Eynar Chagas é o grande campeão do LP1 Acelera! 2023

Compartilhe com os amigos!
Torneio Nacional contou com 103 pilotos de 7 Estados

A terceira edição do LP1 Acelera! foi realizada no último sábado (15), no Kartódromo de Betim. As corridas começaram às 8h da manhã e se estenderam até as 15h, divididas em quatro fases distintas e eliminatórias. Iniciando com 103 pilotos, apenas 20 chegaram à final, que foi disputada em corrida única. Os 10 melhores da corrida levaram troféus, e o vencedor foi coroado com um título Nacional que vem ganhando cada vez mais importância e notoriedade no cenário do rental kart.

Formato de disputa

Bateria única com 5 minutos de tomada de tempo e 25 minutos de corrida no Traçado 1 normal. Um pitstop obrigatório com troca de kart, com tempo mínimo base de 4 minutos. Ao longo da competição os pilotos com bons resultados foram acumulando bônus, que se converteram em desconto no tempo de parada. Léo Oliveira por exemplo chegou à final com 11 segundos de bônus, podendo fazer o pitstop com 3:49.

Eynar, campeão do LP1 Acelera! 2023

Desde a tomada de tempo Eynar Chagas mostrou que o dia era dele. Marcou a pole-position, liderou praticamente a corrida inteira, teve uma corrida tranquila, não errou o pitstop, e garantiu seu primeiro título nas competições LP1.

Eynar é bastante experiente, mas passou os últimos 3 anos afastado do esporte. Voltou recentemente, ainda não está participando de campeonatos regulares, mas certamente essa conquista será o empurrãozinho que faltava para o piloto voltar a ser frequente nas pistas.

“Estou muito feliz, satisfeito demais e emocionado, não esperava chegar em primeiro nesse meu retorno. Minha equipe de endurances [Minas Racing] também está aqui, tive uma ajuda muito grande do Roberto Ferreira, Lucas Bessas, o Wenceslau está aqui também [Wenceslau Moura não participou, mas compareceu ao Kartódromo de Betim para prestigiar o evento e torcer pelos amigos]. É isso aí… vamos partir pra cima, correr as 500 milhas também e ver o que acontece. Quero agradecer ao Lucas [organizador] pelo evento e oportunidade.”, declarou o campeão em entrevista após a corrida. A foto de capa desta reportagem mostra Eynar ostentando seus dois troféus: o de campeão geral e o de campeão da sub-categoria sênior.

Pódio da grande final do LP1 Acelera! 2023

+ Acompanhe as notícias do LP1 Acelera! nas redes sociais: Instagram e no Facebook

A corrida

Eynar e Roberto Ferreira largaram na primeira fila. Com um ritmo muito forte, abriram bastante distância do restante da turma. Eynar tinha um bônus de 4 segundos, mas não os utilizou, fazendo o pitstop na casa de 4:00. Roberto parou em um outro momento da corrida, sinalizou durante o pitstop que teve dificuldades para cronometrar a parada, mas mesmo assim fez uma parada válida com 4:02. Possuía substanciais 9 segundos de bônus para usar, não só perdeu a chance de lutar pelo título como acabou caindo para quinto lugar. Roberto fez a melhor volta da corrida com 1:04.831.

O formato de disputa da final proporciona uma corrida muito mais tranquila que as demais. No decorrer das disputas os pilotos foram se espalhando pela pista, fazendo suas estratégias e andando junto com os colegas quando conveniente. Alexandre Vieira teve uma quebra de kart logo na segunda volta, mas conseguiu fazer o pitstop naquele momento e voltar pra pista. Voltou fritando, e ainda salvou um heroico quarto lugar geral.

Dan Bicalho foi outro que andou muito bem durante todo o sábado, conquistando P2 na classificatória, na semifinal e também na final. Nesta temporada não está disputando os campeonatos regulares LP1, mas é bem frequente no Tabajara Kart Clube, onde está inclusive lutando pelo título. Dan cruzou a linha de chegada na final do Acelera! a 4 segundos de Eynar. Tinha 8 segundos de bônus para usar, e usou grande parte dele, marcando um pitstop de 3:56. Será que se tivesse usado todo o bônus Dan conseguiria ultrapassar Eynar e ser campeão?

Vincenzo Sirianni também fez ótima corrida, largou em sétimo e finalizou em terceiro. Tinha 5 segundos de bônus para usar no pitstop, mas não usou (pitstop de 4:01).

Na sequência chegaram Lucas Bessas, Rafael Cantoni, Bernardo Silveira, Adriano Lima e Luiz Fernando Batman.

Melhor piloto das fases anteriores, Léo Oliveira ficou pelo caminho, abandonando a disputa a duas voltas do fim.

Pódio secundário da final do LP1 Acelera! 2023, com os pilotos de 6º a 10º

+ Perdeu a Transmissão ao Vivo? O vídeo na íntegra continua disponível no YouTube, acesse e assista! CLIQUE AQUI 

Campeões das sub-categorias

O LP1 Acelera! é disputado em categoria única. Porém este ano foram premiadas quatro sub-categorias distintas, cada piloto participante automaticamente já concorria a uma ou mais sub-categorias, de acordo com o perfil de cada um.

A Campeã feminina foi Isabel Costa, que acabou encerrando sua participação na semifinal. A piloto anda de kart há 5 anos, começou no campeonato feminino do LP1, e recentemente se mudou para Brasília. Veio especialmente para correr no Acelera! e tentar melhorar sua marca do ano anterior.

“Foi ótimo pois eu esperava um avanço em relação ao ano passado. Em 2022 não passei para as semifinais, mas fui à final através da repescagem. Este ano fui pra semi, foi um avanço em relação ao ano passado por ter conseguido uma boa colocação na classificatória. Estou muito feliz de ter conseguido vir participar e conseguir esta colocação, ganhar entre as meninas, foi muito gratificante pra mim.!”, comentou a campeã.

O Campeão sênior (pilotos com 45+ anos de idade) foi Eynar Chagas, o piloto acumulou dois títulos em um único torneio.

O Campeão forasteiro (pilotos residentes em cidades a mais de 100km de distância de BH) foi Lucas Bessas, piloto de Nova Serrana (MG). Seu duelo na final foi contra o capixaba Guido Arthur, ou Guido Power para os íntimos (leia o nome na ordem inversa para entender a piada, mas cuidado para não ler em voz alta perto de outras pessoas). Guido vinha bem na corrida e ia disputar diretamente em pista o título de forasteiro contra Lucas, mas teve uma quebra de kart na parte final da corrida.

O Campeão estreante (melhor piloto fora do TOP10 que nunca havia participado do LP1 Acelera!) foi Ary Buono, que terminou a corrida em 13º lugar. Ary corre atualmente no Super KM e no Tabajara. Sua campanha no LP1 Acelera! 2023 incluiu uma pole-position e dois pódios nas fases iniciais da competição.

Lucas Bessas, campeão forasteiro do LP1 Acelera! 2023
Ary Buono, campeão estreante do LP1 Acelera! 2023
Isabel Costa, campeã feminina do LP1 Acelera! 2023

A próxima edição do LP1 Acelera! acontecerá em abril de 2024. A confirmação da data e o anúncio de novidades para a próxima edição acontecerá em meados de setembro.

+ Confira aqui os resultados de todas as corridas realizadas e também a classificação final do torneio
+ Confira as fotos do torneio neste link, na seção FOTOS.

Redação: @lpfiuzza
Fotos: @pauloapocalypse e @tonafoliabh
Organização: @lp1kart

Patrocínio:
@minascopy.com.br
@rsimobiliaria
@ferrum_comercial
@avistvistorias
@guirotheia
@transfermixbh
@istpayoficial
@fatvlive
@areatabrasil
@kartodromobetim
@cbsportsmanaus
www.hakkah.com.br

Compartilhe com os amigos!
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com