Apesar de um certo equilíbrio nas disputas, Yago e Guilherme alcançaram 3ª vitória em quatro etapas
A Etapa 4 da 21ª edição do Sport kart foi realizada no último domingo (4) no Kartódromo RBC Racing. As corridas aconteceram no veloz Traçado 2 horário. Com belas disputas do início ao fim nas Categorias Intermediária e Graduados, e na maior parte do tempo da Categoria Acesso. A etapa teve mais uma vez transmissão ao vivo no YouTube.
Jaime Martins venceu na Intermediária pela segunda vez. Yago Mojaes (Acesso) e Guilherme Rotheia (Graduados) venceram pela terceira vez. Curiosamente, a hegemonia destes pilotos não reflete o perfil das disputas em pista, que vem sendo extremamente equilibradas nas três categorias.
Jaime vence pela segunda vez na Categoria Intermediária
A primeira categoria a entrar na pista teve pole-position e melhor volta de Pedro Machado. Na corrida, Jaime Martins atacou o adversário ainda nas primeiras voltas e assumiu a liderança para não mais perder. Foi acompanhado até o fim, mas na abertura da última volta seus adversários cometeram um pequeno erro que afastou qualquer chance de um novo ataque. Segunda vitória do jovem piloto no campeonato e a terceira posição na tabela geral mantida, agora a apenas 4 pontos do líder.
“O kart estava bom, eu estava andando bem, mas não posso deixar de agradecer o Marco Rinoldi que me ajudou na tomada de tempo me empurrando. E é isso, no final deu tudo certo pra marcar esses pontos pro campeonato.”, resumiu rapidamente o vencedor em entrevista após a corrida.

+ Acompanhe as notícias do Sport kart no Instagram: CLIQUE AQUI
+ Acompanhe as notícias do Sport kart no Facebook: CLIQUE AQUI
Destaques Categoria Intermediária
As disputas na turma da frente foram boas. Três pelotões se formaram, o primeiro tinha Pedro Machado, Jaime Martins e Iago Silva. Pedro não venceu mas marcou muitos pontos de bônus e com isso assumiu a liderança do campeonato. Com o 2º lugar nesta corrida, tornou-se o único piloto da categoria com quatro pódios em quatro etapas. Iago chegou em terceiro e na classificação aparece em quarto.
Outro pelotão se formou logo no início da corrida, do quarto até o sétimo. Pedro Heredia superou Jônatas Emídio nas últimas voltas e recebeu a bandeirada em quarto, puxando a fila que tinha Jônatas em quinto, Marco Rinoldi em sexto e Lucas Roiz em sétimo. Este foi o primeiro pódio de Jônatas no Sport kart. A foto de capa desta reportagem mostra o pódio da corrida.
Mais atrás outro grupo de pilotos travou disputas mais intensas e constantes. Nas voltas finais Warley Alvarenga e Caio Menezes se desprenderam dos outros colegas para fechar em oitavo e nono. Os dois pilotos trocaram de posição algumas vezes na parte final da corrida. Caio é o vice-líder da categoria, a disputa pelo título na etapa final provavelmente ficará entre Pedro Machado, Caio e Jaime.
O décimo colocado foi Brayan Rocha, que depois de muito passa e repassa venceu o duelo contra outros 3 adversários.
Vinícius Oliveira (14º) conseguiu seu melhor resultado no semestre, o piloto perdeu posições na primeira volta mas fez uma bela recuperação, chegando a alcançar o pelotão de Brayan na última volta.

+ Confira aqui os resultados oficiais da etapa e a classificação atualizada do campeonato
+ Confira as fotos da etapa e também de etapas anteriores neste link, na seção FOTOS.
Guilherme Rotheia vence na Graduados
Na Categoria Graduados Guilherme Rotheia venceu pela terceira vez e praticamente garantiu mais um título. Isso porque ele possui três vitórias e um terceiro lugar, e mesmo que consiga resultado ruim na corrida de junho, o resultado ruim entrará para o descarte obrigatório e o piloto manterá a liderança. Ele só perde o caneco se for punido na etapa final.
Guilherme largou na pole, perdeu a ponta para seu xará Guilherme Morelli mas ainda na primeira volta passou o colega. Manteve-se em primeiro até a bandeirada final, resistindo bem às investidas do adversário na última volta.
“Na tomada de tempo fiz uma boa volta pegando vácuo dos meninos. Na corrida, nas primeiras voltas o Morelli procurou me empurrar, a gente andou num ritmo forte boa parte da prova. Ele tentou dar o bote faltando umas 3 ou 4 voltas pro final e aí já armei a defesa. Dei o X e a gente manteve, aí fiz traçado defensivo pra segurar a posição.”, detalhou o piloto.

Destaques Categoria Graduados
Morelli fez uma corrida brilhante, anotou a melhor volta da prova e tentou de todas as formas ultrapassar o adversário na última volta. Não deu, mas faz parte. Segundo pódio dele no campeonato, na tabela geral ele subiu bastante e agora aparece em quinto.

Assim como na etapa anterior, um grande pelotão se formou ainda nas primeiras voltas e concentrou grande parte das ações da corrida. Fernando Segatto liderou a fila por um tempo, Rodrigo Rotheia o passou, mas depois tentou defender e acabou espalhando demais, caindo para o final da fila de 6 karts. Pouco antes disso Ivo de Castro veio de trás rebocando Felício Mansur, ambos chegaram neste grupo e Ivo ultrapassou 3 colegas, até que também em uma manobra sem final feliz perdeu as posições que havia conquistado.
As disputas foram bonitas e respeitosas. No fim das contas Segatto ficou em terceiro, seguido por Felipe Bitencourt e Rogério Ferrum, completando o pódio. Felício Mansur, Rodrigo Rotheia e Ivo de Castro fecharam a fila, nesta ordem.
Mais atrás um outro pelotão também foi palco de disputas. Felipe Gabriel estava em nono, foi ultrapassado, retomou, perdeu de novo, voltou, e daí em diante manteve, seguido por Pedro Pacheco (10º) até o final.

Yago Mojaes vence de novo na Categoria Acesso
Assim como Guilherme Rotheia, Yago Mojaes alcançou sua terceira vitória e em condições normais não poderá ser mais superado na tabela de classificação. Só perde o título se for punido na final. Um feito e tanto para um piloto que nunca tinha disputado campeonatos e não vinha treinando com frequência no semestre anterior.
Ele largou na pole, liderou de ponta a ponta e venceu. Simples assim.
“O pessoal que estava mais próximo de mim no campeonato teve problema na tomada de tempo. Consegui fazer um bom tempo e fui administrando até o final, e deu certo.”, pontuou Yago.

Destaques Acesso
Gutemberg Medeiros enfim desencantou! Ele que está participando do Sport kart pela segunda vez, não tinha sequer um TOP10 no currículo. Largou na primeira fila, manteve-se o tempo todo no pelotão dos 4 primeiros, não cometeu erros, fez a melhor volta da corrida e terminou em terceiro lugar. À frente dele ficou o jovem Renato Ribeiro, que o passou ainda na parte inicial da corrida.
Marcos Barreto também era do bonde da frente, chegou a andar em segundo lugar, e na última volta estava em quarto quando foi alcançado por Vitor Hugo, este largou em último e fez uma corrida incrível de escalada. Porém houve um toque entre eles e ambos ficaram pelo caminho.
Os pilotos Francklin Araújo e Maycon Carvalho andaram sozinhos na primeira metade da corrida. Maycon alcançou Francklin e trouxe com ele Victor Emiliano. Francklin herdou a quarta posição na última volta e Victor superou Maycon também em um lance onde houve contato entre os pilotos. Foi uma última volta com muitos incidentes. Victor fechou o pódio em quinto lugar.

O sexto lugar de Maycon é o melhor resultado dele no semestre e a terceira vez que ele termina entre os 10 primeiros. O outro pelotão que também apresentava disputas intensas vinha bem distante de Maycon mas os pilotos tiraram toda a diferença na última volta, finalizando colados no colega. Victor Cirino venceu a batalha contra Jefferson Ferreira e ficou em sétimo, seguido por Rodrigo Faria que também superou Jefferson nos metros finais. Humberto Soares, também nessa fila, completou a corrida em décimo, atrás de Jefferson. Foi o primeiro TOP10 de Victor no campeonato.
Menção honrosa para Arthur Martins (13º), com seu melhor resultado no campeonato até agora.

A próxima etapa do Sport kart será a grande final do semestre, ela está marcada para o mês de junho, no Kartódromo RBC Racing.
✍🏽 REDAÇÃO: admin
📸 FOTOS: admin
➡️ ORGANIZAÇÃO: @lp1kart
🫱🏻🫲🏼 PATROCÍNIO:
@avistvistorias – Avist, vistoria cautelar automotiva
@firepitbrasil – Um novo conceito de churrasqueira
Campeonato filiado Akamig – www.akamig.com