Sob forte calor, Matheus teve a oportunidade certeira para encaixar a melhor volta do dia
Neste sábado (29) começou oficialmente a temporada do LP1 Kart Racing. O LP1 Start! é realizado desde 2020, e este ano mais uma vez aconteceu no Kartódromo de Betim. O evento reúne pilotos de todos os campeonatos e grupos LP1, e também alguns pilotos externos com algum tipo de ligação com o LP1.
Divididos em grupos, todos vão pra pista para 15min de tomada de tempo. O campeão é aquele que fizer a melhor volta do dia. Feito alcançado por Matheus Beraldo nesta edição.
+ CLIQUE AQUI e confira a edição anterior do LP1 Start!
+ Siga as notícias dos torneios LP1 no Instagram e no Facebook do LP1 Kart Racing
Muuuito calor!
Quem entende um pouco de pilotagem sabe que pista quente gera mais aderência. Porém, há um limite nesta lógica, e durante as corridas do Start! fazia tanto calor que a pressão dos pneus rapidamente subia além do normal, provocando perda de aderência e rendimento. O piloto mais atento pode perceber seu kart “quicando” nas curvas de maior aceleração lateral, sob condições de forte calor. No caso deste evento, onde foi utilizado o Traçado 1 normal do Kartódromo de Betim, o ponto onde mais se percebia essa característica era nas curvas 8 e 9 (Curvas Gêmeas).
Esta situação desfavorável foi comprovada nos resultados oficiais de cada corrida: a grande maioria dos pilotos fazia sua melhor volta entre a 4ª e 7ª voltas, e depois disso não conseguiam mais baixar seus tempos. Além disso, o melhor tempo do dia foi mais de 1 segundo pior que o melhor tempo do ano anterior.
Pilotos divididos em 4 grupos
Desta vez foram 62 pilotos participantes, divididos em 4 grupos através de um sorteio que era realizado no momento de chegada de cada piloto.
No Grupo A, a melhor marca foi de Victor Amaral, piloto que atualmente não está em nenhum campeonato LP1, mas já foi campeão do Sport kart no passado. Tempo de 1:05.631 pra ele. Neste grupo, destaque ainda para Guilherme Morelli (representando o Sport kart) e Rodrigo Rotheia (representando o The kart), ambos registrando tempos próximos à melhor marca até aquele momento.
Vieram então os pilotos do Grupo B e eles conseguiram baixar para a casa de 1:04, com destaque para Léo Haiduck e Guilherme Rotheia, ambos representando o The kart. Ambos andaram juntos o tempo inteiro, e a estratégia deu muito certo. Os tempos dos dois foram de 1:04.925 e 1:04.927, respectivamente.
O Grupo C veio ainda mais forte, com muitos pilotos andando juntos em trenzinho, e dali saiu o melhor tempo do dia: Matheus Beraldo, representando o Netkart, cravou 1:04.754. Ele foi o único a superar a marca anterior, de Léo Haiduck. Gabriel Lima e Vincenzo Sirianni, também representantes do Netkart, foram outros que também fizeram tempo na casa de 1:04 (1:04.985 para Gabriel e 1:04.986 para Vincenzo). Detalhe: Vincenzo fora campeão na edição anterior, desta vez manteve um excelente rendimento porém não foi capaz de levar de novo o caneco.
Fechando o torneio, os pilotos do Grupo D bem que tentaram copiar a estratégia, mas os pilotos acabaram não se encaixando. O melhor tempo do grupo foi 1:05.322, de Bruno Barroso (representante do Sport kart).
Matheus campeão!
O campeão desta edição anda de kart há pelo menos uns 8 anos, considerando também um breve período em que esteve ausente das pistas. Estreou nos campeonatos LP1 no Netkart, onde é um dos grandes destaques em quantidade de pontos, pódios e vitórias conquistadas ao longo de várias edições.
Apesar da longevidade nas pistas, Matheus nunca havia sido campeão: colecionava dois vice-campeonatos no Netkart e outros dois no Amigos do Kart, outro campeonato importante de Minas Gerais. Finalmente pôde enfim conquistar um título, e ficar ainda mais confiante para continuar entre os melhores e em todos os campeonatos que participar. Quem sabe ele sai emendando outros títulos!
Outros destaques do torneio
No geral, o grid apresentou-se muito mais compacto que nas edições anteriores. A distância do melhor tempo para o mais lento foi de 3,2 segundos, muito abaixo dos 6,1 segundos da edição anterior. Percebe-se que os pilotos estão cada vez mais bem preparados para as competições, sejam quais forem as competições.
Matheus Beraldo, o campeão, foi consequentemente o melhor representante do Netkart.
Léo Haiduck terminou com o segundo lugar geral, sendo o melhor representante do The kart.
Joanes Peixoto (correu no Grupo C) terminou em 6º lugar geral, sendo o melhor representante do Super KM.
Bruno Barroso também garantiu o Sport kart no TOP10: foi o 7º colocado geral, representando o campeonato.
Amanda Martins foi a melhor representante do Athena kart, ficando em 48º lugar geral.
O torneio também contou com representantes do Tabajara Kart Clube, o grupo de treinos do LP1 (ainda que também funcione como um campeonato). E a turma de lá também fez bonito, com o piloto João Augusto (Grupo D) cravando um lugar no TOP10. O indivíduo anda de kart há pouquíssimos meses e terminou essa competição em 9º lugar. Incrível!
O TOP 10 teve ainda a presença de Matheus Rocha (representando o Super KM)
Por fim, alguns pilotos do KPI, a escola de pilotagem do LP1, também marcaram presença. Jonathas Túlio foi o maior destaque da turma, ficando em 41º lugar geral.
Corrida dos Verdinhos e Resenha
Após as corridas, duas novidades marcaram o evento. A Corrida dos Verdinhos juntou grande parte dos colaboradores que atuam nos eventos LP1, inclusive o diretor Lucas Prates, para uma divertida corrida amistosa. A corrida também contou com duas pilotos que vão estrear este ano no Athena kart: Thatiany Nunes e Andreza Braz. Elas foram convidadas para esta corrida por esta ser realizada nos Karts 13HP, mais adequados para pilotos iniciantes.
A galera fez bonito, com destaque para Rodrigo Rosalen, que venceu praticamente de ponta-a-ponta. Vale destacar que grande parte dos Verdinhos também tem costume de andar de kart. Rodrigo compete desde o ano passado na Copa Formuleiros, um campeonato mais novo de Minas Gerais que vem revelando muitos talentos. Rodrigo também é um dos pilotos titulares da equipe Fórmula UFMG, equipe de competições de protótipos.
Finalizada a corrida, os pilotos e acompanhantes curtiram então a outra novidade, que foi uma agradável confraternização, com churrasco e bebidas liberadas durante toda a tarde. Agora todos estão ainda mais ansiosos para o início dos campeonatos, a partir do próximo mês.
Resultados, classificação final e fotos do torneio
Confira tudo isso na página do torneio. CLIQUE AQUI e acesse!
Redação: @lpfiuzza
Fotos: @pauloapocalypse
Organização: @lp1kart
Patrocínio:
@minascopy.com.br – Inteligência em outsourcing e gestão de processos
@paivadesignhelmets – Pinturas personalizadas de capacetes
@paddocksportracer – Macacões e acessórios para pilotos
@avistvistorias – Vistoria cautelar automotiva
@transfermixbh – Produtos personalizados para seu evento ou festa
@pedroking21 – Vídeomaker
Chronos Natural Energy Drink – energético 100% natural