Campeonato vai para seu desfecho com uma categoria praticamente decidida e outras duas com disputa aberta
A 15ª edição do Sport kart está caminhando para o fim. A quarta etapa foi disputada no domingo (15) no Kartódromo de Betim. Foi utilizado o Traçado 9 normal e na categoria 100kg Fernando Alves (estreante) ganhou pela primeira vez.
Na categoria de Fernando, e também nos Graduados (corrida vencida por Ramon Tancredo), muita coisa pode acontecer na etapa final, em junho. Já na categoria 85kg, Bruno Barroso (também estreante) venceu pela terceira vez e colocou suas mãos no título.
+ Siga o Sport kart no Instagram e no Facebook
3x Bruno Barroso
O cara é fera. Marcou pole-position, liderou de ponta a ponta e venceu. Abriu 11 pontos de vantagem na classificação geral, e devido a um alto descarte, não pode mais ser alcançado em condições normais. A única possibilidade do título mudar de mãos na categoria 85kg seria se Bruno tomasse punição na etapa final, em junho.
“Corrida muito difícil, traçado muito técnico, com uma curva muito difícil que se errar ela compromete muito o tempo [de volta]. Então sabia que não necessariamente o mais rápido ia ganhar, mas quem errasse menos. Concentrei muito, durante a semana vim no Tabajara pra pegar o jeito do traçado, e deu tudo certo. Liderei de ponta a ponta, fiz a pole e ganhei.“, descreveu o vencedor, em entrevista após a corrida. Apesar de declarar que foi uma corrida difícil, Bruno venceu administrando uma vantagem confortável nas voltas finais.
Destaques 85kg
Marco Gomes e John Wesley estão sendo outros dois grandes destaques nesta categoria. Além do líder Bruno, eles dois conquistaram pódio em todas as etapas. Já vale a pena para ambos ligar pra um marceneiro para aumentar as estantes de casa. Nesta corrida Marco foi o quarto, e John o segundo. Ah, John marcou também a melhor volta da corrida.
Rafael Dias terminou a corrida em terceiro lugar e aparece na vice-liderança da competição, com 83 pontos. Ele vai lutar para defender o segundo posto justamente contra Marco (82) e John (75) na etapa final.
Alexandre Gonçalves completou o pódio, em quinto lugar, voltando ao grupo dos cinco melhores após duas etapas ruins. O piloto subiu para quinto na classificação geral.
Segundo estimativas da organização (e vale ressaltar que são apenas estimativas), são necessários 65 pontos para terminar a competição entre os 10 primeiros e levar troféu pra casa. Os quatro primeiros já ultrapassaram essa marca, e Alexandre está quase lá (64 pontos).
Entre os demais pilotos a luta por troféu será intensa, com destaque para Bruno Mourão (6º nesta etapa), Lucas Reis (10º) e Lucas Ferreira (7º), que devem entrar na última etapa com a confiança lá no alto por terem feito uma boa corrida no mês de maio.
TOP10 85kg
1º Bruno Barroso
2º John Wesley
3º Rafael Dias
4º Marco Gomes
5º Alexandre Gonçalves
6º Bruno Mourão
7º Lucas Ferreira
8º Miller Fernandes
9º Mateus Palhano
10º Lucas Reis
Fernando Alves vence pela primeira vez
Um dia absolutamente perfeito para Fernando Alves na categoria 100kg. Estreante nos campeonatos LP1 e com pouco mais de 6 meses de kart, o piloto já vinha mostrando potencial, com dois resultados no TOP10 em etapas anteriores.
Desta vez não teve pra ninguém. O piloto largou em terceiro mas não demorou para assumir a ponta. Ele não teve vida fácil durante a corrida, mas cruzou a linha de chegada em primeiro. Na tabela de sua categoria aparece agora em sétimo lugar, e tem chances de subir ainda mais na etapa final. A foto de capa da reportagem mostra o pódio da corrida, com Fernando no lugar mais alto.
“Peguei um kart bom, consegui fazer um tempo bom na tomada de tempo e consegui na corrida segurar o [Wilton] Nino que estava andando demais! Foi top!”, comentou Fernando.
Destaques 100kg
Fabiano Oliveira (2º) e Wilton Nino (3º) seguem vivos na disputa pelo título. Foi o terceiro pódio de Fabiano e o segundo de Wilton, com este último já tendo conquistado uma vitória.
O pódio teve também Reinaldo Aguimar em quarto e Cristiano Moreira em quinto. Cristiano largou entre os últimos e fez uma bela corrida de recuperação. Pelas projeções, Reinaldo (6º colocado geral) já alcançou a pontuação necessária para terminar a competição entre os 10 melhores. Cristiano também, se considerar que o piloto possui um alto descarte no momento.
A pole-position foi de Lucas Rodrigues (pela primeira vez) e a melhor volta de Luís Baía (também pela primeira vez). Ambos estreantes nos campeonatos LP1… a galera tem chegado cada vez mais bem preparada para lutar por posições de destaque!
Quanto aos pilotos que completaram o TOP10, nenhuma surpresa. Todos eles estão na luta por um lugar entre os 10 melhores.
E a disputa pelo título segue igualmente aberta, teoricamente qualquer um dos 6 primeiros pode levar o caneco pra casa. Será uma corrida com fortes emoções.
TOP10 100kg
1º Fernando Alves
2º Fabiano Oliveira
3º Wilton Nino
4º Reinaldo Aguimar
5º Cristiano Moreira
6º Túlio Souza
7º Luís Baía
8º Larissa Lott
9º Carlos Eugênio
10º Paulo Maia
Ramon vence de novo e ganha fôlego na disputa pelo título
Com um ritmo insano desde as primeiras voltas, Ramon Tancredo abriu vantagem em companhia de Léo Haiduck na ponta da corrida na categoria Graduados. Ramon assumiu a liderança nas voltas finais e venceu pela segunda vez na competição. Léo chegou em segundo porém foi punido por não bater o peso mínimo.
“Foi uma corrida difícil, peguei transito na tomada de tempo mas consegui fazer o segundo tempo mesmo com tráfego. Larguei bem, o Milton ajudou um pouco no inicio, conseguimos abrir um pouco. Aí o Léo chegou e passou todo mundo, numa erradinha dele eu consegui passar e a gente veio junto até o final. Um traçado muito curto, então tem pouco espaço na pista, mesmo que tire o pé […] não acha uma volta limpa, tirei o pé nas primeiras voltas mas quando vi que eu não ia fazer nenhuma volta resolvi empurrar quem estivesse na frente. Perdi um pouquinho de tempo no cimento e vim buscando o vácuo durante a volta, essa pequena diferença me deu o segundo tempo.”, detalhou o vencedor, que agora aparece em terceiro, sete pontos atrás do líder.
A posição de Léo foi herdada pelo pelotão que vinha atrás e que disputaram posição literalmente até a bandeirada. Juninho Pakalolo foi o segundo (levando também a pole e a melhor volta), seguido de Rafael Teixeira, Lucas Prates e Milton Santos, todos eles separados por míseros 2 décimos. É de longe a categoria mais disputada, onde os 10 primeiros seguem com chances matemáticas de título, e um total de 19 pilotos (de 25) já levaram ao menos uma medalha pra casa.
Para finalizar, um salve aos convidados da etapa Luís Caceres e Bernardo Thadeu. Ambos correram na Graduados e nunca participaram do Sport kart. Ambos apresentaram excelente ritmo porém tiveram problemas durante a corrida e terminaram nas últimas colocações.
TOP10 Graduados
1º Ramon Tancredo
2º Juninho Pakalolo
3º Rafael Teixeira
4º Lucas Prates
5º Milton Santos 1000ton
6º Wasley Miller
7º Marcelo Paiva
8º Tiarlles Miller
9º Oliveiros Neto
10º Daniel Paixão
Resultados oficiais e próximas etapas
Os resultados oficiais, estatísticas, classificação e calendário podem ser conferidos aqui no site, na página do Sport kart.
CLIQUE AQUI E ACESSE A PÁGINA DO CAMPEONATO
Fotos
Confira as fotos desta etapa e também das etapas anteriores na seção “Fotos” na página inicial do site.
CLIQUE AQUI E ACESSE A PÁGINA DO CAMPEONATO
Redação e fotos: @lpfiuzza
Organização: @lp1kart
Patrocínio:
@minascopy.com.br – Inteligência em outsourcing e gestão de processos
@transfermixbh – Produtos personalizados para seu evento ou festa
@paivadesignhelmets – Pinturas personalizadas de capacetes
@paddocksportracer – Macacões e acessórios para pilotos
@avistvistorias – Vistoria cautelar automotiva
@pedroking21 – Vídeomaker
@chronosenergy – Energético 100% natural