Evento contou com quase 60 participantes
O que fazer em uma sexta-feira à noite? Barzinho? Balada? Namorar? Pegar a estrada pra descansar no fim de semana? Pois os apaixonados por velocidade podem até gostar disso tudo, mas escolhem ir andar de kart! Na noite de ontem (4) o Kartódromo RBC Racing reuniu quase 60 pilotos para um Enduro (corrida de longa duração) individual com pitstops para troca de kart, formato já praticado em algumas competições mas que trouxe alguns diferenciais que tornaram a noite dessa sexta-feira 4 de novembro memorável para os competidores.
Divididos em duas categorias, os pilotos deram o seu máximo nos quesitos velocidade, constância e estratégia. A corrida da categoria 100kg foi decidida nas voltas finais, com o título sendo conquistado por Rafael Cantoni. Em seguida, a corrida da categoria 90kg foi liderada a maior parte do tempo por Diêgo Silva, que no fim das contas levou mesmo o título.
O que há de novo?
Enduros (ou Endurances) não são novidades para os pilotos. Porém este evento trouxe algumas regras e dinâmicas não praticadas em outras competições.
A primeira delas é a flexibilização dos pitstops: dois pitstops ao todo com tempo mínimo variável, desde que cada um tenha tempo superior a 3 minutos e o tempo total agregado seja superior a 8 minutos. Essa regra possibilita um grande leque de estratégias por parte dos pilotos, que com isso se sentem verdadeiros pilotos de Fórmula 1. Outra regra importante é a duração mínima de cada um dos stints: 5 voltas completadas em pista. Isso força os pilotos a terem planejamento durante a corrida e boa leitura da mesma, para escolher os momentos adequados para fazer as paradas.
Tudo isso comandado por uma equipe de organização atenta a cada detalhe do evento e comprometida a proporcionar aos pilotos um torneio com a maior qualidade possível.
Parceria inédita RBC – LP1
Para organizar este Enduro RBC Racing e LP1 Kart Racing uniram forças em uma parceria inédita de organização conjunta de eventos de kart. O Kartódromo RBC cuidou da parte administrativa, desde as inscrições, passando pela infra-estrutura e pessoal. O LP1 geriu a parte desportiva, começando pela elaboração do regulamento, gerenciamento das atividades durante o evento e também dos pilotos.
A união deu certo e a próxima edição do Enduro RBC – Organização LP1 já está marcada para novembro de 2023. E não está descartada a extensão da parceria para outros eventos… quem sabe!
Corrida categoria 100kg
As disputas foram agitadas do início ao fim do evento. As categorias eram relativamente heterogêneas, contando com “piolhos do RBC”, aqueles pilotos que andam de kart toda semana e conhecem cada centímetro da pista, e também pilotos mais novos que estão em franca ascensão no kartismo mineiro. Também contou com pilotos de fora, uma turma da região do Alto Paranaíba (MG) onde vários deles nunca haviam corrido no RBC.
O Traçado utilizado foi o oficial (1 horário), o grid de largada foi definido por “Super Pole”, isto é, uma volta lançada apenas. A categoria 100kg teve domínio de João Paiva, Diêgo Silva e Rafael Cantoni, este último apostando em uma estratégia diferente de momentos de pitstop. Rafael alcançou a dupla de adversários nas voltas finais e cravou ultrapassagens certeiras para levar o título, para delírio dos espectadores presentes no kartódromo.
Rafael venceu completando 48 voltas no total e dois pitstops na casa de 4:01 cada. João foi o vice-campeão e Diêgo o terceiro colocado, ambos andaram juntos e fizeram os pitstops juntos, também na casa de 4:01 cada, terminando a corrida 1 segundo atrás do vencedor. A foto de capa desta reportagem mostra o pódio da corrida, com Rafael em primeiro lugar.
O quarto colocado Esdras Aguilar é uma das revelações do kartismo mineiro nesta temporada. Terminou distantes 38 segundos do trio dianteiro e fez uma corrida livre de grandes sustos. Já a disputa pela quinta colocação esquentou nas voltas finais, Com Nico Páez levando a melhor em cima de Jorge Alves Jr. (6º) e Felipe Bitencourt (7º) e ficando com a última vaga no pódio. Nico também é iniciante no esporte, levou a melhor sobre dois veteranos.
O Enduro RBC assim como todas as competições organizadas pelo LP1 premiou os 10 primeiros de cada categoria. Então, além dos já citados, também levaram pra casa um belo troféu os pilotos Guilherme Assis (8º), Lázaro Oliveira (9º) e Dhiego Monstrão (10º).
Os onze primeiros da corrida terminaram na mesma volta do líder, e de todos eles apenas Flávio Lacerda (11º) nunca havia participado das competições LP1. A melhor volta da corrida foi de Diêgo Silva. Menções honrosas para Dan Bicalho, que teve grandes problemas em seu primeiro stint e mesmo assim conseguiu buscar a 12º posição, José Ribeiro (15º) que foi o melhor representante da turma do Alto Paranaíba, e Lucas “BC” Bessas que segurava uma espetacular quarta posição quando seu kart deu problema a apenas 3 voltas do fim… e mesmo abandonando ainda figurou em 17º lugar geral.
+ Confira aqui os resultados oficiais da competição
+ Acompanhe as notícias do Enduro RBC – Organização LP1 nas redes sociais: Instagram e Facebook
Corrida categoria 90kg
O Enduro RBC foi um “campeonato Nutella”, como são reconhecidas as competições do LP1. Porém mesmo com o bom comportamento dos pilotos dentro e fora da pista, muitos incidentes aconteceram em ambas as corridas, a grande maioria provocada pela inexperiência de alguns pilotos. Na categoria 90kg a confusão já começou na primeira curva, onde 3 pilotos acabaram indo para os pneus. Na ponta, Diêgo Silva, Matheus Beraldo e Julim Ribeiro foram três que se destacaram desde o início. Andando juntos, abriram distância dos demais.
Nos outros stints os pilotos acabaram se separando, Matheus ainda tentou buscar Diêgo nas voltas finais mas o líder ativou o modo Turbo e registrou bons tempos de volta para assegurar o título. O campeão também anotou 48 voltas no total, e fez os dois pitstops com tempos de 4:01 e 4:04.
Matheus ainda quase foi alcançado por Bruno Laranjo, que terminou em terceiro a 9 segundos do líder e apenas 1 segundo do 2º. Fez também a melhor volta da corrida, na casa de 1:08.
O pódio teve ainda Julim Ribeiro em quarto, ele perdeu rendimento em um dos stints e por isso não lutou pelo título até o fim, e João Paiva em quinto, ele que se envolveu no incidente da primeira curva e ainda conseguiu buscar o pódio. Incrível!
Saulo Vieira (6º) e Igor Carvalho (7º) foram os outros dois que terminaram a corrida na mesma volta do líder. Os pilotos Leonardo Mapa, Edgar Marcucci e Idálio Neto completaram os 10 primeiros e levaram troféu pra casa. Destes, apenas Edgar nunca havia participado das competições LP1.
Os seis primeiros, apesar de níveis diferentes de experiência, são atualmente grandes destaques no cenário do kartismo mineiro. Os pilotos de 7º a 10º são mais novos no esporte e já vêm conquistando bons resultados nas competições que participam.
Rafael Campeão! Diêgo campeão!
Rafael Cantoni e Diêgo Silva andam de kart há aproximadamente 2-3 anos. Ambos entraram de cabeça no esporte, fazendo treinos, participando de várias competições, e são hoje referências no kartismo mineiro.
Cantoni já participou de algumas competições LP1, como o Netkart, o Tabajara Kart Clube e o LP1 Acelera!, torneio nacional organizado uma vez por ano e que conta com pilotos de várias partes do país. Já ganhou corridas e teve atuações de destaque no universo LP1, e este é seu primeiro título por aqui. Talvez o primeiro de muitos.
“Larguei em segundo, caí pra P4, fui empurrando um piloto mas logo no início ele parou. Fui na constância, fiz o pitstop certinho, peguei um kart muito bom, fui abaixando o tempo, fiz o segundo pitstop e saí junto com os ponteiros. Empurrei eles até o fim, faltando 3 voltas passei e assumi a liderança. Andei sozinho, de cara pro vento, a maior parte do tempo. Foi bom, foquei em virar não o melhor tempo, mas ser bem constante, e acertar as paradas também manda muito.”, contou o campeão em entrevista após a premiação do evento.
Diêgo Silva tem um currículo ainda mais extenso no LP1, tendo participado além dos já citados, da Copa Centro-oeste MG e Super KM. Também possui vitórias e muitos pódios LP1 no currículo e além disso foi destaque de bom comportamento, ganhando o Troféu Fair Play por sua boa conduta dentro e fora das pistas. Já foi campeão por equipes no Super KM, e este é seu primeiro título individual no LP1 Kart Racing.
“O primeiro stint foi com um kart um pouco inferior ao [Matheus] Beraldo e Julim [Ribeiro], mas eles empurraram e deu pra escapar da galera. Nos demais stints dei sorte com os karts e deu pra abrir vantagem. Liderei o tempo todo a corrida no primeiro stint, os dois pararam junto comigo, Beraldo inclusive tentou fazer o undercut… Mas dei realmente sorte com os karts e deu pra chegar em primeiro!”, resumiu o piloto.
Os pilotos entram pra história como os primeiros campeões do Enduro RBC – Organização LP1. E vão somar pontos importantes na próxima atualização do Ranking LP1, sistema que reúne todos os pilotos de todas as competições LP1 e pontua de acordo com seu desempenho e também de acordo com o nível de dificuldade de cada uma.
+ Conheça e confira o Ranking LP1
Balanço final
O evento foi bastante elogiado pelos pilotos, espectadores e colaboradores. Começou no horário previsto e encerrou com cerca de 30 minutos de atraso. Os pilotos apresentaram excelente comportamento dentro e fora das pistas, seguindo com zelo as orientações passadas pela organização, e entendendo que o foco do evento é a diversão.
Na pista, alguns incidentes já citados, fruto da inexperiência de alguns pilotos. Vários também tomaram punição por entrada perigosa nos boxes, a organização reforçará orientações a respeito deste tópico nas próximas oportunidades. O desempenho de ambas as categorias foi nivelado, com tempos de volta dentro de um intervalo de cerca de 3 segundos, entre o mais rápido e o mais lento.
A equipe de trabalho estava bem alinhada e cumpriu com suas tarefas da melhor forma possível. O regulamento funcionou bem. O saldo final do evento foi bastante positivo.
Fotos
Confira as fotos do torneio na página inicial do mesmo.
CLIQUE AQUI E ACESSE A PÁGINA DO CAMPEONATO
Redação: @lpfiuzza
Fotos: @pauloapocalypse
Organização: @lp1kart