Pai e filho levam mais dois canecos importantes pra casa
Encerrada mais uma edição do Netkart! Os seus mais de 10 anos de história tiveram mais um capítulo escrito na tarde do último sábado (25) no Kartódromo de Betim. As corridas das duas categorias foram bastante truncadas e acirradas, o Traçado 11 invertido com chicane é bastante veloz mas não possibilita muitas opções de pontos de ultrapassagem.
Na categoria 85kg Matheus Beraldo venceu, e o título ficou com Guilherme Rotheia. Na categoria 100kg Guilherme venceu, e o título ficou com seu pai, Rodrigo Rotheia. Multicampeões em praticamente todos os campeonatos por onde passam, ambos vão aumentando seus números no Netkart e aumentando sua coleção de troféus do campeonato.
+ Siga o Netkart nas redes sociais, no Instagram e no Facebook
Gui Rotheia, campeão 85kg
Apresentações são desnecessárias. Guilherme Rotheia é um nome no kartismo amador conhecido em qualquer lugar do país. Começou ainda adolescente, e já se vão mais de 10 anos de experiência e muitos títulos. Amigos do kart, Copaminas, The Kart Championship, Sport kart, só pra citar algumas competições locais.
O Netkart está em sua 17ª edição, e o piloto só se tornou assíduo recentemente. E como diria Galvão Bueno: É TETRA! Sim, este já foi seu quarto título, talvez o mais difícil até aqui. Cinco pódios, dois deles com vitória, mas apenas 4 pontos de vantagem sobre Matheus Beraldo, o vice-campeão. Guilherme sabe que os adversários, principalmente Beraldo, estão cada vez mais próximos, e que a cada nova edição será mais difícil se manter no topo.
“Nesta etapa final parece que vazou óleo de alguém na tomada de tempo, ninguém conseguiu melhorar tempo da segunda volta em diante. Larguei muito atrás, vi que o Beraldo largou melhor, em sétimo. Na corrida começamos a disputar juntos, e foi até cômico porque ele e o Vincenzo me passaram quando eu estava em terceiro, deu um enrolo na curva do miolo e ele pulou pra ponta, achando que o Vincenzo tinha saído junto com ele. Quando olhou pra trás e viu que era eu em segundo ele sinalizou, como se dissesse ‘não é possível que é o Guilherme atrás’ (risos). Quando ficou ele em primeiro e eu em segundo eu já sabia que ia dar o título. Fui mais empurrando do que disputando, e na última volta tentei forçar um pouco mais a passagem. Ele defendeu muito bem, é um piloto bastante experiente.”, detalhou Guilherme sobre a corrida da categoria 85kg, em entrevista ao final da etapa.
“Campeonato bastante disputado, disputa aberta até a última corrida […] Beraldo é um cara que vem numa crescente muito grande, ele não corre muitos campeonatos mas é bastante experiente, ele estuda bastante, e é um cara que corre sempre limpo. Disputar com um cara do nível dele e que anda limpo como ele só engrandece a nossa disputa, fica muito prazeroso correr desse jeito!”, completou o tetracampeão.
Como ficou a categoria 85kg
Matheus Beraldo fez um campeonato de altíssimo nível, com quatro pódios e duas vitórias.
Rodrigo Rotheia também tinha chances de título, mas acabou abandonando a corrida final. Finalizou em terceiro, 16 pontos atrás de Beraldo
Thiago Jardim (3 pódios) e Vincenzo Sirianni (2 pódios) completaram o grupo dos cinco primeiros.
O TOP10 teve ainda Nuno Karam, Gabriel Torres, Marcus Bonifácio, Gabriel Lima e Alberto Delbone. Todos eles, exceto Torres, subiram na classificação nesta etapa final. Marcus e Alberto não conquistaram pódio no campeonato, mas pesou a favor de ambos a constância e a ausência de punições. Torres foi o único estreante a terminar entre os 10 melhores, o piloto anda de kart há cerca de 3 anos e apesar de ser novato no Netkart, nos anos anteriores participou de outros campeonatos LP1.
Rodrigo Rotheia, campeão 100kg
Outro piloto absolutamente experiente, veloz, estratégico, mas tudo isso em pista seca. Pois se chover, multiplica tudo isso por 10. Fora das pistas, um cara bastante divertido, que mais do que ninguém quer ir para o Kartódromo para brincar e curtir o esporte com amigos. A foto de capa desta reportagem ilustra bem este ponto.
Dr. Rotheia tem um currículo bastante extenso, incluindo títulos nacionais e regionais, e agora também com um segundo troféu de campeão do Netkart. Nesta edição foram 5 pódios e 3 vitórias na categoria 100kg. Chegou à final com o título em mãos, e ainda fechou a competição com um ótimo quinto lugar na última corrida.
“Foi sensacional… A última etapa foi mais pegada, normal, mas a turma é boa! As tomadas de tempo têm quase que garantido as primeiras posições das corridas. Hoje em dia o pessoal sabe defender muito bem, não existe mais aquilo de ‘ah, eu passo fácil’. A galera vem treinando, a competitividade cresceu bastante. O Netkart é um campeonato que eu adoro, muito tradicional, de todas as edições eu devo ter ficado de fora de uma ou outra.”.
“A corrida de hoje foi tranquila porque já com o título garantido eu não queria tomar punição. O kart estava muito bom, duas vezes me rodaram, tive que voltar recuperando, mas foi legal! A turma está de parabéns, a turma é tão gente boa que eles pedem desculpa depois, então tá tudo certo!”, contou o agora bicampeão.
Como ficou a categoria 100kg
Rodrigo encarou verdadeiras pedreiras. A começar pelo seu filho Guilherme, atualmente um dos pilotos mais importantes de Minas. Gui Rotheia fechou a categoria em segundo lugar, com quatro pódios e duas vitórias.
Mas não terminou por aí não. Dr. Rotheia levou uma verdadeira canseira também do excelente Vincenzo Sirianni, que também fez quatro pódios no campeonato, dois deles em segundo lugar pressionando Rotheia até a bandeirada.
Os xarás Gabriel Torres e Gabriel Lima conseguiram resultados bem melhores na categoria 100kg, finalizando a competição em quarto e quinto, respectivamente. Três pódios para Torres e dois para Lima. Torres foi mais uma vez o melhor estreante no campeonato.
Diferente da outra categoria, o TOP10 da categoria 100kg foi povoado de outros estreantes. Wasley Miller (6º), Tiarlles Miller (8º) e Julim Ribeiro (9º) desbancaram muitos veteranos, todos eles cravaram pelo menos um pódio no campeonato. Vale destacar também que o trio possui menos de 1 ano de kartismo e todos eles estão em sua primeira participação nos campeonatos LP1.
Luiz Fernando Batman (7º) e Joanes Peixoto (10º) fizeram valer sua regularidade para também finalizar entre os 10 melhores e levar troféu pra casa.
Redação: @lpfiuzza
Fotos: @pauloapocalypse
Organização: @lp1kart
Patrocínio:
@minascopy.com.br – Inteligência em outsourcing e gestão de processos
@transfermixbh – Produtos personalizados para seu evento ou festa
@paivadesignhelmets – Pinturas personalizadas de capacetes
@paddocksportracer – Macacões e acessórios para pilotos
@avistvistorias – Vistoria cautelar automotiva
@pedroking21 – Vídeomaker
@chronosenergy – Energético 100% natural