Grupo B dá show na Etapa 01 da 3ª Copa SPORT KART MG

Compartilhe com os amigos!

A rotina de acordar domingo de manhã e ir para um kartódromo voltou à vida dos nossos pilotos ontem. E para quem não estava se aguentando de saudade, tivemos uma dose quádrupla de disputas emocionantes na pista do Kartódromo de Betim. A Etapa 01 da 3ª Copa SPORT KART MG deu início ao torneio, com uma grande novidade: Uma bateria inicial dupla. O formato de 5 minutos de tomada de tempo + duas corridas de 15 minutos vem ganhando popularidade em Minas, e foi adotado para a abertura do campeonato com o intuito de dar uma segunda chance a quem vai mal na estreia.

Pré-corrida

Antes dos pilotos irem à pista, o clima era igual a primeiro dia de aula na escola. Velhos amigos se reencontrando, novatos se apresentando e tentando se enturmar, um ou outro mais tímido nos cantos só observando a movimentação. No total, 49 pilotos participarão do certame, divididos em dois grupos de acordo com seu histórico de desempenho, 23 deles no Grupo B.

Houve entrega de kits e registro das fotos oficiais dos pilotos. O briefing inicial foi a oportunidade da COSK (comissão organizadora SPORT KART MG) mostrar sua cara e explicar as regras do grupo. Também foram passadas orientações básicas de pilotagem, voltadas para os pilotos menos experientes. Enquanto a COSK falava, falava e falava, alguns pilotos foram flagrados caindo no sono. Esta atitude não dá punição… Mas os nomes deles foram anotados em um caderninho. Isso será lembrado no futuro…

Fora isso, vale esclarecer que devido ao volume de informações a serem passadas, o briefing mais longo foi inevitável.Prometemos que os próximos serão mais curtos!

Corridas do Grupo B empolgam os espectadores

Cartas na mesa, hora de ir pra pista. E assim como no campeonato passado, as corridas do Grupo B surpreenderam a todos pelo seu bom nível técnico. Pilotos virando na casa de 1:04 no traçado 01 normal, boas disputas de posições, pouca confusão e muita lealdade. O Grupo B foi um belo cartão de visitas deste que promete ser o mais emocionante campeonato da história do grupo.

Na Etapa 01 aconteceram duas coisas interessantes. Uma foi a comprovação de que o Grupo B é um celeiro de novos bons pilotos. Outra foi a demonstração clara de que a experiência conta muito, já que quase todo mundo que se deu bem na Etapa 01 é veterano do grupo SPORT KART MG.

Na qualifying, pole-position para Picardi, e segundo lugar para João Fragoso. Os dois usaram toda sua experiência e protagonizaram uma incrível disputa pela vitória, de tirar o fôlego da grande platéia presente. Marcelo Madureira, que veio bastante confiante após seu primeiro pódio na Etapa final de 2015, até tentou participar da disputa pela ponta, mas em uma tentativa de ultrapassagem acabou rodando e caindo algumas posições. Chegou em sétimo.

João Fragoso (31) e Picardi (53) protagonizaram uma disputa de arrepiar na primeira corrida do dia.
João Fragoso (31) e Picardi (53) protagonizaram uma disputa de arrepiar na primeira corrida do dia.

Um pouco mais atrás vinham Lucas Mendes, Hualter Martucheli, Felipe Porto e Luigi Belli “sentando a bota” e imprimindo um bom ritmo. Lá atrás alguns novatos batiam cabeça, parecia que a ansiedade de sua primeira participação em um campeonato podia estar pesando um pouco. Fim de prova e vitória de Picardi, sua primeira vitória no SPORT KART MG, poucos milésimos à frente de Fragoso. O terceiro foi Lucas Mendes, que também registrou a volta mais rápida.

A largada da segunda bateria se deu em fila indiana, mantendo os karts na ordem de chegada mas invertendo os pilotos. O formato é considerado o mais seguro de todos, e provou mais uma vez o seu valor pelo fato de não ter havido incidentes na primeira volta. A propósito, o único incidente de todo o grupo B foi protagonizado por Vinícius Rodrigues e Marco Aurélio. O primeiro errou uma manobra e acabou causando uma “colisão em T”. Marco Aurélio abandonou a corrida logo em seguida, queixando-se de dores, mas já passa bem.

Na segunda corrida brilhou a estrela de Didi Souza, que retorna ao grupo após ficar de fora do último campeonato. Largando do meio após uma primeira corrida apagada, usou toda sua experiência para alcançar logo a liderança e não sair mais de lá, conquistando assim sua primeira vitória no grupo. Felipe Porto chegou em segundo após largar lá de trás e passar um milhão de pilotos, em uma atuação brilhante que o coloca firme na disputa do título. O terceiro colocado foi Luigi Cavallini, que teve problemas na primeira corrida mas se recuperou também com uma bela atuação. O italiano tem potencial, olho nele! A volta mais rápida foi novamente de Lucas Mendes. O melhor desenvolvedor de sites voltados para o kartismo em Minas estava mesmo inspirado.

No somatório total, o pódio ficou assim: Picardi (45 pts), Felipe Porto (45 pts), João Fragoso (44 pts), Hualter Martucheli (44 pts) e Didi Souza (40 pts), comprovando o equilíbrio do campeonato. Confira um resumo das entrevistas dos vencedores a seguir:

“Na primeira corrida tive uma grande disputa com o João. Foram corridas muito boas e com muita lealdade, isso é o mais importante.” – Picardi.

“Minha segunda corrida foi mais legal, pois larguei lá atrás e cheguei em segundo, achei meu segundo kart um pouco melhor, estava melhor de reta.” – Felipe Porto.

“Fiquei surpreso quando terminou o qualifying, imaginei estar em oitavo ou nono, mas o fiscal chegou pra mim e disse que eu tinha marcado o segundo tempo, ao lado de Picardi. Na primeira corrida foi eu e ele, trocamos de posição algumas vezes e passamos na linha de chegada praticamente juntos.” – João Fragoso.

“As dicas dos veteranos deram certo, e o pessoal se respeitou muito na pista. Na segunda corrida meu kart estava um pouco pior. Largar atrás de pilotos com menos experiência é mais difícil pois você pode ficar travado atrás de alguém, dificultando chegar ainda mais à frente. Mas também é mais divertido, você passa mais gente.” – Hualter Martucheli.

“Na primeira corrida meu kart apagou na largada, consegui recuperar e chegar em 13º. Na segunda corrida cheguei em primeiro, 10 segundos na frente do segundo colocado, o que foi muito bom.” – Didi Souza.

Dentre os novatos, o maior destaque foi Rafael Castro, que ficou em sétimo na classificação final. Será que ele ou algum outro novato poderá disputar de igual pra igual com os veteranos? Façam suas apostas!

E foi assim que terminou a Etapa 01 do Grupo B. Os pilotos já estão ansiosos para a próxima corrida, será dia 20 de março a partir das 9:40 no Kartódromo de Betim. O traçado será o 02 normal, nível de dificuldade 2,0 na escala SKMG. Os resultados da primeira etapa, classificação oficial e estatísticas serão publicados em breve aqui no site.

Ah, nunca é demais lembrar que o “espírito da rodança” está sempre de olho em todo mundo, à procura de um novo hospedeiro. Todo cuidado é pouco!

*Fotos: Marcelo Borsatto e Paulo Xavier

Compartilhe com os amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com