Luiz Fernando Batman e Diego Martins são os campeões da 3ª edição do Enduro RBC – Organização LP1

Compartilhe com os amigos!
Competição acontece uma vez por ano, desde 2022. Diego conquistou seu primeiro título no kartismo

O que fazer em uma sexta-feira à noite? Barzinho? Balada? Namorar? Pegar a estrada pra descansar no fim de semana? Pois os apaixonados por velocidade podem até gostar disso tudo, mas escolhem ir andar de kart!

Na última sexta-feira (8) o Kartódromo RBC Racing foi novamente palco do Enduro RBC – Organização LP1. Assim como em 2023, o evento foi realizado com pista lotada nas duas categorias, 29 competidores em cada. Os principais atrativos de 2024 foram a implementação da transmissão ao vivo no YouTube, e a chuva que tornou as disputas ainda mais emocionantes e imprevisíveis.

No topo do pódio, Luiz Fernando Batman (Categoria 90kg) repetiu o feito do ano anterior e se tornou o primeiro bicampeão do torneio. Diego Martins (Categoria 100kg) foi o outro campeão, com isso o piloto cravou seu primeiro título no kartismo.

+ Perdeu a Transmissão ao vivo? O vídeo está disponível na íntegra no YouTube, CLIQUE AQUI e confira – link na seção “Transmissão”

Um dos eventos mais aguardados do ano

Para alguns, foram longos 365 dias de espera. Para outros, a primeira oportunidade de disputar uma corrida de longa duração com pitstops obrigatórios. Para todos, um evento de altíssima qualidade que proporcionou diversão, desafio e superação de limites.

Criado em 2022, o Enduro RBC – Organização LP1 acontece uma vez por ano, em novembro, em parceria de organização conjunta entre o Kartódromo RBC Racing e o LP1 Kart Racing. O Kartódromo cuida da parte administrativa, inscrições e, infra-estrutura. O LP1 fica por conta da parte desportiva, começando pela elaboração do regulamento, gerenciamento de pilotos e atividades durante o evento.

O formato da competição é de super pole (tomada de tempo de 1 volta) para definição do grid, e corrida com 1 hora de duração e 2 pitstops obrigatórios com troca de kart. Estas paradas têm tempo mínimo variável a critério do piloto, desde que cada uma seja com tempo superior a 3 minutos e o tempo total agregado seja superior a 9 minutos. Essa regra possibilita um grande leque de estratégias por parte dos pilotos. Outra regra importante é a duração mínima de cada um dos stints (trechos de corrida): 5 voltas completadas em pista. Isso exige dos pilotos um planejamento durante a corrida e boa leitura da mesma, para escolher os momentos adequados para fazer as paradas.

+ Acompanhe as notícias do Enduro RBC – Organização LP1 no Instagram: CLIQUE AQUI
+ Acompanhe as notícias do Enduro RBC – Organização LP1 no Facebook: CLIQUE AQUI

Categoria 90kg

Foram realizadas duas corridas, uma para cada categoria. A primeira a entrar pra pista foi a Categoria 90kg, com pista seca. O piloto Daniel Paixão anotou a pole-position, e abriu uma certa distância nas primeiras voltas. Destaque para o comportamento de todos os pilotos nas primeiras curvas, onde não houve nenhum incidente.

Os pilotos Luiz Fernando Batman, Wilson Cristofani e Guiga Rodrigues vieram atrás de Daniel, tentando se ajudar para alcançar o líder. A volta mais rápida da corrida foi registrada por Miguel Borges, com o tempo de 1:09.186.

Grid Categoria 90kg, Daniel Paixão foi o pole-position

Com 20 minutos de corrida a chuva veio. Uma chuva fraca, que foi molhando a pista lentamente. Daniel foi o primeiro a sucumbir, já que andando sozinho na ponta não tinha ninguém para usar como referência. Batman e Sr. Wilson naquele momento assumiram o protagonismo da corrida, pilotando bem com a pista cada vez mais molhada. Fizeram seus pitstops em momentos diferentes (Batman nas voltas 25 e 31, Wilson nas voltas 19 e 29), e vale lembrar que ambos foram campeões em 2023. Um dos grandes trunfos de Batman foi justamente ter parado mais pro final, quando os tempos de volta estavam bem altos. O piloto voltou pra pista já em terceiro lugar, e quando os dois ponteiros pararam, tocou tranquilo para levar seu segundo título.

Já Wilson perdeu bastante terreno no seu primeiro pitstop, mas continuou pilotando com qualidade e fechou a corrida em quinto lugar.

Os pilotos que se deram bem foram os que cometeram menos erros em pista molhada. Neste quesito, um grande destaque foi Pedro Giovannini, outro piloto bastante experiente. No começo da chuva já aparecia entre os 10 primeiros da corrida. Continuou bem na chuva, acertou os pitstops e finalizou em segundo lugar, 30 segundos atrás do vencedor.

Diego Martins recebeu a bandeirada na sequência, também com ótimo desempenho na chuva. O terceiro lugar veio mesmo antecipando em algumas voltas seu primeiro pitstop.

Rodrigo Rotheia completou o pódio em quarto lugar, ultrapassando Wilson nas voltas finais. Ele fez seu primeiro pitstop ainda em pista seca, e mesmo sendo “carta fora do baralho” desde então, encaixou uma pilotagem alucinante para diminuir o prejuízo, conseguindo inclusive tirar em pista a volta de atraso que estava em relação ao líder. Um feito memorável!

Pódio Categoria 90kg

Outros destaques – Categoria 90kg

Os pilotos Miguel Borges e Daniel Paixão chegaram em 6º e 7º, sendo os últimos pilotos a completar a corrida na mesma volta do líder. Daniel saiu da pista nas últimas voltas e viu escapar um resultado que poderia ter sido um pouquinho melhor. Sobre Miguel, o jovem tem apenas 15 anos de idade, começou a correr de kart há poucos meses e já mostra que tem potencial para se tornar um dos melhores de Minas.

Na sequência, Rodrigo Mendonça, Thiago Oliveira e Guilherme Morelli completaram os 10 primeiros. Morelli foi outro que cometeu erro nas voltas finais e perdeu segundos preciosos. Ele foi ainda o piloto que mais ganhou posições na corrida (largou em 24º). Dentre os pilotos com resultados válidos, Rodrigo Mendonça fez o melhor tempo total de pitstop, com 9:03.727.

Menções honrosas para Marcelo Augusto (11º) e Pedro Castro (12º), que dentre os pilotos abaixo do TOP10, eram os dois mais rápidos nas voltas finais, fazendo bons tempos de volta e cometendo poucos erros. Se a corrida fosse mais longa certamente eles iriam escalar ainda mais o pelotão.

Pódio secundário Categoria 90kg, com os pilotos de 6º a 10º

+ Confira aqui os resultados oficiais da competição
+ CLIQUE AQUI e confira as fotos do torneio, em alta resolução! Link dos álbuns na seção FOTOS.

Categoria 100kg

Na sequência, e ainda com pista molhada, foi a vez dos pilotos da Categoria 100kg. Matteo Rinoldi marcou a pole, seguido por Marcelo Augusto, Diego Martins e Wilson Cristofani. Na largada Marcelo assumiu a ponta, seguido por Matteo. Dessa vez houve enroscos na primeira volta, principalmente um na curva 5 que envolveu uma grande quantidade de karts. Apesar do susto, todos os pilotos retornaram à corrida sem grandes problemas. Matteo resolveu fazer o primeiro pitstop bem cedo. Com isso, o piloto saiu dos holofotes, porém continuou andando forte. Léo Haiduck, João Paulo Lott e Marco Rinoldi foram outros três, dentre vários, que pararam logo no início e discretamente vieram escalando o pelotão durante o segundo stint.

Grid Categoria 100kg

Marcelo e Wilson continuaram à frente e postergaram ao máximo seu primeiro pitstop. Após as rodadas de pitstop Matteo voltou pra ponta, seguido por Diego Martins e Léo Haiduck. Porém seu último kart não apresentou bom desempenho, e aos poucos o piloto foi sendo alcançado. Diego novamente com uma pilotagem impecável, assumiu a ponta a poucas voltas do fim para conquistar seu primeiro título no kartismo.

Na penúltima volta Léo ultrapassou Matteo e fechou em segundo lugar, 16 segundos atrás do líder. Matteo salvou um heroico 3º lugar.

Terminaram na mesma volta do líder João Paulo Lott (4º), Wilson Cristofani (5º), Pedro Machado (6º) e Vitor Veras (7º), com os dois primeiros completando o pódio da categoria. A foto de capa desta reportagem mostra o pódio.

Marcelo Marcondes terminou em oitavo, o experiente piloto havia rodado na primeira curva e caído pra último lugar. Uma bela recuperação! Marco Rinoldi chegou em nono, ele foi o piloto que mais subiu posições na corrida (largou em 28º). Fez ainda a melhor volta da corrida, com 1:30.284. A pista se manteve molhada até o fim, porém ligeiramente melhor de aderência nas voltas finais.

Luigi Martins completou o TOP10 da corrida, os 10 melhores de cada categoria levaram um belo troféu pra casa. O melhor tempo total de pitstop nesta corrida foi de Pedro Sales, com incríveis 9:00.039.

Pódio secundário Categoria 100kg

Batman Bicampeão! Diego campeão!

Luiz Fernando começou a andar de kart em 2019. Participou do KPI, escola de pilotagem do LP1, e na sequência migrou para os campeonatos. Já ganhou corridas, já foi vice-campeão, está sempre prestigiando as competições LP1 e andando sempre com os melhores pilotos.

Definitivamente um dos pilotos mais carismáticos da turma, a vitória do “Batman” o colocou como um dos grandes ícones do Enduro RBC, sendo o primeiro piloto a alcançar dois títulos.

“Eu até comentei com o Lucas ali embaixo: no dia do GP Brasil, que foi praticamente todas as corridas na chuva, eu vi o Alexandre Vieira ‘dando aula’, botando 3 segundos por volta. Quando eu via meu tempo no placar às vezes eu botava 2 segundos, eu estava me sentindo um Alexandre Vieira! Alexandre, aprendi com você!”, comentou o campeão em entrevista após a corrida.

Luiz Fernando Batman leva seu segundo título no Enduro RBC

Sobre Diego Martins, ele começou em campeonatos há pouco mais de 2 anos. Aos poucos foi evoluindo e conquistando seu espaço, e atualmente corre nos campeonatos mais difíceis do LP1, onde está sempre conquistando pódios.

“Muito bom celebrar o título finalizando o ano com chave de ouro, o Enduro a gente tem prestigiado desde o primeiro ano, é uma competição muito bacana. E hoje em condição de chuva, foi desafiador. Importante destacar a participação nas duas categorias, usei bastante a 90kg como treino, sabia exatamente como estava o traçado. Só pra finalizar, oferecer a vitória pra minha filha Ana Clara que tá pra nascer no final de janeiro, então fica o troféu pra ela!”

Diego Martins celebra seu primeiro título no kartismo

Batman e Diego escrevem seus nomes no ról de campeões do Enduro RBC – Organização LP1. E vão somar pontos importantes na próxima atualização do Ranking LP1, sistema que reúne todos os pilotos de todas as competições LP1 e pontua de acordo com seu desempenho e também de acordo com o nível de dificuldade de cada uma.

+ Conheça e confira o Ranking LP1

Campeões de torcida!

A transmissão do evento no YouTube contou com uma audiência fiel que torceu pelos seus pilotos preferidos e rendeu um bom número de visualizações. E considerando toda a agitada e frenética torcida, os pilotos Guilherme Ribeiro, Bruno Santos, Luiz Fernando Batman, Luciano Bomtempo, Alexandre Jannotti e Newton Vilela foram os mais populares, e como prêmio ganharão um brinde LP1.

E assim foi encerrado mais uma edição do evento. Com desafios adicionais, como a chuva e a implementação da transmissão ao vivo. Com aprimoramentos em vários quesitos de organização e logística, se comparado às edições anteriores. Com um ótimo desempenho dos pilotos e disputas respeitosas do início ao fim. E com a certeza que o Enduro RBC – Organização LP1 mais uma vez escreveu mais um belo capítulo que ficará marcado na memória de cada participante.

✍🏽 REDAÇÃO: admin
📸 FOTOS: admin e @pauloapocalypse
➡️ REALIZAÇÃO: @rbcracing
➡️ ORGANIZAÇÃO: @lp1kart

Compartilhe com os amigos!

1 comentário em “Luiz Fernando Batman e Diego Martins são os campeões da 3ª edição do Enduro RBC – Organização LP1”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com