Wasley Miller e Julim Ribeiro são os campeões do Tabajara Kart Clube

Compartilhe com os amigos!
Grupo com formato inovador supera todas as expectativas e é sucesso absoluto

Tabajara Kart Clube. Um grupo para treinos, que também é um campeonato (seria isso um “campeonato de treinos”?). Calendário definido previamente, traçados cuidadosamente escolhidos, acompanhamento de um instrutor e rigor na organização. Estes ingredientes, aliados ao formato “tomada de tempo” adotado nas baterias, caíram nas graças do público e superaram todas as expectativas logo em sua primeira edição.

Planejado inicialmente com 11 datas, uma corrida em cada data, e tudo em apenas um kartódromo, acabou sendo ampliado para 21 datas, a maioria com 2 corridas em cada data, e corridas em 3 locais diferentes. 155 pilotos e 632 participações no total. Dezoito vencedores diferentes, e 48 subiram ao pódio pelo menos uma vez no semestre.

Números expressivos e um tanto quanto assustadores, que abrilhantam ainda mais os títulos de Julim Ribeiro e Wasley Miller, os primeiros campeões do Tabajara! Trata-se do primeiro título no kartismo para os dois, conquista que ambos com certeza guardarão com carinho na memória. Ah, os títulos do Tabajara também são computados no Ranking LP1.

+ O que é o Ranking LP1
+ Confira o Ranking LP1
+ Siga o Tabajara nas redes sociais, no Instagram e no Facebook

 

Treino levado a sério, mas com a leveza de uma corrida amistosa

Não só Julim e Wasley, mas vários pilotos foram assíduos no Tabajara e encararam as corridas com afinco. Alguns até treinavam à parte antes das corridas do Tabajara, sobretudo no início de cada mês quando havia alteração de traçado.

Ao longo do semestre os pilotos foram aprimorando as técnicas gerais de pilotagem, e também as técnicas específicas para este formato de corrida. O nível foi tão alto que em algumas corridas vários pilotos ficaram dentro do mesmo décimo de segundo, decidindo o vencedor nos milésimos. Nos outros campeonatos, estes mesmos pilotos mais dedicados chamaram bastante atenção pelo salto de desempenho que apresentaram, mostrando que os treinos dão resultados.

Mas ao mesmo tempo o grupo se manteve com um clima incrivelmente leve, sem confusão, sem tensão, sem o nervosismo que acaba sendo comum em campeonatos normais. O Tabajara consolidou-se como um ótimo lugar para praticar a arte do kartismo, e também para fazer amizades e resenhar antes e depois das corridas. Vale lembrar que o grupo também acolhe iniciantes, desde que o piloto já conheça o Super kart: o organizador atua como instrutor de pilotagem, assistindo as corridas, anotando o desempenho dos pilotos, e passando orientações e sugestões de melhoria depois das corridas, uma ajuda bastante valiosa.

Teve corrida até em shopping

A maioria das corridas aconteceu no Kartódromo de Betim. Mas também teve uma etapa no RBC Racing, onde inclusive o organizador Lucas Prates venceu uma das corridas – sua única vitória no semestre.

Organizador Lucas Prates venceu uma das corridas no RBC

E uma das maiores atrações do semestre foi uma etapa especial no Space Kart, localizado no estacionamento do Shopping BH Outlet Plus. Uma “pista de shopping”, de dimensões reduzidas, piso menos aderente e que exige muita perícia na pilotagem, e que traz uma grande dose de nostalgia aos pilotos mais veteranos, já que este tipo de pista era comum e para muitos a única oportunidade de se pilotar um kart nos anos 2000. Ary Buono é um desses, ele mostrou toda a sua perícia e fez o melhor tempo do dia.

Ary Buono venceu etapa especial do Tabajara no Space Kart

Julim Ribeiro, campeão com descartes

Julim Ribeiro começou a andar de kart há um ano, e desde o início vem sendo muito dedicado, fazendo treinos e aulas. Este ano começou pra valer nos campeonatos amadores, participando do Netkart e de outros campeonatos externos. Foi um dos que embarcou de cabeça no Tabajara, e foi um dos mais presentes e com melhor aproveitamento.

Foram 26 participações, com incríveis 22 pódios e 6 vitórias. Nesta primeira edição do Tabajara caso o piloto vencesse duas corridas no mesmo dia tinha que descartar uma, e por isso só constam pra ele 5 triunfos na classificação com descartes.

Piloto extremamente veloz, sempre que entrava na pista era um dos grandes favoritos. Tem tudo para se tornar um grande destaque a nível Estadual muito em breve. Ritmo ele já tem, e situações de corrida ele também vem crescendo muito, haja vista o pódio que conquistou no Netkart, sem falar no vice-campeonato no Kart Cup Brasil este ano, torneio Nacional organizado em Betim.

Julim Ribeiro no topo do pódio de uma das corridas realizadas no mês de junho

Wasley Miller, campeão geral

Devido à grande procura por parte dos pilotos e expansão do calendário, foi criada uma espécie de categoria paralela, considerando a pontuação total dos pilotos sem descartes (exceto duas corridas no mesmo dia, neste caso o pior resultado continuou sendo descartado).

Wasley Miller dominou essa categoria e levou o título, não só pela sua grande assiduidade mas também pelo ótimo desempenho. Foram 30 participações, com 18 pódios e uma vitória, alcançada curiosamente apenas na última etapa do semestre (e enquanto esse dia não chegava, o piloto era bastante zoado – inclusive por ele mesmo – por “nunca ganhar”). A foto de capa desta reportagem mostra o pódio desta corrida.

Também praticando o esporte há 1 ano, se dedica bastante aos treinos mas nunca fez aulas. Entrou para vários campeonatos no início do ano e conquistou ótimos resultados, incluindo vitórias no Sport kart e Super KM, além de ter sido finalista do Kart Cup e TOP10 no LP1 Acelera!, outro evento nível Nacional.

Wasley já tem tudo para ser um grande campeão no kartismo, parece ser só questão de tempo.

Quem venceu corridas?

Foram 18 pilotos no total, o que mostra o grande equilíbrio das disputas. Julim Ribeiro (6), Rodrigo Salvador (4), Adriano Reis, Luís Caceres, Wilton Nino, Gabriel Lima, Torquato, Bernardo Thadeu (todos estes com 2 conquistas cada), Wasley Miller, Alexandre Gonçalves, Lázaro Oliveira, Guilherme Resende, João Flávio, Lucas Prates, Lucas Reis, Lucas Starling, Saulo Vieira, Ary Buono (estes com 1 vitória cada).

Próxima edição

A segunda edição do Tabajara já começa neste sábado (9) em Betim. O calendário e escala de traçados já estão definidas e divulgadas no site da competição e também nas redes sociais. São 21 datas ao todo, revezando entre as quintas de noite e os sábados no horário de almoço, haverá etapas em Betim e no RBC.

Algumas das etapas continuarão tendo dinâmicas especiais que valerão brindes. Além disso haverá uma confraternização para entrega dos troféus e prêmios do primeiro semestre. O regulamento mudou, agora haverá uma única tabela de classificação com descartes, que considera os 12 (doze) melhores resultados de cada piloto.

O sistema de conquistas, novidade recente que busca valorizar feitos alcançados pelos pilotos e incentiva cada um a ir traçando suas próprias metas, já está em operação e em breve será disponibilizado para consulta no site da competição.

Como participar?

As corridas são avulsas e o piloto só paga o valor das corridas. Qualquer piloto que já esteja habituado a andar de Super kart pode participar. E caso o piloto ainda não esteja habituado, há um outro grupo para iniciantes que dá todo o suporte para o piloto aprender com segurança, e tão logo ele apresente domínio de um Super kart, é encaminhado às corridas do Tabajara. Interessados devem entrar em contato com a organização e solicitar sua vaga.

Redação: @lpfiuzza
Organização: @lp1kart

Patrocínio:
@minascopy.com.br – Inteligência em outsourcing e gestão de processos
@transfermixbh – Produtos personalizados para seu evento ou festa
@paivadesignhelmets – Pinturas personalizadas de capacetes
@paddocksportracer – Macacões e acessórios para pilotos
@avistvistorias – Vistoria cautelar automotiva
@pedroking21 – Vídeomaker
@chronosenergy – Energético 100% natural

#recuseimitações

Compartilhe com os amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com