Dessa vez foi João Paulo que alcançou sua primeira vitória na competição
A Etapa 4 do Sport kart foi realizada no último domingo (27), no Kartódromo de Betim. O traçado utilizado foi o 5 invertido chicane, conhecido por ser veloz e com poucos pontos de ultrapassagem. Os pilotos das três categorias tiveram dificuldades com as disputas e a transmissão ao vivo pelo YouTube captou tudo, para o azar de alguns deles.
Marco Rinoldi (Acesso), João Paulo Carvalho (Intermediária) e Guilherme Rotheia (Graduados) largaram na parte da frente do pelotão em suas respectivas categorias. Eles não quiseram saber de confusão, e aceleraram fundo rumo à vitória. Foi a terceira de Marco e de Guilherme, e a primeira de João Paulo.
Marco Rinoldi vence a terceira na Acesso
Com mais uma atuação de gala, Marco Rinoldi venceu e já é o virtual campeão da Acesso: ele só perde o título se tomar punição na final. A conquista não foi fácil, já que ele levou pressão o tempo de Iago Silva, que largou na pole-position. Ainda nas primeiras voltas Marco assumiu a ponta para não perder mais.
“Muito treino pra chegar no campeonato e fazer bem feito! Das 4 etapas essa foi a mais acirrada, muita defesa de posição, o Iago estava pilotando muito bem, mas com sorte e estratégia deu certo no fim.”, resumiu o vencedor em entrevista após a corrida. Marco também ganhou uma das corridas do Tabajara (grupo de treinos) realizadas antes do Sport kart.
+ Acompanhe as notícias do Sport kart no Instagram: CLIQUE AQUI
+ Acompanhe as notícias do Sport kart no Facebook: CLIQUE AQUI
Destaques Categoria Acesso
A Acesso foi na verdade a última categoria do Sport kart a entrar pra pista. E Iago Silva se recuperou de uma etapa ruim mês passado e chegou em segundo lugar, colado em Marco. Reassumiu a vice-liderança da competição, já aplicados os descartes.
Pedro Heredia chegou em terceiro, o piloto acompanhou os dois líderes nas primeiras voltas mas aos poucos foi perdendo contato. Andou sozinho nas voltas finais. É o terceiro pódio dele neste semestre, assim como Iago. A foto de capa da reportagem mostra o pódio da corrida.
Bruno Santos completou em quarto lugar, puxando uma fila de seis karts. E ele sofreu muita, muita pressão mesmo, durante boa parte da corrida. Logo atrás dele chegou Guilherme Reis, para fechar o pódio da etapa. E na sequência Evandro Fraiha, Claudemir Silveira, André Buono e Otávio Salman, nesta ordem. Foi o primeiro TOP10 de André na competição.
O décimo colocado foi Jaime Martins, ele fez também a melhor volta da corrida. O jovem piloto também liderou uma fila de muitos karts, oito ao todo. Jaime alcançou um lugar no TOP10 graças a uma ultrapassagem na última curva da corrida.
As disputas da galera da Acesso, assim como já tinham sido as das outras categorias, foram mal calculadas em alguns momentos, o que rendeu a aplicação de algumas punições.
+ Confira aqui os resultados oficiais da etapa e a classificação atualizada do campeonato
+ Confira as fotos da etapa e também de etapas anteriores neste link, na seção FOTOS.
João Paulo vence pela primeira vez
Na Categoria Intermediária, João Paulo Carvalho finalmente desencantou. Conquistou sua primeira vitória largando na pole e liderando do início ao fim. Em alguns momentos levando pressão dos colegas, em outros pilotando com uma certa folga.
“Fiz uma troca de kart na tomada de tempo mas mesmo assim fiz uma tomada muito boa. Aí foi só manter. Galera estava colada no cangote, não deu espaço pra respirar, mas deu pra segurar a vitória!”, resumiu o vencedor.
Destaques Categoria Intermediária
A Intermediária foi a primeira a ir pra pista. Inicialmente João Paulo conseguiu abrir distância, mas após algumas voltas a galera se juntou atrás dele. O pelotão da ponta começou com 3 karts (João, Ivo de Castro e Alessandro Carvalho), e chegou a ter oito pilotos juntos em busca da vitória em vários momentos.
Rafael Dias e Bruno Paixão foram os que mais se deram bem, vindo de trás, ganhando posições e finalizando em segundo e terceiro, colados em João. Foi o primeiro pódio de Bruno no campeonato. E foi um resultado importantíssimo para Rafael, que alcançou a vice-liderança do campeonato apenas 1 ponto atrás de Ivo, e 5 pontos à frente de João Paulo. A disputa segue aberta e imprevisível para a etapa final.
Reinaldo Aguimar e Paulo Maia completaram o pódio, foi o primeiro pódio de ambos neste semestre.
Alessandro Carvalho e Ivo de Castro, que chegaram a lutar diretamente pela vitória, acabaram perdendo terreno nas disputas e fecharam em sexto e sétimo, respectivamente. E Carlos Eugênio teve uma tocada mais conservadora, comboiando a fila sem se arriscar muito. Fechou em oitavo lugar, sendo este seu primeiro TOP10 no semestre.
A briga pela nona e décima colocações também foi encardida, e juntou vários pilotos num outro trenzinho que em alguns momentos esteve mais dissipado, e em outros mais compacto. As disputas foram daquele jeito… Rafael Rebuitti (9º) e Ricardo Henrique (10º) receberam a bandeirada à frente do resto da fila, após superar alguns adversários no decorrer da corrida.
Menção honrosa para Vinícius Oliveira, que recebeu a bandeirada em 11º colado nos colegas à frente, este foi o melhor resultado dele neste semestre.
Gui Rotheia vence pela terceira vez na Graduados
Um Grand Chelém é sempre algo raro, mesmo se tratando do multicampeão Guilherme Rotheia. Nesta etapa o piloto cravou o feito, liderando de ponta a ponta e ganhando após largar na pole, e fazendo também a melhor volta da corrida. Com a terceira vitória e quatro pódio no semestre, ele também já é virtual campeão em sua categoria: só perde o título se tomar punição na final.
“Fiz o quali bem, resolvi fazer sozinho, consegui P1. Na corrida larguei na frente, vi que na primeira volta já abri uma distância e aí foi só manter a cabeça. Consegui virar tempo de forma constante, o pessoal estava num enrosco muito grande atrás, minha corrida foi tranquila em virtude disso.”, analisou o vencedor, que tem tudo para confirmar mês que vem seu oitavo título no Sport kart.
Destaques Graduados
A corrida começou com Rodrigo Rotheia assumindo a segunda colocação e defendendo posição. Os pilotos que começavam a se espalhar, rapidamente se uniram novamente. Em um dos lances Rotheia e Fernando Segatto, 2º e 3º colocados no momento, acabaram saindo da pista e perdendo posições.
Alguns giros depois e as disputas continuavam frenéticas, agora juntando nove karts em um mesmo trenzinho. Nas voltas finais Alexandre Dias assumiu a segunda colocação e levou até o fim, seguido por Fabrício Chagas, Daniel Paixão e Edmar Freitas. Daniel é o único além de Guilherme Rotheia que conquistou quatro pódios em quatro etapas.
Receberam a bandeirada na sequência Rodrigo Rotheia, Fernando Segatto, Thiago Oliveira, Felipe Bitencourt e Diego Martins, todos juntos. Foi o primeiro TOP10 de Thiago neste semestre.
Menção honrosa para Fabiano Oliveira (12º), que cravou nesta etapa seu melhor resultado no semestre.
A próxima etapa do Sport kart será a grande final, marcada para novembro, no Kartódromo de Betim.
✍🏽 REDAÇÃO: admin
📸 FOTOS: admin
➡️ ORGANIZAÇÃO: @lp1kart
🫱🏻🫲🏼 PATROCÍNIO:
@avistvistorias – Avist, vistoria cautelar automotiva
@transfermixbrindes – TransferMix brindes personalizados
Campeonato filiado Akamig – www.akamig.com