Piloto soube lidar com a pressão nas duas corridas; este é seu primeiro título no rental kart
A nona edição do Grand Prix LP1 foi realizada neste sábado (16) no Kartódromo de Betim. Trata-se de um mini-torneio voltado para iniciantes, com duas corridas curtas na sequência, ambas no Traçado 1 normal.
Estevão Luiz ganhou as duas corridas e levou o título, sua primeira conquista no rental kart. Foi também sua primeira participação nas competições LP1. As corridas foram bastante acirradas mas o piloto manteve a concentração e usou sua experiência no esporte para assegurar as vitórias.
+ CLIQUE AQUI e confira as edições anteriores do Grand Prix LP1
+ Siga as notícias dos torneios LP1 no Instagram e no Facebook do LP1 Kart Racing
Corrida 1
O torneio começou com uma tomada de tempo de 5 minutos. Nicolas Roque cravou a pole-position, dividindo a primeira fila com João Pedro Vasconcellos.
Logo nas primeiras voltas da corrida alguns incidentes e várias trocas de posições. Situação típica em corridas de iniciantes. Estevão Luiz e João Antônio se livraram das confusões e assumiram a liderança, abrindo bastante distância dos demais e chegando nas primeiras posições com uma certa tranquilidade.
Nesta corrida outros grandes destaques foram Gustavo Resende (subiu de 17º para 3º) e Arthur Guimarães (de 13º para 9º). Do total de 23 competidores, era importante terminar a corrida entre os 10 primeiros devido à largada escalonada na segunda corrida: com o grid montado em relação ao resultado da primeira corrida, os 10 primeiros largam assim que é dado o comando de largada, e só depois de 10 segundos os demais iniciam a corrida.
Menção honrosa ainda para Sérgio Orione, que apesar de não ter alcançado o TOP10, fez uma belíssima escalada ao largar em 22º e finalizar em 14º.
Corrida 2
A segunda corrida continuou tendo pequenos incidentes, a ansiedade e inexperiência dos pilotos falaram alto e alguns ficaram pelo caminho. Não foi o caso de Estevão, que liderou praticamente de ponta-a-ponta, segurou as investidas de Nicolas nas voltas finais e cruzou a linha de chegada em primeiro.
Outro grande nome nesta corrida foi Arthur Gomes, o piloto largou em 8º e chegou em 2º. Arthur participou do KPI (escola de pilotagem do LP1) em anos anteriores e atualmente não participa de campeonatos regulares.
O pelotão da frente estava junto até a bandeira branca. Na volta final, sobressaíram José Ribeiro, Gustavo Rezende e Arthur Guimarães, que completaram os cinco primeiros. A foto de capa desta reportagem mostra o pódio do torneio. José Ribeiro é outro piloto do Alto Paranaíba, que começou a frequentar a pista de Betim recentemente. Gustavo e Arthur participaram do KPI no início do ano e em breve farão sua estreia em campeonatos regulares.
Ainda levaram troféu pra casa Artur Rocha, Rafael Henrique, Diego Martins, Bernardo Guedes e João Marcos, que integraram o grupo dos 10 melhores.
Menções honrosas para Wander Alves e Hualter Martucheli, que remaram tudo que foi possível nessa segunda corrida. Wander subiu de 19º para 11º e Hualter de 23º para 14º.
Estevão campeão!
Também conhecido como “Mancha”, Estevão Luiz mora na cidade de Patos de Minas e anda de kart há muitos anos. Veio para o Grand Prix LP1 juntamente com outros 4 amigos de sua região (Nicolas, José Ribeiro, Wander e Artur Rocha), formando a “Scuderia 034”. Todos eles correm com kart próprio em kartódromos da região do Alto Paranaíba. Eles foram convidados para o Grand Prix LP1 pelo motivo de que o Rental kart é novidade para todos eles, e a adaptação a uma outra categoria não é tão simples quanto parece. Além disso, a própria pista do Kartódromo de Betim é pouco familiar para eles, o que lhes dá uma certa desvantagem em relação aos que correm no local quase toda semana.
A primeira competição que Estevão participou em Betim foi o Kart Cup Brasil deste ano (torneio nacional de nível elevado, que recebe 300 pilotos de todo o país). Lá seus resultados foram mais modestos, porém fundamentais para adquirir experiência na modalidade e na pista. O resultado disso foi o título no Grand Prix LP1 pouco mais de 1 mês depois.
“A corrida foi excepcional, pessoal começou a dar uma afobada no início mas depois deu uma alinhada. E no final deu tudo certo, o pessoal gostou do torneio. A primeira vez que andei na pista de Betim foi nos anos 90 e foi justo neste traçado, então eu tenho ele na minha cabeça como que nunca vou esquecer, isso ajudou bastante pra chegar em primeiro. “, comentou o campeão em entrevista após o torneio.
Avaliação geral do evento
O cronograma proposto foi cumprido com tranquilidade.
Dentro da pista, a ansiedade de alguns pilotos atrapalhou bastante. Houve mais incidentes que o desejado, porém nada muito fora da realidade de uma corrida com 23 pilotos inexperientes.
O LP1 Kart Racing é bastante conhecido pelo seu trabalho de orientação pré e pós-corridas, e dessa vez não será diferente. A organização entrará em contato com cada um para passar orientações e dicas, estender a mão e apoiar cada um dos pilotos para que busquem e queiram se tornar pilotos melhores e para que com isso possam se envolver ainda mais com o esporte.
Resultados oficiais
Os resultados oficiais podem ser conferidos aqui no site, na página do Grand Prix LP1.
CLIQUE AQUI E ACESSE A PÁGINA DO CAMPEONATO
Fotos
Confira na seção “Fotos” na página inicial do site.
CLIQUE AQUI E ACESSE A PÁGINA DO CAMPEONATO
Redação e fotos: @lpfiuzza
Organização: @lp1kart
Patrocínio:
@minascopy.com.br – Inteligência em outsourcing e gestão de processos
@transfermixbh – Produtos personalizados para seu evento ou festa
@paivadesignhelmets – Pinturas personalizadas de capacetes
@paddocksportracer – Macacões e acessórios para pilotos
@avistvistorias – Vistoria cautelar automotiva
@pedroking21 – Vídeomaker
@chronosenergy – Energético 100% natural
@hakkah.br – Marketing Digital