Saiba como foi a campanha da piloto rumo ao seu primeiro título no kartismo; confira também as principais destaques desta edição
A oitava edição do Balance in Corpus Athena Kart foi encerrada em novembro, com a etapa final realizada sob chuva no Kartódromo de Betim.
E o campeonato do LP1 Kart Racing exclusivo para mulheres tem uma nova campeã: Thatiany Nunes teve uma campanha impecável, dominante do início ao fim, e ao final das cinco etapas conquistou seu primeiro título no kartismo.
Saiba mais sobre a trajetória de Thatiany ao longo do campeonato e também quais as outras pilotos que mais se destacaram no semestre!
Thati campeã!
Thatiany Nunes estreou no Athena kart semestre passado, já cravando bons resultados. Dois pódios nas três primeiras etapas. Mas no fim das contas não terminou o campeonato sequer entre as 10 melhores, devido a ausências nas últimas duas corridas.
Semestre novo, “agora é pra valer”. E foi! Duas vitórias, e todas as corridas terminadas entre as 10 primeiras. Na última etapa, já com o título praticamente em mãos, foi bastante cautelosa na chuva e recebeu a bandeirada na oitava colocação.
Thati soma apenas duas participações no Athena kart e já entra para a galeria de campeãs, e sua ida para os campeonatos mistos de Super kart em 2023 não permitirá que ela incremente seus números no histórico geral do campeonato, que é totalmente dominado por Larissa Lott: mais corridas disputadas (32), mais pontos conquistados (725), mais corridas finalizadas no TOP10 (30), mais pódios (22), mais pole-positions (7), mais vitórias (8) e mais melhores voltas (7). Larissa não disputou o Athena neste semestre. Devido ao caráter formador do grupo, as pilotos que se destacam acabam não permanecendo por muito tempo, migrando rapidamente para os campeonatos de Super kart. Estes números de Larissa Lott dificilmente serão batidos.
+ Confira aqui o histórico geral de pilotos do Athena kart!
+ Acompanhe as notícias do Balance in Corpus Athena kart nas redes sociais: Instagram e no Facebook
Com a palavra, a campeã!
“Estou muito feliz! Primeiramente agradecer ao organizador, foi um campeonato maravilhoso, minha segunda vez participando e foi um prazer. Agradecer ao meu marido Bruno Nunes, que sempre me apoiou, incentivou e ensinou… ele estudava comigo cada traçado, torcia e sofria junto, mesmo estando longe… Ao Guilherme Rotheia, meu mestre, me ensinou muito pra eu chegar onde eu cheguei. À Silvinha e toda a equipe Kartlangas, que me abraçou e está comigo sempre. Aos amigos Rodrigo Salvador e Julim por dicas preciosas de pista. Campeã com muita dedicação, esforço, apoio e ajuda de tantas pessoas… Obrigada!”, declarou Thatiany em entrevista após o término da última etapa do campeonato, e fazendo questão de destacar as pessoas que foram importantes em sua trajetória.
Thatiany começou a andar de kart no final de 2021, e além do Athena kart já está se aventurando em competições de Super kart, aproveitando toda e qualquer oportunidade como grandes aprendizados. Em 2023 ela estará em dois campeonatos de Super kart do LP1. A foto de capa desta reportagem mostra a piloto com o troféu de campeã e coroa de louros recebida no encerramento do campeonato.
As cinco melhores do semestre
Aline Carmo, Manu Silva e Izabella de Souza foram sem dúvidas as outras protagonistas deste semestre. As três, juntamente com a campeã, conseguiram terminar todas as corridas entre as 10 melhores.
Aline começou com um 10º lugar e depois emendou quatro pódios seguidos, um deles com a sua tão sonhada e aguardada primeira vitória. Fechou a competição como vice-campeã, nove pontos atrás de Thatiany.
Manu começou o semestre muito bem, com um segundo e um primeiro lugar. Outras duas corridas com TOP10 e mais um pódio na corrida final lhe renderam o 3º lugar geral. Manu é outra que migrará para os outros campeonatos LP1 (de Super kart) ano que vem.
Izabella registrou três pódios neste semestre, um deles na corrida final, e terminou a competição em quarto lugar empatada em pontos com Manu.
A quinta colocada foi uma estreante! Tatiane Ferrum, que conquistou pódio nas últimas 3 corridas, e com direito a vitória na última etapa, certamente foi uma das pilotos que mais cresceu durante o semestre. Tatiane está confirmada para a próxima temporada do Athena!
Outros destaques
A organização sempre frisa que para as estreantes é sempre muito difícil entrar no campeonato já andando no mesmo ritmo das veteranas. Mas além de Tatiane Ferrum, parece que outras pilotos simplesmente ignoraram essa informação…
Juliane Ferrum, Mariana Santos e Karen Rafaella debutaram já levando troféu pra casa (as 10 melhores levam troféu). Juliane com um pódio em 5 etapas, Mariana com dois pódios em 5 etapas , e Karen com dois TOP10 em 5 etapas. As três estão garantidas no campeonato do ano que vem, quando tentarão resultados ainda melhores.
Marina Tinoco fez um semestre um pouco mais regular que os anteriores e enfim ganhou troféu, terminando a competição em décimo lugar, empatada com Karen. Também está confirmada na próxima edição.
Thamara Stella não compareceu à etapa final, mas nem por isso deixará de ser citada. A piloto retornou ao Athena kart após algumas temporadas ausente, e mostrou que ainda é muito boa no volante! Foram dois pódios e outros dois TOP10, rendendo-lhe o sexto lugar geral.
Por fim, a campanha de Deise Souza resume com perfeição o que a organização sempre tenta passar às meninas: é preciso ter paciência, manter a tranquilidade, aproveitar o aprendizado, perguntar tudo o que achar necessário, e persistir. Aos poucos, o aprendizado vem. Deise estreou no campeonato na segunda etapa, quando foi a última colocada em pista. De lá pra cá os resultados só melhoraram, culminando em um expressivo 8º lugar na última corrida, com direito à sua primeira medalha. Ninguém nasce sabendo. Se der tempo ao tempo, o esforço renderá bons frutos.
A partir de fevereiro uma nova edição será iniciada, com pilotos veteranas e estreantes, com o formado de disputa mantido e com a grande novidade de ter etapas em dois kartódromos diferentes (Kartódromo de Betim e RBC Racing).
+ Confira aqui a classificação final do campeonato
Redação: @lpfiuzza
Fotos: @pauloapocalypse
Organização: @lp1kart
Patrocínio:
@balanceincorpus – Fisioterapia especializada em reabilitação e performance
@minascopy.com.br – Inteligência em outsourcing e gestão de processos
@transfermixbh – Produtos personalizados para seu evento ou festa
@paiva_design_helmets – Pinturas personalizadas de capacetes
@paddocksportracer – Macacões e acessórios para pilotos
@avistvistorias – Vistoria cautelar automotiva
@chronosenergy – Energético 100% natural
@pedroking21 – Vídeomaker