Rafael Rebuitti, José Ribeiro e Guilherme Rotheia são os campeões do Sport kart

Compartilhe com os amigos!
18ª edição foi encerrada no último dia 19

No dia 19 de novembro foi realizada a grande final da 18ª edição do Sport kart o campeonato semestral do LP1 Kart Racing que acontece aos domingos de manhã e divide seus pilotos em 3 categorias, de acordo com o nível de experiência. Foram no total 65 pilotos, dentre estreantes, veteranos, e pilotos que voltaram a disputar a competição após algum tempo ausentes. O campeonato contou com cinco etapas distribuídas entre o Kartódromo de Betim e o Kartódromo RBC Racing.

Rafael Rebuitti alcançou seu primeiro título no kartismo com uma campanha de 5 pódios em cinco etapas. José Ribeiro levou seu primeiro título nos campeonatos LP1 com 4 pódios em cinco etapas. Já o multicampeão Guilherme Rotheia anotou seu sexto título no Sport kart com expressivas 4 vitórias no campeonato.

O primeiro título de Rafael

Rafael Rebuitti começou sua trajetória no KPI (escola de pilotagem do LP1) e estreou em campeonatos no início da pandemia. Antes do início desta edição, sua única vitória foi em uma corrida extra-oficial (uma espécie de treino) realizada pelo LP1. Rafael achou que iria retornar aos campeonatos sem um bom ritmo, mas o fato é que sua experiência acumulada nestes anos o credenciou para finalmente lutar por um título. Tanto é que logo no início mostrou um bom ritmo e venceu a primeira corrida do semestre.

Após a vitória, uma sequência expressiva de pódios, que o mantiveram sempre no topo da tabela. Seu adversário mais próximo, Alessandro Carvalho, foi o tempo inteiro uma grande ameaça. Com um título do Sport kart no currículo, Alessandro também conquistou pódio nas quatro primeiras etapas, e chegou à final apenas dois pontos atrás do líder. Na última corrida, Rafael mesmo diante de adversidades conseguiu mais um bom resultado e confirmar o caneco de campeão.

“Campeonato foi bem disputado, eu até achei que não ia dar porque o descarte do Alessandro era alto. Mas acabou que na corrida… eu larguei em sexto, pulei pra quarto, mas o pessoal foi passando porque o kart não estava rendendo bem. Depois o pessoal foi se embolando e fui ganhando posições a ponto de quase disputar com o primeiro, então deu pra garantir o título! Estou feliz pra caramba! Achei o campeonato bem organizado, pessoal se comportou na pista, quando errava cedia a posição, teve poucas punições, o pessoal está de parabéns!”, contou em entrevista após a corrida o mais novo campeão do Sport kart.

+ Acompanhe as notícias do Sport kart nas redes sociais: Instagram e no Facebook

Destaques do campeonato: Categoria Acesso

Além de Rafael e Alessandro, campeão e vice, destacaram-se os pilotos Felipe Gabriel, Pedro Machado e Luiz Fernando da Silva. Com dois pódios em cinco etapas, o trio completou o pódio da categoria, mostrado na foto de capa da reportagem. Pedro foi o melhor estreante da competição. Luiz acabou abandonando a corrida final, mas usou este resultado como descarte.

A vitória na etapa final fez Washington Ribeiro dar um grande salto na tabela e finalizar em sexto lugar. Outro que entrou no TOP10 no fechamento do campeonato foi João Paulo de Carvalho, que com o excelente 5º lugar na última corrida, terminou a competição em nono e também levou troféu pra casa.

Os pilotos Fabrício Chagas (7º), Rodrigo Lucas (8º) e Vinícius Oliveira (10º) completaram os 10 melhores da competição.

Pódio secundário Categoria Acesso, com os pilotos de 6º a 10º

José Ribeiro é o campeão da Categoria Intermediária

De Rio Paranaíba (MG) para o mundo! José Ribeiro conheceu as competições de rental kart do Kartódromo de Betim há 2 anos. Praticante do kartismo com kart próprio na região do Alto Paranaíba, logo se encantou com o “mundo” das competições de rental kart, conheceu os campeonatos LP1 e começou a participar. Cada vez mais experiente na modalidade e bastante atento a todas as orientações recebidas, o piloto cresceu e neste semestre foi um dos protagonistas.

Foram duas vitórias (quatro pódios no total) no campeonato. Na corrida final aliou bom ritmo a parcerias de pista para andar o tempo todo entre os primeiros e conquistar o título.

“Na primeira etapa tive mais dificuldade, depois fui rendendo melhor. Na corrida final tinha que tirar dois pontos (de desvantagem) do primeiro, na tomada de tempo o kart não estava muito legal mas o Danilo me ajudou. Fizemos uma corrida inteligente, nos empurrando, assumi a ponta e no final agradeci ao Bernardo Salim com ele levando a vitória. A turma é muito boa, o campeonato começou com bagunça na primeira etapa, o organizador chamou atenção e acho que todo mundo ouviu e entendeu que pra andar melhor era preciso todo mundo se ajudar. Com isso diminuíram bastante as punições, foi muito legal.”, revelou o campeão.

Pódio Categoria Intermediária

Destaques do campeonato: Categoria Intermediária

Rafael Soares foi o outro grande protagonista desta edição. Vindo de título na Categoria Acesso no semestre anterior, o piloto já começou a edição com vitória. Sua campanha foi muito boa, com mais uma vitória na Etapa 3 e outros dois TOP10 em etapas. Chegou à final na liderança do campeonato, mas a pontuação somada na etapa não foi suficiente para mais um título.

Bernardo Salim terminou a competição em terceiro graças à vitória na final. Danilo Durães fechou em quarto, e José Luiz em quinto.

Os pilotos Kaio César, Ricardo Henrique, Rafael Tiolas, Marcelo Soares e Pedro Pacheco completaram os 10 primeiros da categoria, Kaio e Tiolas cravaram pódio em duas das cinco etapas. Dos cinco pilotos, quatro deles vieram da Categoria Acesso no semestre anterior. Sempre presentes nos treinos, estão apresentando uma evolução muito rápida e em 2024 estarão andando junto com os melhores pilotos do Estado.

Pódio secundário Categoria Intermediária

+ Confira aqui classificação final de cada categoria do campeonato

Guilherme Rotheia é hexa

Imbatível em todas as edições que participou, Guilherme Rotheia levou o título desta vez de forma antecipada. Foram quatro vitórias em cinco etapas.

“O campeonato como um todo foi muito bom, mantive uma constância muito boa. O Daniel Paixão quase chegou, se eu não tivesse os resultados mais constantes teria briga até o final. Ano que vem estamos lá de novo, vamos lá pra uma disputa ainda mais forte!”, resumiu Guilherme.

Pódio Categoria Graduados

Destaques do campeonato: Graduados

Daniel Paixão foi um dos pilotos de maior destaque neste semestre nos campeonatos LP1. No Sport kart foram quatro pódios e o vice-campeonato com uma grande vantagem sobre os demais.

O pódio do campeonato teve ainda Marcus Bonifácio, Mateus Alves e Guilherme Morelli, nesta ordem. Os dois primeiros com dois pódios no semestre, e o outro com um pódio (vitória).

Helton Luiz e Rogério Ferrum somaram pontos importantes na última corrida e entraram para os 10 primeiros do campeonato, Helton em nono e Ferrum em décimo. Os outros integrantes do TOP10 foram Bernardo Thadeu (6º), Thiago Jardim (7º) e Nuno Karam (8º).

Pódio secundário Graduados

Balanço final

Um campeonato de muito aprendizado para os iniciantes mas também para os pilotos que já estão há algum tempo nos campeonatos. Ao longo do semestre foi nítida a melhora na qualidade das disputas e o comprometimento dos pilotos em relação ao comportamento e boas práticas do kartismo.

Outra grata surpresa foi o ritmo forte dos recém-promovidos da Categoria Acesso para a Intermediária, sendo que vários deles conseguiram logo em sua primeira participação serem protagonistas nas disputas.

O campeonato continuou equilibrado em todas as suas categorias, com praticamente todos os pilotos levando pelo menos uma medalha de TOP10 em uma das etapas.

Em fevereiro os pilotos voltam a se encontrar para a 19ª edição do campeonato.

Histórico de participação dos pilotos

A organização mantém aqui no site a relação completa de todos os pilotos que já participaram de alguma edição do campeonato, bem como as principais estatísticas ao longo das edições. No link a seguir podem ser conferidas essas informações, como por exemplo quantas edições cada piloto participou ou a quantidade de vitórias ou de pontos que cada piloto acumulou ao longo de suas participações.

CLIQUE AQUI e confira o histórico de pilotos!

Redação: @lpfiuzza
Fotos: @pauloapocalypse
Organização: @lp1kart

Patrocínio:
@minascopy.com.br – Minascopy, inteligência em outsourcing e gestão de processos
@rsimobiliaria – RS imobiliária, compra, venda e aluguel de imóveis
@ferrum_comercial – Ferrum, serviço e indústria de ferro
@avistvistorias – Avist, vistoria cautelar automotiva
Hakkah marketing digital

Compartilhe com os amigos!
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com