Luiz Fernando Batman e Wilson Cristofani conquistam 2ª edição do Enduro RBC – Organização LP1

Compartilhe com os amigos!
Foi o primeiro título de ambos em competições LP1

Para alguns, foram mais de 365 dias de espera. Para outros, a primeira oportunidade de disputar uma corrida de longa duração. Para todos, um evento de altíssima qualidade que proporcionou diversão, desafio e superação de limites. O Enduro RBC – Organização LP1 foi realizado na noite da última sexta-feira (10) e repetiu o sucesso de 2022. No topo do pódio, duas novidades: Luiz Fernando Batman (Categoria 90kg) e Wilson Cristofani (Categoria 100kg) tiveram uma noite iluminada e conquistaram seu primeiro título em competições LP1.

Evento já caiu no gosto popular

O que fazer em uma sexta-feira à noite? Barzinho? Balada? Namorar? Pegar a estrada pra descansar no fim de semana? Pois os apaixonados por velocidade podem até gostar disso tudo, mas escolhem ir andar de kart… Criado em 2022, o Enduro RBC – Organização LP1 acontece uma vez por ano, em novembro, em parceria de organização conjunta entre o Kartódromo RBC Racing e o LP1 Kart Racing. O Kartódromo cuida da parte administrativa, inscrições e, infra-estrutura. O LP1 fica por conta da parte desportiva, começando pela elaboração do regulamento, gerenciamento de pilotos e atividades durante o evento.

Quanto ao formato, trata-se de um Enduro (corrida de longa duração) individual com 1 hora de duração e 2 pitstops obrigatórios com troca de kart. O formato da competição é praticado em outros lugares, mas neste há uma diferença importante: a flexibilização dos pitstops. Eles têm tempo mínimo variável, desde que cada um tenha tempo superior a 3 minutos e o tempo total agregado seja superior a 9 minutos. Essa regra possibilita um grande leque de estratégias por parte dos pilotos, que com isso se sentem verdadeiros pilotos de Fórmula 1.

Outra regra importante é a duração mínima de cada um dos stints (trechos de corrida): 5 voltas completadas em pista. Isso força os pilotos a terem planejamento durante a corrida e boa leitura da mesma, para escolher os momentos adequados para fazer as paradas.

Corrida da Categoria 90kg

Com 28 pilotos na disputa, a Categoria 90kg teve Marcelo Augusto conquistando a pole-position na tomada de tempo “Super pole” (apenas uma volta lançada). Marcelo, Diego Martins e Rafael Matos despontaram na liderança nas primeiras voltas, abrindo bastante vantagem para os demais competidores.

O regulamento do torneio permite uma grande variedade de estratégias diferentes, e a maior prova disso foram os pilotos Wilson Cristofani e Luiz Fernando Batman. Ambos precisaram fazer seu seu primeiro pitstop logo no início da corrida e conseguiram a partir de então imprimir ritmo fortíssimo andando no meio do pelotão. Wilson fez inclusive a melhor volta da corrida, com 1:08.047.

Lá na frente, Diego manteve o bom ritmo nos stints seguintes e continuou até o fim na luta pela vitória. Outros, como Guilherme Morelli, se aproveitaram do fato da corrida ter 1 hora de duração para buscar recuperação. O piloto se envolveu em um acidente na tomada de tempo e largou em último. Na corrida, outro incidente acabou causando-lhe mais atraso.

Após a última rodada de pitstops, Batman apareceu na frente. Já com uma distância improvável de ser tirada. O piloto guiou com muita concentração para cruzar a linha de chegada em primeiro lugar. Ele fez ainda o melhor tempo total de pitstop, na casa de 9:02. Diego Martins assegurou o segundo lugar, também sem ser ameaçado nas voltas finais. Wilson fechou em terceiro lugar.

Marcelo Augusto não conseguiu manter o bom ritmo do primeiro stint ao longo da corrida, mas ainda assim salvou um ótimo quarto lugar. Kaio César completou o pódio em quinto, o piloto fez uma corrida bastante sólida, se mantendo boa parte do tempo entre os 10 primeiros. A foto de capa desta reportagem mostra o pódio da Categoria 90kg.

Os pilotos Felipe Gabriel (6º), Lucas Reis (7º) e Guilherme Morelli (8º) (olha ele aí terminando no TOP10 após uma bela recuperação) foram os outros que terminaram a corrida na mesma volta dos líderes.

Delson Nogueira e Pedro Machado completaram os 10 primeiros que levaram um belo troféu pra casa. Destaque para Pedro, que começou a participar de competições de kart apenas neste segundo semestre de 2023. Durante o primeiro stint, o “novato” chegou a lutar pela quarta posição.

Pódio secundário da Categoria 90kg, Enduro RBC 2023

+ Confira aqui os resultados oficiais da competição
+ Acompanhe as notícias do Enduro RBC – Organização LP1 nas redes sociais: Instagram e Facebook

Corrida da Categoria 100kg

Também com 28 pilotos na disputa e também com Marcelo Augusto largando em primeiro lugar. Dessa vez quem despontou na frente com Marcelo foram Luiz Fernando Batman e Wilson Cristofani. O trio demorou para fazer os pitstops, enquanto isso outros pilotos traçavam rotas alternativas, como Lucas Prates e Rafael Soares, que anteciparam a primeira parada.

Wilson estava em um daqueles dias em que tudo conspira a favor. E após um ótimo terceiro lugar na outra categoria, conseguiu andar em um ritmo ainda melhor e fazer novamente a melhor volta da corrida com 1:08.695. Após os pitstops já estava em primeiro com bastante vantagem sobre os colegas. Foi só levar o kart até o fim para faturar o título.

Rafael Cantoni foi outro grande destaque da corrida, o campeão da edição 2022 liderou o segundo pelotão no início da corrida, e mesmo sem ter um kart muito bom em mãos, foi constante e recuperou terreno nos outros stints. Cravou o melhor tempo total de pitstop, na casa de 9:01. Ultrapassou Batman faltando quatro voltas pro fim, e terminou em segundo lugar. Batman fechou em terceiro.

José Ribeiro teve uma excelente atuação este ano, o representante do Alto Paranaíba (MG) chegou à reta final da corrida em quarto lugar, porém com um ritmo muito ruim. Fez o que pôde, segurou um heroico quinto lugar após ser ultrapassado nas últimas voltas por Lucas Prates. Falando no organizador, ele se envolveu em um incidente nas primeiras voltas e caiu pra último. Mas teve um ótimo desempenho principalmente em seu segundo stint, fazendo uma das maiores corridas de recuperação do evento.

Mateus Alves, Rafael Soares, Felipe Sanches, Marcelo Soares e Daniel Paixão completaram o TOP10 da categoria. De todos eles Felipe é o mais iniciante, esta foi sua primeira competição de kart. Mas mesmo assim o piloto já está em alto nível, o piloto já tem em seu currículo um pódio no Tabajara Kart Clube, grupo de treinos do LP1.

Além dos 10 primeiros, o piloto Ivo de Castro foi outro que finalizou a corrida na mesma volta do líder.

Pódio secundário Categoria 100kg, Enduro RBC edição 2023

Batman Campeão! Wilson campeão!

Luiz Fernando começou a andar de kart em 2019. Participou do KPI, escola de pilotagem do LP1, e na sequência migrou para os campeonatos. Já ganhou corridas, já foi vice-campeão, está sempre prestigiando as competições LP1 e andando sempre com os melhores pilotos.

Definitivamente um dos pilotos mais carismáticos da turma, a vitória do “Batman” foi comemorada por todos. Este é seu primeiro título no kartismo. Se antes ele já era considerado um forte oponente, agora entra de vez para a lista de favoritos em toda competição que estiver.

“Dei sorte, peguei karts muito bons… bom, na verdade foi um azar que acabou virando sorte! Nas primeiras voltas meu kart estragou na entrada da reta, já resolvi fazer o primeiro pitstop. Saí sozinho, eu estava com a pilotagem boa, achei que deu tudo certo. Estou muito feliz, quero mandar um beijo pra minha esposa, pra minha filha, amo vocês. Estou muito feliz, não sei nem o que falar!”, comentou o super-heroi em entrevista após a corrida.

“No começo estava andando em trenzinho, estava em nono quando o kart deu problema. Voltei pra pista e pensei ‘Agora tem que ser sangue no olho, faca no dente e vamo embora’. Consegui subir bem e ir escalando todo mundo mesmo andando sozinho. Tive poucas ultrapassagens em pista, as que eu tive eu chegava e passava. O pessoal entendeu bem, estavam vendo que eu estava bem rápido, com isso não tive grandes problemas não, eu conseguia passar tranquilo”, completou o campeão.

Luiz Fernando Batman devidamente trajado ao receber seu troféu de campeão da Categoria 90kg no topo do pódio

Sobre Wilson Cristofani ele é sem dúvidas um dos maiores ícones do kartismo mineiro de todos os tempos. Uma história que começou em 2010, com a fundação da Akamig e movimentação dos pilotos da época em busca de união e fortalecimento. Participante dos campeonatos LP1 desde 2016, já teve fases boas e fases um pouco mais apagadas.

Agora mais frequente nos campeonatos de kart e mais magro, Sr. Wilson vem apresentando este ano um desempenho de dar inveja a muito moleque novo. Este foi seu primeiro título nas competições LP1, e se ele continuar pilotando assim, muitos outros títulos virão em um curto espaço de tempo.

“A corrida foi ótima, peguei três karts maravilhosos! Eu falo com o pessoal ‘Ah, eu peguei um kart muito bom’ e eles falam ‘Mas você também é bom!’, então comecei a acreditar que eu sou bom mesmo… Vou começar a partir pra cima dessa molecada toda e dar coro neles!”, comentou o experiente piloto, que foi ovacionado pelos adversários e espectadores no momento da premiação.

“Larguei em terceiro, andei junto com os 2 primeiros no início. Eles resolveram com kart bom parar mais cedo, eu optei por fazer uma perna mais longa e aí os outros karts que peguei também eram bons, ainda que não tão bons quanto o primeiro. Aí deu pra levar tranquilamente em primeiro lugar.”, finalizou.

Batman e Wilson escrevem seus nomes no ról de campeões do Enduro RBC – Organização LP1. E vão somar pontos importantes na próxima atualização do Ranking LP1, sistema que reúne todos os pilotos de todas as competições LP1 e pontua de acordo com seu desempenho e também de acordo com o nível de dificuldade de cada uma.

+ Conheça e confira o Ranking LP1

Wilson Cristofani, campeão da Categoria 100kg do Enduro RBC, edição 2023

Balanço final

Novamente elogiado por pilotos, espectadores e colaboradores. Algumas observações a respeito da logística do evento e também um complemento nas orientações passadas para os pilotos estão previstas para a próxima edição, agendada para novembro de 2024. O regulamento mais uma vez funcionou bem e agradou aos participantes.

Sobre o cronograma, o evento começou com um pequeno atraso e encerrou com cerca de 30 minutos de atraso. E em relação ao comportamento dos pilotos, foi condizente com o que a direção do LP1 prega em suas corridas. Alguns deslizes cometidos por pilotos mais inexperientes serão comentados com eles, com o objetivo de ajudar em seu crescimento.

O desempenho dos pilotos foi mais equilibrado do que na edição anterior, com tempos de volta dentro de um intervalo de 2 segundos, entre o mais rápido e o mais lento.

O saldo final do evento foi positivo. O LP1 Kart Racing agradece o empenho de todos os colaboradores, o suporte do Kartódromo RBC Racing e o prestígio dos pilotos e espectadores!

+ Confira aqui as fotos do torneio! Em alta resolução!

Redação: @lpfiuzza
Fotos: @pauloapocalypse
Realização: @rbcracing
Organização: @lp1kart

Compartilhe com os amigos!
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com