Bandeirada final foi emocionante; diferença de Guilherme para Daniel foi de 17 milésimos
Na data de publicação desta reportagem, o piloto Guilherme Rotheia completa 571 dias na liderança do The Kart Champinoship. E contando…
No domingo 9 de março foi realizada mais uma etapa do campeonato, desta vez no Kartódromo RBC Racing. E largando de trás, começando com um kart com rendimento limitado, e indo contra todas as expectativas, o multicampeão escalou o pelotão e venceu a corrida, com direito a ultrapassagem a poucos centímetros da linha de chegada.
A corrida foi disputada no Traçado 1 anti-horário e contou com Transmissão ao vivo no YouTube. Além da disputa pela vitória, a etapa revelou outras emoções do início ao fim.
Guilherme Rotheia vence nos momentos finais
Após um pitstop feito nas primeiras voltas Guilherme teve um stint mágico, com tempos de volta cada vez mais baixos. Não perdeu tempo nas ultrapassagens e foi até o final numa caça implacável ao líder – determinação coroada com uma bela vitória.
“Meu primeiro kart não fazia curva pra esquerda e estava fraco de motor… tentei segurar o máximo possível pra dar as 5 voltas obrigatórias antes do pitstop. Quando eu caí pra 12º na corrida foi na volta de abertura do pitstop, então dei sorte nesse sentido, e na troca dei sorte também de pegar um kart mais redondo. Vi que o Daniel estava em primeiro, estava monitorando ele. Quando ele voltou do pitstop ele estava uma reta na frente. Eu estava tirando 1,5 a 2 segundos por volta , ele não pegou um kart bom. Aí foi no limite! Na última curva consegui dar o X e vir lado a lado na reta principal.”, descreveu o vencedor em entrevista após a corrida. A última vez em que Gui não apareceu na liderança do The kart foi em agosto de 2023, quando Alexandre Dias ganhou a etapa e começou aquela edição em primeiro lugar.

+ Acompanhe as notícias do The kart no Instagram, CLIQUE AQUI!
+ Acompanhe as notícias do The kart no Facebook, CLIQUE AQUI!
Destaques da corrida
O pole-position foi Gedeon Santos, a primeira pole dele no The kart. Gedeon não largou bem mas conseguiu se manter entre os 5 primeiros. Andou boa parte do primeiro stint em terceiro lugar, mas perdeu tempo no pitstop e saiu fora do TOP10.
Outro que repetiu o mesmo enredo foi Fernando Segatto, que também apareceu por um tempo em terceiro, mas não acertou o pitstop e finalizou lá atrás. O piloto fez inclusive a melhor volta da corrida.
O melhor pitstop da etapa foi de Luiz Fernando Batman, que seguiu o caminho oposto: largando de trás, ganhou algumas posições no primeiro stint, voltou do pitstop bem posicionado, e ganhou mais terreno na parte final da corrida para fechar num bom oitavo lugar.
Daniel Paixão fez uma corrida incrível, no início assumiu a ponta e conseguiu abrir distância andando de cara pro vento. Parou na parte final, mas voltou pra pista com um kart inferior. O piloto fez o que pôde para manter a ponta. Na bandeira branca Guilherme Rotheia já estava perigosamente perto. Daniel fez o traçado mais perfeito possível, e surpreendentemente saiu da curva zero com uma boa tração. Ainda havia uma chance de sustentar a vitória! Os dois vieram lado a lado e apenas na linha de chegada Guilherme conseguiu projetar seu kart um pouco mais à frente e ficar com a vitória. Se por um lado fica o gosto amargo de não ter vencido, por outro lado Daniel pode se orgulhar de ter protagonizado um dos momentos mais incríveis em 17 edições do The kart.
E a última volta reservou emoções para outros pilotos também. Luigi Martins foi outro que voltou bem do pitstop, e no giro final superou alguns colegas para fechar em terceiro lugar. O estreante é o vice-líder na tabela geral.
Marcelo Augusto ao ser superado por Luigi, vinha colado no colega mas errou a penúltima curva, e perdeu duas posições: Edmar Freitas e Rodrigo Rotheia passaram e completaram o pódio em 4º e 5º, a foto de capa desta reportagem mostra o pódio da corrida. Marcelo e Edmar frequentaram as primeiras posições desde o início, ao passo que Dr. Rotheia fez o pitstop no início e veio escalando o pelotão. Primeiro pódio de Edmar no The kart.
Felipe Bitencourt chegou em sétimo lugar, colado em Marcelo, o sexto. Quase pegou carona com os outros e ultrapassou o colega na reta final, mas faltou um pouco de motor.
O TOP10 teve ainda Mateus Alves em nono e Rogério Ferrum em décimo, este foi o primeiro TOP10 de Mateus neste semestre, mesmo após ter levado um toque na largada e perdido muitas posições.

+ Confira aqui os resultados oficiais da etapa e a classificação atualizada do campeonato
+ Confira as fotos da etapa e também de etapas anteriores neste link, na seção FOTOS.
A próxima etapa do The kart está agendada para o mês de abril, no Kartódromo de Betim.
✍🏽 REDAÇÃO: admin
📸 FOTOS: admin e @pauloapocalypse
➡️ ORGANIZAÇÃO: @lp1kart
🫱🏻🫲🏼 PATROCÍNIO:
@avistvistorias – Avist, vistoria cautelar automotiva
@firepitbrasil – Um novo conceito de churrasqueira
Campeonato filiado Akamig – www.akamig.com