Oitava edição terminou na última quinta-feira (15)
O Super KM é o campeonato semestral do LP1 Kart Racing que acontece às quintas-feiras à noite. Na última semana foi realizada a grande final da 8ª edição, que teve Bernardo Thadeu como campeão geral e a Equipe Spyker como vencedora na competição paralela por equipes.
Foram 24 pilotos, 5 etapas em dois kartódromos e muito equilíbrio: 23 competidores conquistaram TOP10 em pelo menos uma das etapas. Bernardo Thadeu mostrou superioridade e levou o título, sua quarta conquista na competição.
É tetra!
Bernardo Thadeu começou o ano no topo da tabela com vitória na primeira etapa. Perdeu a liderança quando teve problemas com seu kart na terceira etapa, na qual sequer largou para a disputa da corrida. Depois disso, mais dois pódios e o título com mais de 10 pontos de vantagem. Bernardo “tem a senha” para o sucesso no Super KM, vai a cada semestre incrementando seus já incríveis números, e a partir de julho será novamente o cara a ser batido.
“Nesta última corrida a disputa ainda estava em aberto. Não dei muita sorte com o kart, ele estava saindo muito de frente. Consegui trabalhar o kart, no final a turma chegou e consegui segurar e manter a terceira posição que era o objetivo desta corrida.”, detalhou o campeão em entrevista após a corrida final. Bernardo havia chegado à última etapa na liderança da competição, mas em virtude do resultado ruim na Etapa 3, precisava somar bons pontos para garantir o título.
Com a pole-positon e o terceiro lugar na corrida, o objetivo foi alcançado. Campeão com 121 pontos contra 109 do vice-campeão, seu irmão Gabriel Thadeu.
“O Super KM é o campeonato mais especial que tem, as dinâmicas de cada etapa são o que dão o tempero, elas trazem mais competitividade pro campeonato. É uma competição que me fez evoluir muito no kartismo… É um campeonato mais estratégico, eu gosto muito disso!”, completou Bernardo, quando questionado se o Super KM é um campeonato que “faz o piloto pensar”.
+ Acompanhe as notícias do Super KM nas redes sociais do LP1: Instagram e no Facebook
Destaques do campeonato
Os pilotos Gabriel Thadeu e Vincenzo Sirianni chegaram à final com chances de título. Gabriel costuma ocupar posições de destaque na competição, já possui vitórias e muitos pódios no Super KM. Vincenzo era estreante, teve uma primeira etapa ruim, mas emendou três pódios consecutivos.
Na corrida derradeira, Gabriel teve ótimo desempenho. Mas para levar o título dependia de um resultado ruim de seu irmão, o que não aconteceu. Gabriel chegou em segundo e fechou com o vice-campeonato, com três pódios no total (um deles com vitória). De quebra, foi peça fundamental no título de seu time na disputa paralela por equipes: a Equipe Spyker (formada por Bernardo Thadeu, Gabriel Thadeu e Lucas Starling) conquistou nesta edição seu segundo título consecutivo.
Vincenzo não deu sorte na final, terminou entre os últimos, mas pôde descartar este resultado e salvar o terceiro lugar geral, sendo também o melhor Estreante desta edição.
Saulo Vieira e Bruno Nunes conquistaram pódio na final e terminaram o semestre em quarto e quinto, respectivamente, ambos com três pódios em cinco corridas. É sempre bom lembrar que Saulo já possui títulos (individual e por equipes) no Super KM. A foto de capa desta reportagem mostra o pódio principal da competição, com os cinco melhores colocados.
O grupo dos 10 melhores teve outros três estreantes. Marcelo Augusto (campeão do The Kart em 2022) terminou em sexto com quatro TOP10 em cinco etapas. Lucas Starling (destaque no Tabajara Kart Clube em 2022) terminou em sétimo, com um pódio e mais um TOP10 no semestre. Gabriel Lima (destaque nos campeonatos LP1 em anos anteriores) finalizou em décimo, com apenas um pódio. Mas não foi um pódio qualquer: foi uma vitória, logo na etapa final. Gabriel inclusive cravou um feito raro: pouquíssimas vezes em qualquer campeonato do LP1 um piloto subiu 11 posições numa etapa final.
Joanes Peixoto (8º) e Peter Silva (9º) completaram o time dos que levaram troféu pra casa. Ambos conquistaram dois TOP10 ao longo da competição.
+ Confira aqui os resultados oficiais da etapa e a classificação atualizada do campeonato, individual e por equipes
Balanço final
Foi um campeonato muito mais equilibrado que o normal, o que pode ser comprovado na quantidade de pilotos que conquistaram TOP10 em pelo menos uma das etapas (23 pilotos de um total de 24), e também na baixa pontuação do 10º colocado (60 pontos, normalmente a referência são 65 pontos) bem como na alta pontuação do último colocado (35 pontos).
Outro dado importante foi a presença de todos os pilotos na etapa final, normalmente em todas as etapas de todos os campeonatos há pelo menos uma ausência.
Por fim, os estreantes desta edição chegaram dando bastante trabalho, ganhando corridas e disputando o título. Definitivamente levaram o nível de dificuldade do Super KM para outro patamar.
No mês de julho os pilotos estarão de volta para mais disputas na nona edição do campeonato.
Redação e fotos: @lpfiuzza
Organização: @lp1kart
Patrocínio:
@minascopy.com.br – Minascopy, inteligência em outsourcing e gestão de processos
@rsimobiliaria – RS imobiliária, compra, venda e aluguel de imóveis
@ferrum_comercial – Ferrum, serviço e indústria de ferro
@avistvistorias – Avist, vistoria cautelar automotiva
Hakkah marketing digital