Competição encerrou no último dia 19
A etapa final da 14ª edição do The Kart Championship foi realizada no dia 19 de novembro no Kartódromo de Betim. O campeonato semestral do LP1 Kart Racing que acontece aos domingos de manhã e tem pitstop obrigatório em todas as corridas teve no total 27 participantes competindo em categoria única. Conhecido já há muitas temporadas por ser o campeonato de mais alto nível técnico no LP1, realizou ao todo cinco etapas distribuídas entre o Kartódromo de Betim e o Kartódromo RBC Racing.
E em 14 edições, nove delas foram vencidas por Guilherme Rotheia, sem dúvidas um dos melhores pilotos de Minas e do Brasil na atualidade. Decidido na última etapa, o título veio após uma atuação bem segura e sem grandes ameaças na corrida final.
Eneacampeão!
Gui Rotheia tem mais de 10 anos de experiência no rental kart e algumas centenas de troféus e medalhas, conquistados em pódios e títulos de competições locais e Nacionais, individuais e por equipes.
Nos campeonatos LP1 o piloto estreou em 2019, já sendo campeão no Grand Prix LP1, The kart e Sport kart naquele ano. De lá pra cá uma notável hegemonia, sendo campeão praticamente todas as vezes que participou dos campeonatos. A campanha do nono título no The kart contou com cinco pódios em cinco corridas, o único piloto a alcançar tal feito. Dois primeiros e três segundos lugares, uma pole e uma melhor volta, totalizando 118 pontos. O piloto sobrou mais uma vez, e ano que vem será de novo o cara a ser batido.
“Na última corrida larguei na pole e com isso garanti 2 pontos de bônus, isso já me deixou mais tranquilo na disputa contra o Alexandre Dias. Na corrida fui junto com o Daniel Paixão, fizemos praticamente uma corrida de dupla, ele veio comboiando na primeira perna, saiu do box junto, e foi tranquilo. No final ele passou, pra mim não ia fazer diferença no campeonato. Fiquei sabendo do tio dele e foi mais bacana ainda ele celebrar com vitória um dia que não foi tão bom pra ele.”, descreveu o campeão, quando perguntado sobre a etapa final do campeonato. Apesar do domínio em números, Guilherme chegou à decisão apenas dois pontos à frente de Alexandre Dias, seu adversário direto na luta pelo título.
“No campeonato tive uma regularidade muito forte, no The kart o piloto geralmente pode se envolver com erros de parada, pegar kart ruim na troca, então manter a constância é um pouco mais difícil. Além disso o campeonato é um bom treino para os Endurances, é um dos campeonatos que eu mais gosto devido ao formato.”, completou o piloto.
+ Acompanhe as notícias do The kart nas redes sociais: Instagram e no Facebook
Os cinco melhores do campeonato
Alexandre Dias foi o vice-campeão com muitos méritos. Venceu duas corridas e chegou à final com boas chances de título. Na etapa final seu rendimento não foi dos melhores, e um problema em seu kart após o pitstop forçou um abandono.
O organizador Lucas Prates fechou a competição em terceiro lugar, com quatro pódios em cinco corridas. O ótimo resultado na final o levou para 102 pontos, apenas um a menos que o vice. Tanto Alexandre quanto Lucas alcançaram nesta edição seus melhores resultados no The kart, e em 2024 podem ser apontados como fortes candidatos às vitórias e quem sabe ao título.
Daniel Paixão venceu de forma brilhante e emocionante a última corrida e subiu pra quarto lugar na tabela, despontando também como um dos protagonistas do grupo.
O pódio do campeonato fechou com Marcelo Augusto em quinto, com três pódios no total. O piloto já possui um título do The kart em seu currículo.
+ Confira aqui a classificação final do campeonato
Outros destaques e Balanço final
Ary Buono fechou a competição em sexto lugar, sendo também o melhor estreante. Seu melhor resultado foi um pódio (4º lugar) na etapa de abertura do semestre.
Mateus Alves (também estreante), Rafael Dias, Luís Baia e Milton Santos completaram os 10 primeiros. Mateus cravou dois pódios no campeonato, e Milton, um. Rafael marcou três TOP10 ao longo do semestre, e Luís, dois. De todos os 10 primeiros do campeonato, Luís era o único que havia chegado à decisão fora do grupo dos pilotos que levariam troféu pra casa. Mesmo com um resultado discreto na final, subiu dois postos e fechou a competição em nono lugar.
Os pilotos estreantes encararam um campeonato bem mais difícil do que estão acostumados, e quase todos, apesar das dificuldades, tiveram seu momento de brilho ao conquistar TOP10 em uma das etapas.
Campeão de críticas positivas, o The kart foi bastante elogiado pelos pilotos ao longo do semestre pelo seu alto grau de dificuldade e alta qualidade das disputas, comentários estes que acabam atraindo cada vez mais interessados a participar.
Em fevereiro o elenco estrelado do The kart volta a se reunir para a disputa da 15ª edição do campeonato.
Histórico de participação dos pilotos
A organização mantém aqui no site a relação completa de todos os pilotos que já participaram de alguma edição do campeonato, bem como as principais estatísticas ao longo das edições. No link a seguir podem ser conferidas essas informações, como por exemplo quantas edições cada piloto participou ou a quantidade de vitórias ou de pontos que cada piloto acumulou ao longo de suas participações.
CLIQUE AQUI e confira o histórico de pilotos!
Redação: @lpfiuzza
Fotos: @pauloapocalypse
Organização: @lp1kart
Patrocínio:
@minascopy.com.br – Minascopy, inteligência em outsourcing e gestão de processos
@rsimobiliaria – RS imobiliária, compra, venda e aluguel de imóveis
@ferrum_comercial – Ferrum, serviço e indústria de ferro
@avistvistorias – Avist, vistoria cautelar automotiva
Hakkah marketing digital