Kaio e Túlio sobem ao topo do pódio pela primeira vez
Mais uma edição do Sport kart chegou ao fim. O campeonato do LP1 que acontece aos domingos de manhã teve sua rodada final realizada no último dia 18 no Kartódromo de Betim, com corridas no Traçado 1 invertido. O dia amanheceu com forte neblina, a primeira turma (Categoria Acesso) entrou na pista ainda com a visibilidade ligeiramente limitada, mas nada que comprometesse a segurança dos pilotos e qualidade das disputas. Ao longo do dia o tempo limpou e a pista esquentou, como é de costume nessa época do ano.
Kaio César e Túlio Souza venceram pela primeira vez nas categorias Acesso e Intermediária, respectivamente. Os pilotos Rafael Soares e Alexandre Gonçalves chegaram em segundo lugar em cada uma das corridas e levaram o título em suas respectivas categorias. Guilherme Rotheia conquistou a quarta vitória do ano e levou com folga o título na categoria Graduados.
Fábrica de Monstros
O Sport kart ao longo de suas 17 edições ficou reconhecido por ser um campeonato que dá oportunidade para muitos novos pilotos, revelando talentos no cenário do kartismo mineiro. Até a edição passada, um total de 304 pilotos já haviam disputado pelo menos uma edição do campeonato. Destes, 72 pilotos conquistaram pelo menos uma vitória. Um número bastante expressivo.
Neste semestre mais pilotos entraram para o ról de vencedores, como por exemplo os estreantes Luiz Coppoli e Renato Lopes, e também os veteranos Warley Alvarenga e mais recentemente Túlio Souza.
A 17ª edição do Sport kart chegou ao fim, mas a Fábrica de Monstros continuará operando nos próximos semestres. A organização sempre estará atenta para acolher mais pilotos iniciantes e dar assistência e oportunidades aos veteranos, para que, cada um a seu tempo, esteja em condições de lutar pelo lugar mais alto do pódio.
Túlio enfim conquista sua primeira vitória
A história de Túlio Souza começa em 2018. Ele foi o primeiro piloto a participar da escola de pilotagem do LP1 (que mais tarde viria a se chamar KPI – Kart Para Iniciantes). Aceitou o desafio de acelerar um kart pela primeira vez, sob orientação de um supervisor. Aos poucos foi aprendendo. Aceitou o convite para entrar para campeonatos e se manteve ativo desde então. O primeiro TOP10 veio no período da pandemia, quando competia pelo Netkart. O primeiro pódio veio um pouco depois, com o piloto já competindo pelo Sport kart.
Sua pilotagem estabilizou e nas últimas edições Túlio conquistou bons resultados: no último semestre foram quatro TOP10 em cinco etapas, um deles em 3º lugar. Mas ainda faltava a cereja do bolo, a consagração máxima, a tão sonhada vitória.
Túlio largou neste domingo na pole-position da categoria Intermediária e se manteve entre os ponteiros do início ao fim. Resistiu às investidas dos colegas e quebrou o tabu. Se dizem que a primeira vitória nunca se esquece, Túlio com toda a sua resiliência para chegar até lá tem motivos de sobra pra guardar com carinho esse momento pro resto da vida.
“Consegui o P1, não esperava… A corrida foi muito boa, disputada do início até o final. O kart estava muito bom, nas curvas não estava tanto, mas foi bastante disputada e o principal, foi toda limpa com todos se respeitando!”, vibrou o vencedor em entrevista após a corrida. A foto de capa desta reportagem mostra o pódio da corrida vencida por Túlio.
+ Acompanhe as notícias do Sport kart nas redes sociais: Instagram e no Facebook
Destaques Categoria Intermediária
A disputa pela vitória teve também Mateus Alves e Alexandre Gonçalves. Pensando no campeonato, Alexandre pegou mais leve nas disputas, mas mesmo assim salvou um segundo lugar, logo à frente de Mateus. Com o resultado, Alexandre confirmou o título, o seu primeiro nos campeonatos LP1. Mateus fechou a edição em terceiro lugar.
Um outro trenzinho de 3 karts finalizou a corrida bem próximo dos ponteiros. Diego Martins puxou o trio, seguido por José Luiz e João Antônio, que fez a melhor volta da corrida. Foi o primeiro pódio de José Luiz neste semestre.
Um terceiro trenzinho veio mais atrás, com outros três pilotos. Lucas Rodrigues, Helton Luiz e Ricardo Henrique finalizaram juntos, com os dois primeiros da fila garantindo lugar no TOP10 geral do campeonato.
Em décimo lugar chegou Fabiano Oliveira, que andou sozinho nas voltas finais. O piloto subiu um posto na tabela geral e fechou o semestre em quinto lugar.
TOP10 Intermediária
1º Túlio Souza
2º Alexandre Gonçalves
3º Mateus Alves
4º Diego Martins
5º José Luiz
6º João Antônio
7º Lucas Rodrigues
8º Helton Luiz
9º Ricardo Henrique
10º Fabiano Oliveira
Kaio vence pela primeira vez na categoria Acesso
Estreante, Kaio César vem sendo um dos destaques desta edição do Sport kart. Não foi bem na abertura do campeonato, mas depois emendou quatro pódios consecutivos, já contando com essa vitória de domingo. O piloto deu um salto na tabela e fechou o semestre como vice-campeão.
“Usei a estratégia de empurrar o Rafael Soares pra pegar distância do terceiro. Depois disputamos entre a gente e acabei levando a melhor.”, declarou o vencedor, que passou o adversário e até abriu um pouco no final. Kaio havia cravado também a pole-position, lembrando que a categoria Acesso foi a primeira a entrar na pista, no início eles encararam neblina, pista muito fria e um pouco úmida.
Os seis primeiros da categoria de Acesso (todos estreantes), incluindo Kaio, disputarão a categoria Intermediária no próximo semestre. Lá eles terão desafios maiores para enfrentar, uma ótima oportunidade para melhorar ainda mais seu nível de pilotagem.
Destaques categoria Acesso
Largando em quarto lugar, Rafael Soares era o líder da competição e precisava de um bom resultado para confirmar o título. Manteve a cabeça no lugar e encaixou uma boa pilotagem, para não errar traçado e conseguir abrir distância do resto do pessoal juntamente com Kaio. Já com o título em mãos, foi prudente nas disputas, finalizou em segundo lugar e levou o caneco de campeão pra casa. Em breve uma reportagem especial será publicada contando a trajetória dos campeões deste semestre e também de outros pilotos que se destacaram.
Os outros três pilotos do pódio andaram juntos a maior parte do tempo e receberam a quadriculada juntos. Rafael Tiolas, Pedro Pacheco e Adriano Salles, com Adriano conquistando seu primeiro pódio no Sport kart. Tiolas e Pedro subiram na tabela com este resultado, e confirmaram lugar no TOP10 geral de sua categoria.
Um pouco mais atrás chegaram Marcelo Soares e Lucas Roscito. Foi o quarto TOP10 em corridas de Marcelo e o segundo de Lucas. Ambos também terminaram o campeonato entre os 10 melhores.
Por fim um pelotão de 8 karts lutava pela oitava posição. Brayan Rocha segurou a turma, o piloto havia largado na primeira fila e mesmo tendo perdido terreno nas voltas iniciais finalizou com um bom resultado, o seu melhor no campeonato. Os pilotos Edmar Freitas e Renato Lopes completaram os 10 primeiros.
TOP10 Acesso
1º Kaio César
2º Rafael Soares
3º Rafael Tiolas
4º Pedro Pacheco
5º Adriano Salles
6º Marcelo Soares
7º Lucas Roscito
8º Brayan Rocha
9º Edmar Freitas
10º Renato Lopes
Gui Rotheia ganha e é campeão nos Graduados
Largando em terceiro lugar, Guilherme Rotheia mais uma vez usou toda sua experiência e habilidade para andar bem. Abriu distância dos demais juntamente com Bernardo Thadeu, ambos receberam a bandeirada lado a lado, cada um tirando o pé mais que o outro para retribuir a gentileza de terem se ajudado durante a disputa. Guilherme ficou em primeiro, 65 milésimos à frente.
“A corrida foi tranquila, peguei tráfego na tomada de tempo mas não estava tão preocupado assim. Fiz o terceiro tempo, na largada saí junto com o Bernardo, fiz sinal pra gente se empurrar a corrida inteira. Faturei o quinto título no Sport kart e vamos com tudo no próximo semestre pra continuar mantendo o bom desempenho!”, resumiu Guilherme.
Destaques Graduados
Bernardo Thadeu fez uma excelente campanha no Sport kart, com quatro pódios em cinco corridas. Foi segundo na etapa final e fechou a competição com o vice-campeonato e 100 pontos cravados. Ele fez a pole-position e a melhor volta da corrida.
A corrida teve Wilson Cristofani, Bruno Nunes e Daniel Paixão completando o pódio, o trio andou junto até o fim. Foi o primeiro pódio de Wilson neste semestre. Bruno Nunes fechou a competição em quarto lugar, sendo o melhor Estreante em sua categoria.
Um pouco mais atrás uma fila de 6 karts disputou as posições restantes no TOP10 da etapa. Léo Haiduck, Milton Santos, Marcelo Augusto, Lucas Reis e Luiz Fernando Batman chegaram nesta ordem e levaram medalha pra casa. Foi o primeiro TOP10 de Batman nesta edição. O 11º foi Luís Baia, que apesar de ter deixado escapar a medalha por muito pouco, conquistou seu melhor resultado na competição. Esperança de resultados melhores no próximo semestre!
A próxima edição do Sport kart começa em agosto, o formato do campeonato será integralmente mantido.
TOP10 Graduados
1º Guilherme Rotheia
2º Bernardo Thadeu
3º Wilson Cristofani
4º Bruno Nunes
5º Daniel Paixão
6º Léo Haiduck
7º Milton Santos
8º Marcelo Augusto
9º Lucas Reis
10º Luiz Fernando Batman
+ Confira aqui os resultados oficiais da etapa e a classificação atualizada do campeonato
+ Confira as fotos da etapa e também de etapas anteriores neste link, na seção FOTOS.
Redação e fotos: @lpfiuzza
Organização: @lp1kart
Patrocínio:
@minascopy.com.br – Minascopy, inteligência em outsourcing e gestão de processos
@rsimobiliaria – RS imobiliária, compra, venda e aluguel de imóveis
@ferrum_comercial – Ferrum, serviço e indústria de ferro
@avistvistorias – Avist, vistoria cautelar automotiva
Hakkah marketing digital