Bernardo Silveira conquista título logo em sua estreia; Morelli e Gui Rotheia ampliam seu quadro de conquistas
A 16ª edição do Sport kart foi encerrada no mês de novembro, com a etapa final realizada no Kartódromo de Betim. Mais uma vez contando com 3 categorias, teve disputas equilibradas em todas elas, um campeão inédito e outros dois repetindo o feito de anos anteriores.
Bernardo Silveira estreou na competição já andando na frente o tempo todo, e acabou levando o título na categoria 85kg. Guilherme Morelli apresentou um desempenho bastante sólido e constante e foi campeão com sobras na categoria 100kg. Guilherme Rotheia retornou ao Sport kart após alguns anos ausente e conquistou mais um título, sendo o único piloto em todas as categorias a cravar cinco pódios em cinco corridas nesta edição.
Saiba mais sobre a trajetória dos campeões ao longo deste semestre e também outros pilotos que se destacaram na edição!
O primeiro título de Bernardo
O jovem piloto de 15 anos estreou em campeonatos neste semestre. Antes disso, vinha participando com frequência do Tabajara Kart Clube, grupo de treinos do LP1. O Tabajara certamente teve grande peso na evolução do piloto, que entrou no Sport kart já apto a disputar as primeiras colocações.
Disputando pela categoria 85kg, começou o semestre com um 6º lugar, depois veio uma vitória e outros 3 pódios. Viveu momentos de tensão na corrida final ao se envolver em um incidente e perder posições. Mas se recuperou e fechou a corrida em quinto lugar, garantindo os pontos necessários para conquistar seu primeiro título no esporte.
“Na corrida final larguei em segundo , estava atrás do primeiro o tempo todo, a gente estava conseguindo desenvolver bastante mas me rodaram… Caí pra 12º, consegui fazer uma corrida de recuperação e chegar em quinto e ser campeão! Sobre o campeonato, não tem nem como descrever, foi muito bom e muito disputado, eu e Warley em primeiro e segundo… eu ficava o tempo todo calculando onde eu precisava ficar pra ser campeão, foi bem acirrado, a turma é bem respeitosa, sempre trocando ideia, passando dicas, é muito bom!”, descreveu o jovem piloto em entrevista no dia da final, após a premiação do campeonato. A foto de capa da reportagem mostra Bernardo erguendo o troféu de campeão.
Morelli volta a conquistar título
Campeão na 14ª edição (2021), Guilherme Morelli teve na sequência um semestre um pouco mais frio. Mas pelo menos manteve o bom ritmo de pilotagem, para entrar na 16ª edição novamente com chances de título. Deu certo. Conquistou quatro pódios em cinco etapas. Ainda que não tenha vencido nenhuma das corridas, teve uma campanha confortável na reta final, quando seus principais adversários não pontuaram bem. Fechou a edição com chamativos 19 pontos de vantagem sobre o vice-campeão, na categoria 100kg.
“A esperança do título surgiu na etapa 4, quando o Alexandre Gonçalves levou algumas punições. Ele estava com uma folga boa e aí me deu a chance de disputar o título. Cheguei à final com uns pontos de folga , a corrida foi apertada, o tempo todo disputando posição com todo mundo, foi suado mas deu tudo certo.”, comentou o agora bicampeão do Sport kart.
Gui Rotheia agora é tetra
A categoria Graduados teve várias corridas bastante equilibradas ao longo do semestre. Mas Guilherme Rotheia conseguiu cravar cinco resultados bons, com duas vitórias e outros três pódios, além de pontos de bônus por pole-position e melhor volta. Este foi seu grande diferencial em relação aos colegas, que oscilaram mais e revezaram resultados muito bons com outros medianos.. Guilherme fechou o semestre com incríveis 120 pontos, 23 à frente do segundo colocado.
Mesmo não tendo uma carreira tão longeva no Sport kart até o momento (participou de 4 edições, em todas elas terminou com o título), já possui marcas expressivas como o maior número de pódios (18), pole-positions (9), vitórias (11) e melhores voltas (6). As outras marcas importantes ainda estão nas mãos de Danilo Durães, fundador e primeiro presidente do Sport kart: ele possui maior quantidade de corridas disputadas (71), mais pontos (1.170) e mais TOP10 (43).
+ Confira aqui o histórico geral de pilotos do Sport kart!
+ Acompanhe as notícias do Sport kart nas redes sociais do LP1: Instagram e no Facebook
“A última corrida foi bem disputada, estávamos nós 4 [Guilherme, Rafael Teixeira, Milton Santos e Adriano Reis] disputando o tempo todo e conseguimos nos distanciar do bolo. Mais uma vez foi uma corrida muito boa, o campeonato como um todo muito disputado, pessoal se respeitando muito em pista, é uma das principais coisas que a gente preza no Sport kart. Pude levar o tetracampeonato, vamos ano que vem tentar buscar o penta e depois o hexa na virada do ano!”, projetou o piloto, que já possui dezenas de títulos em seu currículo, tanto nos campeonatos LP1 quanto em outras competições locais e nacionais. Tanto ele quanto os outros dois campeões já estão confirmados na próxima edição do Sport kart, todos eles correrão na categoria Graduados.
Destaques categoria 85kg
Warley Alvarenga alimentou as chances de título até o fim. Correndo no Sport kart pela segunda vez, conquistou três pódios neste semestre e fechou o ano com o vice-campeonato. Sem dúvidas um dos protagonistas do campeonato, também está garantido pro ano que vem.
Bruno Mourão e Miller Fernandes, ambos também competindo pela segunda vez, terminaram em terceiro e quarto, respectivamente. Ambos com três pódios. Vale destacar que Miller venceu a corrida final.
Didi Souza, veterano que participou da primeira edição do Sport kart em 2015 e de lá pra cá participa sempre que pode, terminou em quinto lugar, mostrando que ainda é bom de roda. Também conquistou três pódios ao longo do campeonato.
Repleta de estreantes, a categoria 85kg teve vários deles dando bastante trabalho. Além de Bernardo (o campeão), Lucas Starling (6º), Mateus Alves (7º), Renzo Bragança (9º) e João Pedro Vasconcellos (10º) também debutaram finalizando o campeonato entre os 10 primeiros, todos eles com pelo menos um pódio conquistado em uma das corridas. Lucas Ferreira completou o time dos 10 melhores, o piloto que é um pouco mais experiente, apostou na constância com quatro corridas terminadas no TOP10 para levar troféu pra casa – no Sport kart assim como em todos os campeonatos LP1, os 10 melhores ao final do semestre ganham troféus.
Foi no geral um campeonato bem equilibrado, com 19 dos 25 pilotos terminando pelo menos uma corrida entre os 10 primeiros.
+ Confira aqui a classificação final do campeonato
Destaques categoria 100kg
Alexandre Gonçalves em termos de desempenho foi um dos maiores destaques nesta categoria. Com dois pódios nas duas primeiras corridas, tinha tudo para tentar levar o título. Porém uma punição e uma ausência nas duas etapas finais derrubaram o piloto na classificação final, onde terminou em oitavo lugar. Ao menos levou troféu pra casa, e na próxima edição estará de novo na luta pelo título.
Carlos Eugênio (2º), Luís Baia (3º) e Lucas Reis (4º) cresceram bastante neste semestre graças também aos treinamentos no Tabajara, com Carlos e Luís vencendo corridas, e Lucas conquistando dois pódios aqui no Sport kart. Luís e Lucas estão inscritos para o próximo ano.
Túlio Souza completou o time dos cinco melhores do campeonato, em quinto lugar, graças ao pódio conquistado na corrida final. É um piloto que está frequentemente entre os melhores, e ano que vem também estará novamente no campeonato.
José Luiz foi o melhor estreante e único a terminar esta categoria entre os 10 primeiros – diferentemente da categoria 85kg, nesta a quantidade de novatos foi bem menor. O piloto conquistou dois pódios em corridas. José Ribeiro, Euclésio Bonfim e Clessius Jayme, também estreantes, apesar de terem terminado a competição em posições mais modestas conquistaram pódio em pelo menos uma das corridas.
Mateus Palhano (7º), Daniel Paixão (9º) e Bruno Tomazelli (10º) completaram o TOP10 da categoria. Daniel venceu uma das corridas, Mateus conquistou um pódio, e Bruno terminou 4 das 5 corridas entre os dez primeiros. Nesta categoria, 21 de 27 pilotos conquistaram TOP10 em pelo menos uma das etapas.
Destaques categoria Graduados
O então campeão Rafael Teixeira continuou dando bastante trabalho, e desta vez terminou a competição em segundo lugar, cinco pontos à frente de Ramon Tancredo. Ambos com três pódios em cinco corridas. Detalhe que Rafael venceu duas corridas.
Milton Santos terminou em quarto, com dois pódios no semestre. Logo atrás dele dois estreantes: Bernardo Thadeu em quinto, com 3 pódios, e Adriano Reis em sexto com dois pódios. A diferença de Bernardo para Adriano foi de apenas um ponto! Rafael, Ramon, Milton e Bernardo estão confirmados para a próxima edição, garantindo altíssimo nível na principal categoria do Sport kart.
O TOP10 teve ainda Léo Haiduck, Rogério Ferrum, Rodrigo Rotheia e Alexandre Gonçalves, nesta ordem. Todos eles conquistaram pelo menos um pódio no campeonato. Alexandre foi além e ganhou também uma das corridas. Nesta categoria, 17 pilotos de um total de 26 conquistaram TOP10 em pelo menos uma corrida.
A partir de fevereiro uma nova edição será iniciada, com pilotos veteranos e estreantes, com o formado de disputa mantido e voltando a ter corridas em dois kartódromos diferentes (Kartódromo de Betim e RBC Racing).
Redação: @lpfiuzza
Fotos: @pauloapocalypse
Organização: @lp1kart
Patrocínio:
@minascopy.com.br – Inteligência em outsourcing e gestão de processos
@transfermixbh – Produtos personalizados para seu evento ou festa
@paiva_design_helmets – Pinturas personalizadas de capacetes
@paddocksportracer – Macacões e acessórios para pilotos
@avistvistorias – Vistoria cautelar automotiva
@chronosenergy – Energético 100% natural
@pedroking21 – Vídeomaker