Piloto já é pentacampeão, e quer mais
O The Kart Championship teve uma grande renovação em seu elenco. Voltaram as duas categorias, voltaram alguns pilotos pra turma, entraram outros vários novatos, mas uma coisa se manteve: Guilherme Rotheia na ponta. O piloto começou o ano com duas vitórias, vai manter a liderança no Ranking LP1, e mais uma vez parte para lutar pelos títulos – são cinco até o momento.
A 11ª edição começou no domingo (13), com corridas no Traçado 1 Normal do Kartódromo de Betim. Pista seca na categoria 85kg, pista molhada do final da tomada de tempo até a metade da corrida da categoria 100kg, e disputas equilibradas em ambas, do início ao fim.
+ O que é o Ranking LP1
+ Confira o Ranking LP1
+ Siga o The kart no Instagram e no Facebook
Sempre Guilherme
O cara é bom. Na velocidade e nas estratégias. E também conta com a sorte. Foi mais um daqueles dias generosos, com pole-position e vitória de ponta-a-ponta na categoria 85kg, frutos de um desempenho impecável. Na corrida seguinte largou em quarto e venceu, graças a um pitstop na hora certa, e uma aposta de que não ia mais chover (nunca é demais lembrar que no The kart todas as corridas tem um pitstop obrigatório com troca de kart e tempo mínimo de 4 minutos).
Mais duas vitórias para a conta de Guilherme Rotheia. Será que o hexa vem aí?
“Foram duas corridas bem diferentes até pela condição de tempo. Na 85kg consegui sair na frente junto com Léo Haiduck e conseguimos abrir do resto do bolo, depois do pitstop ele pegou um kart um pouquinho pior que o meu, consegui manter a vantagem e ganhar. Já na 100kg fiquei muito atento [durante a corrida] se a chuva ia parar, vi que não ia ter muita chance de chover, a única estratégia para ganhar a corrida era parar cedo. Quando a gente parou o tempo de pista era alto, quando a gente saiu a pista já tinha secado, A gente ganhou uns 18 segundos só por ter parado cedo, isso foi fundamental porque peguei um segundo kart com desempenho ruim. Quem vinha atrás estava tirando quase 1 segundo por volta.”, comentou o vencedor em entrevista após a corrida. A foto de capa desta reportagem mostra o pódio da categoria 85kg, a primeira vencida por Gui Rotheia.
Destaques da categoria 85kg
Léo Haiduck largou e chegou em segundo. Na primeira metade da corrida escoltou o líder, fez a volta mais rápida, e chegou a tentar pular pra ponta. Logo deu sinais de que seu kart não estava tão bom para isso. Perdeu um pouco de contato com Gui Rotheia após o pitstop, mas ainda sim sustentou vantagem confortável para os outros competidores.
Os pilotos do pelotão de 3º ao 7º lugar duelaram tanto nas primeiras voltas que rapidamente perderam contato com os ponteiros. As coisas só se acalmaram com a chegada dos pitstops. Ramon Tancredo fez tudo certinho e voltou com um pouco mais de tranquilidade, levando o 3º lugar no fim das contas. Fredê Godoy e Diego Paiva, dois que retornam do The kart após um tempo ausentes, fecharam o pódio em 4º e 5º, respectivamente.
Bruno Cicarelli (6º) e Fábio Lobato (10º) cravaram um TOP10 logo em sua estreia na competição. Ambos vieram do Sport kart, onde foram destaque semestre passado.
Vincenzo Sirianni fez o pitstop mais rápido da corrida, feito que agora dá 2 pontos extras no campeonato. Ele cruzou a linha de chegada em 7º lugar.
Completaram o TOP10 os pilotos Dhiêgo Monstrão (8º) e Matheus Otoni (9º).
Destaques 100kg
Quem ficou no centro das atenções na categoria 100kg foi a chuva! Marcando presença ainda na tomada de tempo, caiu pra valer durante a montagem do grid. A pista estava realmente escorregadia nas primeiras voltas da corrida, mas logo parou de chover e a pista secou. A segunda metade da corrida transcorreu sem maiores surpresas.
Adriano Reis, outro estreante, mandou muito bem nessas condições. Conseguiu cravar a pole-position e liderou durante as primeiras voltas, com uma pilotagem bastante segura. Perdeu terreno com a pista secando, mas ainda assim manteve um desempenho razoável para finalizar em sétimo lugar. Inicialmente a cronometragem havia invalidado seu pitstop, mas após uma nova conferência, o piloto foi devolvido à sua posição original.
A melhor volta da corrida foi de Dhiêgo Monstrão, que voou após o pitstop e só não alcançou o líder porque não tinha mais corrida. Segundo lugar pra ele… será que o piloto luta pelo título este ano?
O terceiro colocado é uma grata surpresa. Guilherme Resende está de volta ao campeonato onde começou, na época o The kart tinha uma categoria de Acesso com pilotos iniciantes. E ele estava ainda em seu início no esporte, e agora retorna, mais experiente, mais constante e muito mais concentrado. Resende largou e chegou em terceiro lugar, subindo ao pódio pela primeira vez no campeonato! Sim, agora ele está entre os grandes e certamente será inspiração para os pilotos que estão começando agora.
O pódio teve ainda Milton Santos 1000ton e Wasley Miller, em 4º e 5º. Wasley é estreante nos campeonatos LP1, esse cara tem futuro!
O melhor pitstop foi de Rodrigo Rotheia, ele terminou em sexto na corrida. Um fato curioso é que tanto ele quanto Vincenzo correm nas duas categorias. Ambos marcaram o melhor pitstop em uma delas e estouraram o tempo mínimo na outra. Talvez eles estejam arriscando demais!
Tiarlles Miller, João Paulo Lott e Lázaro Oliveira completaram os 10 primeiros, o trio também é estreante no The kart. Terminaram logo à frente de Luiz Fernando Batman, que corre no The kart desde ano passado. Os sinais de que o campeonato está equilibrado estão em toda parte, só não vê quem não quer!
Resultados oficiais e próximas etapas
Os resultados oficiais, estatísticas, classificação e calendário podem ser conferidos aqui no site, na página do The kart.
CLIQUE AQUI E ACESSE A PÁGINA DO CAMPEONATO
Fotos
Confira as fotos desta etapa e também das etapas anteriores na seção “Fotos” na página inicial do site.
CLIQUE AQUI E ACESSE A PÁGINA DO CAMPEONATO
Redação: @lpfiuzza
Fotos: @pauloapocalypse
Organização: @lp1kart
Patrocínio:
@minascopy.com.br – Inteligência em outsourcing e gestão de processos
@transfermixbh – Produtos personalizados para seu evento ou festa
@paivadesignhelmets – Pinturas personalizadas de capacetes
@paddocksportracer – Macacões e acessórios para pilotos
@avistvistorias – Vistoria cautelar automotiva
@pedroking21 – Vídeomaker
@chronosenergy – Energético 100% natural