada. Alexandre Barcelos (7º) e João Nascimento (8º) passaram, superando outros 6 concorrentes que os acompanhavam.

João Nascimento não teve vida fácil na Semifinal, mas conseguiu passar em 8º

Na segunda semifinal, faltou braço para Rafael Teixeira (9º), que acompanhou o pelotão dianteiro a corrida toda, mas ficou sempre a uma certa distância que o impedia de disputar uma vaga na Final.

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre as Semifinais!

 

Final: título decidido na habilidade, estratégia e sorte

Para ser campeão de qualquer torneio, não basta apenas habilidade. Não basta apenas sorte. Tampouco apenas estratégia. É preciso um conjunto de fatores para superar os adversários, é preciso ser “o dia” daquele piloto.

No LP1 Acelera!, mais do que nunca estes fatores são determinantes e estão interligados. Isso porque a corrida tem 30min de duração e um pitstop obrigatório, com tempo mínimo variável de acordo com os resultados de cada piloto nas fases anteriores. Explicando: quem foi bem nas outras corridas, tem direito a fazer um pitstop mais curto que os adversários, garantindo-lhe segundos preciosos na disputa, e possibilidades de estratégias diferenciadas.

A corrida foi disputada no Traçado 1 normal. E para Guilherme Rotheia, faltou sorte. O piloto manteve-se entre os primeiros no início, parou uma volta depois dos concorrentes, cravou um excelente pitstop e voltou pra pista na ponta, mas voltou com um kart ruim. Sua grande vantagem simplesmente evaporou, e um verdadeiro milagre ainda deu-lhe o segundo lugar na corrida.

Para Alexandre Vieira, faltou estratégia. Podia ter usado sua significativa bonificação para voltar do pitstop bem à frente dos concorrentes, e se acertasse logo a ultrapassagem sobre Guilherme, teria tudo para vencer. Mas com um tempo de pitstop mais convencional, foi alcançado nas voltas finais antes de conseguir passar Gui Rotheia (mesmo estando mais de um segundo mais rápido por volta), terminando o torneio em terceiro.

Para Pedro Mancini, deu tudo certo. Karts bons, estratégia boa (ainda que o pitstop tenha sido um pouco mais convencional), e um momento em específico em que ele simplesmente foi iluminado pelos Deuses do Automobilismo. Na reta principal, a 3 voltas do fim, aproveitou a disputa entre Guilherme e Alexandre, e foi por fora. Passou os dois, e caprichou nas curvas seguintes para abrir uma pequena distância e assim não ficar vulnerável a ataques. Confira no vídeo a seguir!

 

TOP10 da competição

Pedro Mancini venceu, fechando com chave de ouro a primeira edição dessa competição que veio pra ficar. Também assegurou uma vaga na Copa dos Campeões Akamig deste ano. A foto de capa desta reportagem mostra o pódio final da competição, com os 5 primeiros colocados. Confira a seguir o TOP10 completo:

1º Pedro Mancini
2º Guilherme Rotheia
3º Alexandre Vieira
4º Demetrio Souza
5º Adriano Juliani
6º Jorge Malta
7º Anselmo Abijaude
8º Rodrigo Rotheia
9º Matheus Beraldo
10º Vincenzo Sirianni

Pódio secundário, reunindo os pilotos de 6º a 10º lugar geral. Eles também ganharam troféus

 

Resultados finais

O link a seguir contém os resultados completos de cada corrida, algumas estatísticas bastante interessantes, e a classificação final do torneio.

https://lp1kart.com.br/lp1-acelera/

 

Fotos

As fotos do torneio também foram publicadas aqui no site, no link a seguir. Confira!

https://lp1kart.com.br/lp1-acelera/

 

Redação: @lpfiuzza
Fotos: @pauloapocalypse
Organização: @lp1kart

Patrocínio:
Eu Desafio.com – Faça da sua habilidade uma profissão
@minascopy.com.br – Inteligência em outsourcing e gestão de processos
@bellubedistribuidor – Distribuidor de lubrificantes Texaco e Ipiranga
@paivadesignhelmets – Pinturas personalizadas de capacetes
@paddocksportracer – Macacões e acessórios para pilotos
@hgcarlanternagem – Oficina mecânica em BH
@avistvistorias – Vistoria cautelar automotiva
@zanoello – Indústria de troféus e medalhas
@mkmetais – Metais sanitários e conexões
@reideminas – Pão de queijo congelado

#recuseimitações

 

Compartilhe com os amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com