Copa Hakkah – só para elas é vencida por Camilla Bueno

Compartilhe com os amigos!
Torneio avulso foi uma oportunidade de treino para as pilotos e também para abrir as portas do Athena kart a novas competidoras

A Copa Hakkah – só para elas foi um evento que aconteceu no último sábado 2 de setembro, que dá início às comemorações de 5 anos de fundação do Athena kart. Organizado no Kartódromo RBC Racing com o apoio do mesmo, o evento contou com 28 participantes, dentre meninas que nunca andaram de kart, meninas que competem na atual edição do Athena e ex-participantes do campeonato.

Foi um evento de sucesso, que envolveu desde a passagem de orientações ao longo da semana, chegando ao dia do evento com roda de prosa, briefing, corrida e as habituais resenhas pós-evento. Na pista, foi uma corrida nos mesmos moldes do Athena kart: 5min de tomada de tempo e 15min de corrida. Camilla Bueno mostrou todo o seu talento largando na pole e liderando a corrida inteira. Campeã com sobras!

Camilla é campeã em seu retorno às pistas

Camilla Bueno anda de kart há alguns anos, frequentando principalmente corridas no RBC. Já correu em um campeonato LP1, mas não foi no Athena Kart. A piloto participou do Super KM, campeonato misto de Super kart que acontece às quintas-feiras de noite. Participou junto com seu marido Vinícius Lopes e alguns outros amigos. O Super KM é um campeonato individual que também conta com uma disputa paralela por equipes, e o desempenho de Camilla foi fundamental para que sua Equipe Tyrrell alcançasse o título daquela edição.

Afastada do kart já há algum tempo, o convite para a Copa Hakkah foi justamente o que Camilla precisava para quebrar a rotina e retornar às pistas.

“Hoje foi um dia especial. Estive mais de 10 meses sem andar de kart, e quando o convite do Lucas [organizador] chegou, fiquei apreensiva. Afinal, depois de tanto tempo afastada das pistas! Mas a ideia de uma corrida exclusivamente feminina me empolgou. Muitas vezes, abrimos mão de nossas paixões em prol dos outros, seja para cuidar dos filhos, do marido, do trabalho, e quase sempre a rotina prevalece. No entanto, desta vez, decidi me permitir esse momento novamente!”, contou a piloto em entrevista após a corrida.

A corrida foi de certa forma tranquila para ela. Largando em primeiro, manteve a ponta, foi seguida de perto por Larissa Lott nas primeiras voltas mas conseguiu abrir e administrar uma boa vantagem. Voltar às pistas é ótimo, mas voltar com vitória é ainda mais especial!

Camilla Bueno largou na pole-position e venceu a Copa Hakkah – só para elas

Camilla e algumas outras participantes que estão afastadas das pistas há algum tempo tiveram sentimentos em comum no evento, começando pelo êxtase e ansiedade de estar de volta às corridas, e incluindo também à satisfação pela oportunidade de conhecer pessoas novas e compartilhar experiências.

“O grid estava repleto de mulheres inspiradoras. Foi incrível ver todas essas mulheres, algumas com seus maridos, filhos, namorados, cachorros… E a experiência foi maravilhosa! Antes da corrida, a ansiedade estava grande. Fiquei repassando mentalmente o traçado várias vezes para tentar me acalmar, mas assim que a corrida começou, foi só alegria. A adrenalina, a emoção, a velocidade! Terminei a corrida muito feliz e, é claro, com vontade de voltar logo! Agradeço ao Lucas pela organização de sempre e pela oportunidade!”, completou Camilla. Para o pódio, a piloto levou os seus pequenos para receber o troféu e festejar sua vitória junto a eles, em um momento muito especial.

+ Acompanhe as notícias do Athena Kart e da Copa Hakkah – só para elas nas redes sociais: Instagram e Facebook

As cinco primeiras

A segunda colocada foi Larissa Lott, outra que retorna ao kartismo após quase 2 anos ausente. Largou na primeira fila, tentou acompanhar a líder, ficou um pouco mais para trás mas também não sofreu ameaças das demais competidoras. Um segundo lugar brilhante que certamente irá instigar a piloto a ser mais presente nas corridas no próximo ano.

Renata Madeira finalizou em terceiro lugar, seguida de perto por Anna Salles. Renata participa da edição atual do Athena kart e vem fazendo boa campanha por lá. Anna já correu o Athena e atualmente compete em outros campeonatos. Mas está sempre por perto, ela participou inclusive de uma etapa do Athena como convidada no mês de maio.

A quinta colocada foi Giovana Félix, estreante em competições e uma das maiores surpresas do dia. Com uma boa pilotagem, reunindo constância e bom ritmo, Giovana escalou o pelotão largando lá de trás e finalizando no pódio. Uau!

A foto de capa desta reportagem mostra o pódio da corrida.

+ Confira aqui os resultados oficiais do torneio
+ Confira as fotos do torneio neste link, na seção FOTOS.

Outros destaques da corrida

Todas as pilotos merecem destaque pela sua determinação em dar o seu melhor na pista. Mas vale citar três delas: Camila Fonseca, Keila Amaral e Giovana Fantoni. Elas eram algumas das meninas que estavam correndo pela primeira vez. Melhoraram em mais de 20 segundos seu tempo de volta na corrida, em comparação à tomada de tempo. É um feito realmente impressionante e de certa forma incomum. Ninguém nasce sabendo pilotar… mas aprender tão rapidamente assim é para poucos!

Aline Ferreira e Patrícia Guimarães chegaram em 6º e 7º lugares, cruzando a linha de chegada praticamente juntas. As duas pilotos correram em edições passadas do Athena e prometeram retornar em breve.

Luciana Ferreira (8º) e Juliany Chiabai (9º) também finalizaram a corrida próximas, Luciana estreou no Athena neste semestre mas ainda não conquistou medalhas por lá – o resultado deste torneio avulso certamente lhe dará um ânimo maior para a sequência do campeonato. Já Juliany participa de campeonatos há algum tempo, mas essa foi sua primeira participação em corridas organizadas pelo LP1 Kart Racing. A piloto mostrou que trouxe uma bagagem interessante de onde veio!

A disputa pela décima colocação seguiu aberta até o fim. Karen Rafaella e Mariana Santos vinham fazendo uma bela corrida de recuperação. Ambas correm no Athena deste semestre, e no fim das contas só deu tempo para uma delas alcançar um lugar no TOP10, posição alcançada por Karen ao se manter à frente de Mariana. Para elas e várias outras que estão no Athena, foi sobretudo uma excelente oportunidade para treinar, uma vez que a próxima etapa do campeonato será no mesmo local e mesmo traçado daqui duas semanas.

O grupo das pilotos de 6º a 10º lugares constituiu o pódio secundário da corrida, elas também levaram medalha pra casa, como é de costume em todos os campeonatos LP1.

Pódio secundário da Copa Hakkah – só para elas

Os 5 anos do Athena: dessa vez até o organizador correu

Fundado em outubro de 2018, o Athena kart é o campeonato feminino do LP1. Competição semestral, com 5 etapas ao todo (1 corrida por mês), corridas realizadas no Kartódromo de Betim e também no Kartódromo RBC Racing. Atualmente com categoria única, novatas e experientes correm juntas com o acompanhamento de um instrutor. Dessa forma as disputas são equilibradas, as iniciantes evoluem muito rapidamente, e dentro do grupo impera o sentimento de companheirismo, de respeito, e de superação pessoal.

Já passaram mais de 160 competidoras pelo Athena kart, algumas permanecem até hoje como destaque no cenário do kartismo mineiro, como a própria Larissa Lott que já foi campeã do Athena, Luiza Mendes, Sílvia Paiva, Nina Falleiros, e muitas outras. A primeira campeã do Athena, Natália Xavier, alçou voos ainda mais altos e atualmente compete na Fórmula Vee, competição de monopostos.

A longevidade do Athena kart merece ser bastante comemorada. E neste evento até o organizador Lucas Prates foi para a pista junto com elas, fazendo uma participação especial. Ele aproveitou para olhar de perto as técnicas de pilotagem de suas pupilas, além de curtir também aquele momento especial com as participantes. O piloto largou de último lugar e finalizou em 11º, uma volta atrás da líder.

Participantes da Copa Hakkah – só para elas

Este torneio foi patrocinado pela Hakkah Marketing Digital, parceira dos campeonatos LP1 desde o ano passado. Em breve outra edição poderá acontecer. Quem sabe! Enquanto isso, o Athena kart continua suas atividades, a próxima etapa do Athena será ainda no mês de setembro, no Kartódromo RBC Racing.

Redação: @lpfiuzza
Fotos: @pauloapocalypse
Organização: @lp1kart

Patrocínio:
Hakkah marketing digital

Compartilhe com os amigos!
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com