Luiz Coppoli, Alexandre Gonçalves e Guilherme Rotheia vencem Etapa 1 do 17º Sport kart

Compartilhe com os amigos!
Luiz é estreante e já começa com o pé direito; Alexandre e Guilherme querem repetir a boa campanha do ano passado

O Sport kart deu início a mais uma temporada no último domingo (12). A primeira etapa da 17ª edição foi realizada no Kartódromo de Betim, utilizando o Traçado 1 normal. O regulamento é o mesmo do ano passado, exceto pela divisão dos pilotos nas categorias: agora são “Acesso”, “Intermediária” e “Graduados”, com regras de promoção e descenso a cada semestre.

Na categoria de Acesso, que é formada em sua maioria por pilotos estreantes, brilhou a estrela de Luiz Coppoli. Primeira participação dele nos campeonatos LP1 já com desempenho vistoso e vitória no currículo. Na Intermediária e Graduados, vitórias de Alexandre Gonçalves e Guilherme Rotheia, pilotos que tiveram bastante destaque ano passado.

O campeonato está só começando e este é apenas o início de belas histórias que serão escritas ao longo da temporada.

Luiz estreia com vitória

O início de temporada dos sonhos para qualquer piloto: disputar a primeira corrida e ser competitivo é sempre um alívio para os estreantes. Pois sempre há o temor por parte deles de “não dar conta”, de “não estar preparado”, e outras bobagens desmotivacionais.

O LP1 Kart Racing possui muitos projetos, grupos de kart para todos os públicos, e esse amplo trabalho desenvolvido no kartismo acaba fazendo uma triagem natural nos pilotos. Aqueles que entram para um campeonato regular, mesmo que em uma categoria de iniciantes, sempre estão aptos a disputar em bom nível.

Foi o que pôde ser visto na pista domingo. Alguns erros bobos em disputas sim, afinal são pilotos com pouca experiência. Mas todo mundo bastante consciente, usando técnicas corretas e pilotando em um bom ritmo – na categoria de Acesso quase 90% dos pilotos fizeram tempos de volta a menos de 2 segundos do piloto mais rápido.

Luiz Coppoli largou na primeira fila, assumiu a ponta e liderou até o fim. Uma redenção um dia após fazer um treino onde o resultado não foi expressivo.

“Ontem foi um dia um pouco difícil. [Para o campeonato] vim bem concentrado, consegui tempo bom na tomada de tempo, larguei bem e deu pra fazer uma prova irretocável. Fiquei em P1, foi um grande prazer, mês que vem tem mais! Depois de um treino não tão bom, o jeito foi estudar um pouco mais a pista e saber como frear e acelerar no momento ideal. A gente viu que assim dava pra conseguir voltas melhores em vez de ficar afobado e querer usar menos freio”, comentou o vencedor em entrevista após a corrida. A foto de capa desta reportagem mostra o pódio da Categoria Acesso.

Destaques Categoria Acesso

Rafael Soares foi outro estreante que começou muito bem. Fez trenzinho com Luiz do início ao fim e não deu chance para os rivais – abriram mais de 7 segundos de vantagem na ponta. Rafael fez ainda a melhor volta da corrida.

O pódio teve ainda Renato Lopes, Pedro Pacheco e Marcelo Soares, todos estreantes. Renato e Pedro correram de uma forma tão discreta que passaram despercebido, como bons mineiros que sempre “comem quieto”. Marcelo começou a corrida em terceiro, mas perdeu contato com os líderes e ainda foi ultrapassado por dois colegas. Tentou recuperar cruzando a linha de chegada praticamente ao lado de Pedro, mas ficou mesmo em quinto lugar.

Bernardo Salim fez a pole-position e chegou em sexto lugar, o piloto perdeu um pouco de tempo na largada.

Marcelle Guimarães honrou o reduzido time dos não-estreantes ao finalizar em nono lugar. A piloto estreou no Sport kart no semestre passado e este é até o momento seu melhor resultado. Fez uma corrida de alto nível e bastante inteligente, tentando dar prioridade ao bom rendimento e evitando disputas.

Juliane Ferrum, estreante, é a outra mulher inscrita no Sport kart. Também fez uma corrida incrível e com muitas ultrapassagens, recebeu a bandeirada em 11º lugar dentre 24 pilotos.

O grupo dos 10 primeiros teve ainda Rafael Tiolas (7º), Rafael Silva (8º) e Brayan Rocha (10º).

+ Acompanhe as notícias do Sport kart nas redes sociais: Instagram e no Facebook

TOP10 Acesso

1º Luiz Coppoli
2º Rafael Soares
3º Renato Lopes
4º Pedro Pacheco
5º Marcelo Soares
6º Bernardo Salim
7º Rafael Tiolas
8º Rafael Silva
9º Marcelle Guimarães
10º Brayan Rocha

Pódio secundário da categoria Acesso etapa 1, com os pilotos de 6º a 10º

Alexandre começa o ano com vitória

Alexandre Gonçalves foi um piloto que no semestre passado apresentou excelente desempenho, inclusive ganhando uma corrida, mas no contexto geral do campeonato teve tropeços que culminaram em um oitavo lugar geral.

Mais uma vez ele demonstra bom ritmo, com pole-position e vitória, e na Categoria Intermediária já é o homem a ser batido.

“O kart estava bom… Larguei em primeiro, na largada a embreagem estava legal. Durante a corrida os pilotos em segundo e terceiro estavam aproximando e com kart bom também, apertei o passo e fui primeiro de ponta a ponta. Corri sozinho o tempo inteiro, faltou alguém para empurrar e fazer tempo bom. A pista estava boa, deu tudo certo!”, resumiu o vencedor, que já soma 32 pontos na liderança de sua categoria, cinco à frente do segundo colocado.

Pódio da Categoria Intermediária – Alexandre Gonçalves vence a primeira do ano

Destaques Categoria Intermediária

Repleta de pilotos veteranos, teve Mateus Alves, Arthur Di Blasio, Diego Martins e Lucas Rodrigues conquistando o pódio. Primeiro troféu de Lucas no Sport kart! Arthur fez também a melhor volta da corrida.

José Luiz (6º) andou colado com os caras à frente a corrida inteira e por pouco não consegue um lugar no pódio. Helton Luiz fez uma corrida brilhante, recebeu a bandeirada em segundo, mas foi punido com acréscimo de 10 segundos por não bater o peso mínimo. A punição realocou o piloto para o sétimo lugar.

Completaram os 10 primeiros José Ribeiro (8º), que largou entre os primeiros mas largou muito mal e passou a corrida inteira lutando no pelotão intermediário, Juciê Abreu (9º) e Fabiano Oliveira (10º). Este último é um dos pilotos com maior número de participações no Sport kart.

Único estreante na categoria, Thiago Oliveira terminou a corrida em um digno 12º lugar, mostrando que tem condições de estar entre os melhores. O ritmo de corrida dos doze primeiros foi bem forte, e se continuarem assim a Categoria Graduados no próximo semestre será pequena para tanto piloto bom!

Pódio secundário Categoria Intermediária, etapa 1

TOP10 Intermediária

1º Alexandre Gonçalves
2º Mateus Alves
3º Arthur Di Blasio
4º Diego Martins
5º Lucas Rodrigues
6º José Luiz
7º Helton Luiz
8º José Ribeiro
9º Juciê Abreu
10º Fabiano Oliveira

Gui Rotheia começa o semestre como está acostumado

Com pole e vitória, é claro! Os adversários que lutem… O melhor piloto de Minas na atualidade continua on fire, fez mais uma exibição de gala e parte em busca de mais um título na competição.

“Consegui fazer uma boa tomada de tempo junto com meu pai [Rodrigo Rotheia], meu kart ficou um pouco na largada e demoramos para nos encontrar na corrida. Conseguimos retomar o P1 e P2, deu tudo certo. O Bernardo Thadeu me empurrou um pouco durante a corrida, meu kart estava ruim, o Bernardo tinha mais motor mas não era bom de curva. Chegamos juntos em P1, P2 e P3, com cabeça consciente para distanciar do restante do pessoal.”, declarou o atual campeão.

Pódio Categoria Graduados, Etapa 1

Destaques Categoria Graduados

O trenzinho dos ponteiros também teve a presença de Ramon Tancredo, que inclusive fez a melhor volta da corrida. Guilherme, Rodrigo, Bernardo e Ramon finalizaram a corrida colados.

O estreante Thiago Jardim também fez bonito, escoltando os primeiros colocados durante boa parte da corrida, e finalizando em quinto lugar após perder contato com os colegas nas voltas finais. Também é candidato a muitos pódios e vitórias no campeonato!

Rildo Wendel está de volta ao Sport kart após um angustiante hiato de 6 anos. Ícone do campeonato em seus primeiros anos, chegando a ser vice-campeão em uma das edições, o experiente piloto fez uma boa corrida e terminou em 7º lugar, no meio do segundo pelotão da corrida que teve ainda Milton Santos (6º), Guilherme Morelli (8º), Bruno Moura (9º) e Bernardo Penna (10º), todos recebendo a bandeirada juntos.

Uma das categorias mais fortes de toda a história do Sport kart, a Graduados ainda viu nesta corrida seus 25 pilotos fazerem tempos de volta dentro do mesmo segundo, algo muito difícil de acontecer. O campeonato além de difícil certamente será bastante equilibrado.

A próxima etapa está agendada para o mês de março, também no Kartódromo de Betim.

Pódio secundário Categoria Graduados, etapa 1

+ Confira aqui os resultados oficiais da etapa e a classificação atualizada do campeonato
+ Confira as fotos da etapa e também de etapas anteriores neste link, na seção FOTOS.

Redação: @lpfiuzza
Fotos: @pauloapocalypse
Organização: @lp1kart

Patrocínio:
@minascopy.com.br – Minascopy, inteligência em outsourcing e gestão de processos
@rsimobiliaria – RS imobiliária, compra, venda e aluguel de imóveis
@ferrum_comercial – Ferrum, serviço e indústria de ferro
@avistvistorias – Avist, vistoria cautelar automotiva
Hakkah marketing digital

Compartilhe com os amigos!
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com