Bruno Barroso, Alessandro Carvalho e Rafael Teixeira alcançam seu primeiro título em competições LP1
A 15ª edição do Sport kart foi encerrada no domingo passado (12). Pela primeira vez contou com três categorias, e mesclou pilotos novatos, pilotos vindos de outros campeonatos, e pilotos que retornaram ao Sport kart após algum tempo ausentes.
As disputas não só pelo título, mas por todo o grid, foram eletrizantes e bem equilibradas. O resultado foi três campeões inéditos e mais um bom capítulo escrito na história do Sport kart.
+ Siga o Sport kart no Instagram e no Facebook
Bruno Barroso – campeão 85kg
Bruno Barroso anda de kart há pouco mais de um ano. Se dedicou bastante a treinos desde o início, participou de alguns campeonatos, e logo no início do ano já ganhou um título expressivo: campeão Nacional de kart no CBKA (Brasília), categoria Estreantes.
No LP1 marcou presença algumas vezes no Tabajara este ano, onde pôde fazer treinos específicos para as etapas do campeonato, e aumentar os laços com os pilotos dos campeonatos LP1. Participou do LP1 Acelera!, onde terminou entre os 10 melhores e levou troféu pra casa. Mesmo com pouquíssimo tempo de estrada, Bruno já estava em alto nível.
Estreante nos campeonatos regulares do LP1 este ano, escolheu o Sport kart para sua primeira experiência. Na categoria 85kg fez corridas niveladas com os colegas, ainda que nos resultados tenha se sobressaído bastante com 3 vitórias e 5 pódios em 5 corridas, e 121 pontos no total. Bruno tem vários ingredientes necessários para um grande campeão: é veloz, é constante, é calmo, é leal, é estratégico nas corridas. Nesta última por exemplo andou em primeiro junto com o piloto Alexandre Gonçalves o tempo todo, para abrir distância dos demais. Já sabendo que o título seria seu, deixou caminho aberto para a vitória do colega na última volta.
“Consegui ter muita regularidade […] é um campeonato muito equilibrado, na maioria das corridas teve disputa do início ao fim, e consegui graças aos treinos ter regularidade e levar esse título. [Os próximos planos são] dominar o mundo, ganhar o LP1 Acelera! que também está nos meus planos, e pegar um TOP10 no Ranking LP1.”, contou o campeão em entrevista após a última corrida do campeonato. Olho nele de agora em diante, pois ele já faz parte do seleto grupo dos melhores pilotos de Minas.
Como ficou a categoria 85kg
Vários estreantes se destacaram. Além do campeão Bruno Barroso, Alexandre Gonçalves (4º), John Wesley (5º) e Lucas Reis (6º) colecionaram alguns pódios e alguns TOP10. Todos eles correndo pela primeira vez em campeonatos.
Mateus Palhano (9º) e Gustavo Dienstmann (10º) também são estreantes no Sport kart, porém já correram outros campeonatos anteriormente.
Já os veteranos que terminaram entre os 10 primeiros, são pilotos que fizeram um campeonato mais discreto ano passado, e estavam só esperando chegar a sua vez. Rafael Dias (2º) e Marco Gomes (3º) cravaram quatro pódios em cinco corridas. Lucas Ferreira (8º) e Ricardo Henrique (9º) conseguiram 3 TOP10.
Alessandro Carvalho – campeão 100kg
Alessandro Carvalho possui mais tempo de kartismo, são pouco mais de 3 anos. Foi um dos primeiros pilotos formados pelo KPI (Kart Para Iniciantes, a escola de pilotagem do LP1). Sem muita disponibilidade para treinar, Alessandro vai sempre “na raça”, contando com suas habilidades desenvolvidas nestes anos praticando o esporte. Sempre veloz, sua característica mais marcante é ser mais passional: as emoções frequentemente vêm à tona, e o maior exemplo disso foi a sua histórica primeira vitória (ainda na Copa Centro-Oeste MG).
Depois de alguns anos de experiência Alessandro conseguiu atingir um ótimo grau de serenidade e concentração nas corridas em contraponto ao seu perfil passional. Era o que faltava para se consagrar como um grande campeão.
Sua campanha no Sport kart foi excelente. Quatro pódios em cinco corridas, dois deles com vitória. Campeão com 116 pontos, seu primeiro título no kartismo. Alessandro cresceu e amadureceu no esporte, os próximos desafios serão ainda mais difíceis, mas ele continuará dando o seu melhor (e cada vez mais) em busca dos bons resultados.
“No começo parecia que seria fácil, consegui uma vitória e dois segundos lugares, mas aí o pessoal elevou o nível, o [Wilton] Nino, o [Reinaldo] Aguimar, Fabiano [Oliveira], pessoal foi crescendo no campeonato e isso só valorizou o meu primeiro título no kart.”, descreveu Alessandro.
Como ficou a categoria 100kg
Os quatro primeiros lutavam pelo seu primeiro título no kartismo. Paulo Maia terminou com o vice-campeonato, seguido por Fabiano Oliveira. Paulo era estreante no Sport kart, vindo de outros campeonatos LP1. Fabiano é um dos recordistas de participação no Sport kart, e esta foi a sua melhor campanha.
Wilton Nino, estreante nos campeonatos LP1, também lutava pelo título, mas acabou finalizando em 5º, um ponto atrás de Túlio Souza.
Carlos Eugênio (6º), Cristiano Moreira (8º) e Fernando Alves (10º) foram outros estreantes que terminaram no TOP10, todos eles conseguiram um pódio nas 5 etapas disputadas.
Outras campanhas de destaque foram de Reinaldo Aguimar (6º) e Larissa Lott (9º), Reinaldo fez quatro pódios e terminou empatado em pontos com Wilton, Larissa fez quatro TOP10, também andando sempre no pelotão da frente.
Rafael Teixeira – campeão Graduados
Sem dúvidas a categoria de nível mais elevado, a Graduados resgatou um espaço dedicado aos pilotos mais experientes no Sport kart, após vários anos com o campeonato voltando suas atenções para os iniciantes.
Rafael Teixeira anda de kart há cerca de 10 anos. Piloto absurdamente experiente, está sempre disputando campeonatos de elevada dificuldade. Seu primeiro título veio há alguns anos no Amigos do kart, campeonato de kart mais tradicional de Minas. Sua estreia nos campeonatos LP1 foi aqui mesmo no Sport kart em 2016, mas foi no The Kart Championship onde se estabeleceu, atualmente é um dos recordistas de participações por lá.
Em 2022 retornou ao Sport kart e fez uma ótima campanha, com 3 pódios em cinco corridas, um deles com vitória. A corrida final foi eletrizante, com todos os quatro postulantes ao título andando juntos entre os seis primeiros colocados. Uma ultrapassagem nos momentos finais definiu: Rafael campeão com 104 pontos, um a mais que Léo Haiduck e dois a mais que Milton Santos. A foto de capa dessa reportagem mostra o pódio final desta categoria.
“Campeonato sensacional, briga entre quatro pilotos, acho que cada um ganhou uma corrida [na verdade Milton não venceu nesta edição], no final a gente nem sabia quem seria o campeão, a pontuação estava muito apertada. No final por um ponto deu certo, muito feliz com meu segundo título, o primeiro do LP1, e que venham mais”, contou o campeão. Sempre protagonista nos campeonatos, não há dúvidas que ele estará ainda mais forte no próximo semestre.
Como ficou a categoria Graduados
Como não era realizada há algum tempo, a categoria Graduados atraiu muitos pilotos experientes de outros campeonatos. Milton Santos foi o melhor estreante, finalizando em terceiro lugar. Davidson Tadeu (6º) e Marcelo Paiva (8º) foram outros dois destaques.
Os irmãos Wasley Miller (5º) e Tiarlles Miller (7º) mandaram muito bem também, ambos são estreantes em competições e conseguiram logo de cara serem competitivos em uma categoria com pilotos experientes.
Além do campeão Rafael, Léo Haiduck (2º) e Ramon Tancredo (4º) retornaram após mais de 5 anos ausente. Juninho Pakalolo (9º) e Fredê Godoy (10º) são outros dois que voltaram ao campeonato, estes ausentes por um período menor.
Redação: @lpfiuzza
Fotos: @pauloapocalypse
Organização: @lp1kart
Patrocínio:
@minascopy.com.br – Inteligência em outsourcing e gestão de processos
@transfermixbh – Produtos personalizados para seu evento ou festa
@paivadesignhelmets – Pinturas personalizadas de capacetes
@paddocksportracer – Macacões e acessórios para pilotos
@avistvistorias – Vistoria cautelar automotiva
@pedroking21 – Vídeomaker
@chronosenergy – Energético 100% natural