Passadas 6 corridas, Adriano Reis e Wasley Miller são os líderes na classificação com e sem descartes
Um grupo para treinos, que também é um campeonato (seria isso um “campeonato de treinos”?). Calendário definido previamente, traçados cuidadosamente escolhidos, acompanhamento de um instrutor e rigor na organização. Estes ingredientes, aliados ao formato “tomada de tempo” adotado nas baterias, estão fazendo com que o Tabajara Kart Clube seja um dos maiores sucessos de toda a história do LP1 Kart Racing.
Em quase todas as corridas tem pilotos ficando de fora na fila de espera. O sucesso é tanto que a quantidade de corridas já foi ampliada, e mais novidades serão implementadas nas próximas semanas. A partir do mês que vem por exemplo, o Tabajara passará a contar pontos no Ranking LP1, como forma de reconhecimento à importância que o grupo alcançou dentro do kartismo mineiro.
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Sucesso absoluto – e instantâneo
No final de 2021 foi realizada uma corrida avulsa especial de lançamento do Tabajara Kart Clube. No dia da corrida quase 50 pilotos compareceram ao Kartódromo de Betim, o grupo acabou sendo dividido em duas corridas independentes para que todos pudessem participar.
Desde então, só se fala em Tabajara em qualquer rodinha de prosa!
Este ano já se passaram 6 etapas, e já aconteceram expansões. Contando inicialmente com corridas no Kartódromo de Betim às quintas-feiras de noite, o calendário ganhou etapas aos sábados de manhã, uma etapa no Kartódromo RBC Racing e até mesmo uma etapa no Space Kart – Shopping BH Outlet. A realização de uma corrida em “kart de shopping” significará inclusive uma das maiores inovações já feitas por campeonatos de kart de Minas Gerais.
E as experimentações não param por aí. O Tabajara acabou por assumir o nicho de inovação dentro do LP1 Kart Racing, e os pilotos parecem gostar disso! Vez ou outra dinâmicas especiais são acrescentadas às corridas, como Golden Lap, voltas curingas e coisas do tipo. Tudo isso para servir de treino para o Super KM (campeonato que possui essas dinâmicas especiais) e para testar coisas novas. No Tabajara os pilotos estão imersos um uma atmosfera constante de vanguarda e irreverência.
O que se viu até agora
Até o momento 65 pilotos diferentes já correram no Tabajara. Iniciantes (desde que já estejam habituados a andar de Super kart) e experientes. Alguns correram praticamente em todas as corridas, outros vários foram uma vez só. O grupo permite e busca essa pluralidade, e a meta é dobrar essa quantidade até o fim do semestre.
Dentro da pista, uma grande evolução dos participantes e disputas apertadas pelo melhor tempo do dia. Depois da corrida boas resenhas, novas amizades e sempre uma grande expectativa pela próxima etapa.
Alguns destaques até agora são Adriano Reis, Bernardo Thadeu, Rodrigo Salvador, Torquato e o jovem Lucas Starling, todos vencedores de etapas neste semestre. A foto de capa mostra a última etapa disputada (no dia 5/3), vencida por Rodrigo.
Formato “tomada de tempo” propicia ambiente amistoso
Certamente um dos trunfos do Tabajara é não ter disputas de pista em suas corridas. Isso porque o vencedor é sempre aquele que faz o melhor tempo de volta. O formato adotado casa muito bem com o propósito de ser um grupo de treino. Adriano Reis é o atual líder na classificação com descartes, e Wasley Miller é o primeiro na tabela geral. Eles são dois que não apenas aprovam, mas elogiam sempre a organização pela iniciativa.
“Achei a proposta bem interessante desde o início, por isso que vou sempre que posso. Também é legal o fato de misturar experiente com iniciante [colocou ênfase nesta característica], onde a ideia não é se digladiarem na pista e sim melhorar o desempenho, e até para poder ter experiência com traçados diferentes.”, comentou Adriano em entrevista exclusiva para esta reportagem.
“Um ‘Time attack’ não é ruim como algumas pessoas acham… dá pra praticar várias linhas diferentes de traçado e ver o que se adequa ao estilo de pilotagem. Isso tem um resultado prático muito grande nas corridas, pois nelas nem sempre é possível testar técnicas de pilotagem.”, completou o experiente piloto.
“Pra mim está sendo ótimo! Vejo o formato como uma ideia de gênio, a galera não fica se matando na pista e dá o seu melhor porque vale ponto em um campeonato. Tá valendo a pena demais por poder aprender sem ficar aquela coisa chata de treino avulso onde o povo bate, e em uma corrida que não vale nada.”, declarou Wasley, que com poucos meses de experiência no kartismo já é um destaque do grupo.
“Acaba sendo um preparatório pro piloto entrar num campeonato mais forte depois. Dá pra pegar muita dica porque tem o feedback do instrutor… é um dos melhores formatos que já vi! Estou liderando sem descartes e vou buscar pra ficar pelo menos entre os 3 primeiros na outra tabela de classificação.”, finalizou o piloto.
Grupo Nutella, tolerância zero!
Outra característica marcante no Tabajara é a marcação cerrada no comportamento dos pilotos. Qualquer advertência de pista já dá bandeira preta direto, e exclusão do piloto naquela corrida. Essa é uma característica que tem deixado os pilotos muito mais à vontade para participar e correr com tranquilidade, sobretudo os iniciantes.
Mudanças já foram feitas, e mais novidades vêm aí
A ideia inicial era manter uma tabela de classificação com apenas 6 resultados válidos (os outros 11 sendo descartados). Isso já mudou, agora há uma segunda tabela de classificação, essa considerando todos os resultados de cada piloto.
A partir do próximo mês o Tabajara contará pontos no Ranking LP1, com um peso fixo de 40%. Projetando esta novidade sobre o Ranking atual, Adriano Reis subiria da décima colocação para a vice-liderança do Ranking, só para dar um exemplo. Isso mostra que se tornou importante para todos participarem do Tabajara sempre que puderem.
Outra mudança que será feita em breve será a adoção de rodada dupla, a fim de ofertar mais vagas a cada etapa. Os pilotos poderão optar entre correr uma ou as duas corridas. Haverá um pódio para cada corrida, mas os pilotos que correrem as duas corridas terão só o seu melhor resultado computado na tabela de classificação.
Para o próximo semestre outras mudanças no sistema de classificação e quantidades de corridas estão sendo estudadas.
Como participar?
As corridas são avulsas e o piloto só paga o valor das corridas. Qualquer piloto que já esteja habituado a andar de Super kart pode participar. E caso o piloto ainda não esteja habituado, há um outro grupo para iniciantes que dá todo o suporte para o piloto aprender com segurança.
Entre em contato com a organização e solicite sua vaga!
Redação: @lpfiuzza
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