Piloto conduz sua participação com sabedoria para cravar mais um título em sua trajetória
Mais um capítulo do Grand Prix LP1 foi escrito. Realizada neste sábado (5) no Kartódromo de Betim a 10ª edição, é um torneio simples com duas corridas curtas na sequência, ambas no Traçado 1 normal, e onde podem participar pilotos novatos e experientes.
Bernardo Thadeu, um dos pilotos mais vitoriosos no universo do LP1 Kart Racing, levou mais este título para casa. O experiente piloto traçou uma estratégia específica para o formato do torneio, e no fim das contas foi o grande campeão.
+ CLIQUE AQUI e confira as edições anteriores do Grand Prix LP1
+ Siga as notícias dos torneios LP1 no Instagram e no Facebook do LP1 Kart Racing
Corrida 1
Bernardo cravou a pole-position na tomada de tempo. Manteve a primeira posição na primeira volta, mas depois tirou o pé para ajudar o amigo Victor Pousa, que àquela altura estava lutando pela quinta colocação.
Na ponta, Estevão Luiz e Bruno Moura dispararam na frente, ficando em P1 e P2 sem qualquer ameaça dos colegas. Estevão era o atual campeão do Grand Prix LP1, a edição anterior foi realizada em julho, também em Betim.
A disputa entre os demais pilotos foi bastante apertada, e com muitas trocas de posições. Nas voltas finais o pelotão se separou em dois: o primeiro grupo de pilotos do 3º ao 8º, e o outro grupo do 9º ao 15º. A estratégia de Bernardo de escoltar Victor deu certo, eles chegaram em quinto e quarto, respectivamente, atrás de José Ribeiro (3º). A melhor volta foi de Bernardo, o único a fazer tempo na casa de 1:04.
Completaram os 10 primeiros Yuri Xavier, Remerson Alves, João Lúcio, Nico Páez e Eduardo Basques. Vale destacar que Remerson e João Lúcio eram estreantes na pista de Betim, tendo seu primeiro contato com o kartódromo poucas horas antes, em um treino.
Nesta corrida era fundamental ficar entre os 10 primeiros, para ter vantagem na largada escalonada da segunda corrida: dada a bandeirada, os 10 primeiros partem para a corrida de 15 minutos, os demais só são liberados após cinco segundos.
Corrida 2
Da primeira para a segunda corrida houve inversão dos karts, de acordo com a melhor volta registrada por cada um. Por exemplo, Bernardo Thadeu fez a melhor volta na corrida 1, e na segunda corrida foi com o kart que registrou o pior tempo, independentemente da posição de chegada do piloto. Já o grid foi montado de acordo com o resultado da primeira corrida.
Neste quesito, os pilotos fora do TOP10 tinham mais chances de pegar karts bons, o que se confirmou pelo menos com Warley Alvarenga e Mateus Alves. Eles largaram em 11º e 12º, e na terceira volta já estavam colados nos dez primeiros.
Lá na frente, Victor e Bernardo superaram os adversários e abriram distância na ponta. Bruno Moura seguiu isolado em terceiro, e José Ribeiro se estabeleceu em quarto após algumas disputas. Atrás dele o bicho pegou, parecia final de campeonato nacional! Após trocas de posições e algumas confusões, Nico Páez pulou pra quinto. Léo Mapa alcançou o sexto lugar e partiu em busca do quinto, o alcançando na volta final e cruzando a linha de chegada praticamente lado a lado. Léo fez a melhor volta dessa corrida, ele havia largado em 19º.
A foto de capa desta reportagem mostra o pódio final da competição, com Bernardo, Victor, Bruno, José e Nico, nesta ordem.
Mateus Alves teve uma corrida intensa, rodou quando lutava pela décima posição, voltou, buscou os adversários e finalizou num ótimo sétimo lugar, seguido de perto por Ary Buono e Nicolas Roque.
A décima colocação ficou com Artur Nunes, outro que estava estreando na pista. Os dez primeiros ganharam troféus.
Bernardo campeão!
Bernardo Thadeu possui títulos no Super KM e Copa Centro-oeste MG, campeonatos organizados pelo LP1. Piloto experiente e muito astuto, encara as corridas de kart como jogos de xadrez, traçando sempre a estratégia ideal para cada situação.
O título no Grand Prix LP1 aumenta sua coleção de conquistas por aqui.
“É um campeonato que mistura os veteranos com os novatos, isso é bom pois faz os veteranos ficarem espertos com os novatos que estão chegando com força total, e ajuda a treinar os novatos. Na primeira corrida fizemos estratégia de ficar o mais bem posicionado possível, sem se preocupar com o primeiro lugar, e na segunda corrida onde valia, aí jogamos pesado e conseguimos a vitória“, comentou Bernardo, reforçando a ideia de uma estratégia pensada em conjunto com Victor Pousa. Os dois andaram juntos o tempo inteiro nas duas corridas.
Avaliação geral do evento
O cronograma proposto foi cumprido com tranquilidade. O regulamento agradou, e funcionou bem.
Dentro da pista, a ansiedade de alguns pilotos atrapalhou bastante. Houve mais incidentes que o desejado, mas nada com gravidade.
A mescla de pilotos iniciantes e experientes foi boa para dar uma bagagem maior aos novatos. O LP1 Kart Racing agradece a participação de todos e já aguarda a presença de todos nas competições da próxima temporada.
Resultados oficiais
Os resultados oficiais podem ser conferidos aqui no site, na página do Grand Prix LP1.
CLIQUE AQUI E ACESSE A PÁGINA DO CAMPEONATO
Fotos
Confira na seção “Fotos” na página inicial do site.
CLIQUE AQUI E ACESSE A PÁGINA DO CAMPEONATO
Redação e fotos: @lpfiuzza
Organização: @lp1kart
Patrocínio:
@minascopy.com.br – Inteligência em outsourcing e gestão de processos
@transfermixbh – Produtos personalizados para seu evento ou festa
@paivadesignhelmets – Pinturas personalizadas de capacetes
@paddocksportracer – Macacões e acessórios para pilotos
@avistvistorias – Vistoria cautelar automotiva
@pedroking21 – Vídeomaker
@chronosenergy – Energético 100% natural
@hakkah.br – Marketing Digital