Pilotos começam o ano na frente na disputa pelo título
Começou mais uma edição do Netkart! A 21ª teve a sua etapa inicial no último sábado, no Kartódromo de Betim, com corridas disputadas no Traçado 1 normal e sob MUITA chuva!
A novidade para este ano é a mudança na divisão das categorias: agora são duas categorias equivalentes em nível de dificuldade, diferindo-se apenas pelo lastro utilizado. A primeira a ir pra pista foi a Categoria 90kg, que teve vitória de Jorge Malta. Depois foi realizada a corrida da Categoria 100kg, vencida por Rogério Ferrum.
A competição promete ser bastante equilibrada, com vários pilotos com chances de disputar o título.
Jorge vence com muita chuva
A primeira corrida do dia foi realizada em condições cataclísmicas. Mesmo assim os pilotos se esforçaram bastante e conseguiram levar a disputa até o fim. Destaque para Jorge Malta, que usou toda a sua experiência para ser o mais constante e levar a vitória, além também de fazer a melhor volta da corrida.
“Venceu quem rodou menos! Na verdade na chuva tem uma tecnicazinha, tem muito tempo que eu corro inclusive em chuva, não foi dificil não. Meu kart morreu e eu fiquei um pouco pra trás, mas consegui fazer ele funcionar de novo. Choveu muito né… a chuva mais branda é melhor. Tinha muita poça, muito kart apagando, mas consegui manter a ponta até o final”, contou o vencedor da categoria 90kg em entrevista após a corrida. Jorge possui um título no Netkart, conquistado em 2018, e recentemente bateu na trave ao cravar um vice-campeonato. Será que dessa vez vai?
+ Acompanhe as notícias do Netkart nas redes sociais: Instagram e no Facebook
Destaques Categoria 90kg
O pole-position foi Joanes Peixoto, que teve o vencedor Jorge Malta como companhia na primeira fila. A tomada de tempo foi realizada por completo em pista seca. Foi durante o intervalo para montagem do grid que começou a chover, em uma intensidade tal que a largada já foi dada com pista completamente encharcada. Joanes andou bem na água, liderou por algumas voltas, mas ao longo da corrida cometeu erros e perdeu posições. Finalizou em 9º lugar.
Corrida na chuva é um grande celeiro de oportunidades. Alguns pilotos como Sérgio Marcelino (estreante) e Leandro Bedeschi mantiveram a tranquilidade largando mais atrás (16º e 14º, respectivamente) e buscando as posições ao longo da corrida. Leandro fechou em um excelente quarto lugar, seu melhor resultado até hoje no campeonato. Sérgio recebeu a bandeirada em sétimo.
Outros pilotos mandaram bem no seco e no molhado, como Leandro Duarte (3º no grid e 6º na corrida) e Higor Chaves (4º no grid e 8º na corrida), citando apenas dois exemplos. Ambos também são estreantes no Netkart.
O segundo colocado da corrida foi Pedro Paulo Goulart, outro que deu sinais de que poderia lutar pela vitória. Recebeu a bandeirada a apenas cinco segundos de Jorge. O jovem piloto continua forte em 2024 e é um dos candidatos ao título.
Matheus Vieira chegou em terceiro e foi o melhor estreante nesta categoria. Marcos Chaves, outro estreante, fechou o pódio da Categoria 90kg. Uma estreia dos sonhos, deles e de alguns outros.
O TOP10 teve ainda Mateus Botacin em 10º lugar, mais um estreante levando um bom resultado pra casa logo em sua estreia. Desde o semestre passado, chama atenção o fato de pilotos novatos chegarem no campeonato em igualdade de condições dos pilotos veteranos, algo que não acontecia antigamente e que não se vê todo dia. A dedicação dos pilotos no Tabajara Kart Clube (grupo de treinos do LP1) antes de irem para os campeonatos regulares vem fazendo toda a diferença na formação e desenvolvimento dos novos talentos.
+ Confira aqui os resultados oficiais da etapa e a classificação atualizada do campeonato
+ Confira as fotos da etapa e também de etapas anteriores neste link, na seção FOTOS.
Rogério Ferrum vence na 100kg, já com bem menos chuva
A outra corrida do dia foi realizada em condições meteorológicas igualmente desafiadoras. Porém, já praticamente sem chuva, a pista durante a corrida já não apresentava água acumulada, permitindo os pilotos andarem mais forte, em média 10 segundos mais rápidos por volta.
Rogério Ferrum largou na primeira fila e venceu pela primeira vez no Netkart. Já começa o ano se colocando como um dos protagonistas na luta pelo título desta edição.
“Chuva é complicado, meio que loteria… Fiz uma tomada de tempo bacana, larguei em segundo, não rodei, fui tranquilo, tive períodos de dificuldade com os retardatários mas não encostei em ninguém.”, resumiu o vencedor. A foto de capa desta reportagem mostra o pódio da corrida, com Ferrum em primeiro lugar.
Destaques Categoria 100kg
A corrida contou com dois convidados: Rafael Tiolas, piloto de outros campeonatos LP1, largou em 5º e chegou em 20º. E Lucas Prates, o organizador do campeonato, que nunca dispensa uma oportunidade de andar na chuva. Largou em primeiro, fez a melhor volta da corrida, mas rodou durante as disputas. Perdeu bastante tempo mas recuperou bem durante a corrida. Chegou em 6º lugar. Como os resultados dos convidados são desconsiderados, Ferrum herdou a pole-position e Léo Bosco ficou com a melhor volta oficial da corrida.
Falando em Léo, esta é uma temporada de retornos. Léo Bosco e Gabriel Torres, dois pilotos que já se destacaram em anos anteriores, estão de volta ao Netkart e prometem dar trabalho. Gabriel chegou em terceiro e Léo em quarto (já desconsiderando os convidados), ambos fazendo uma corrida extremamente consciente na chuva.
O segundo colocado foi o estreante Kojak Malaguti, que esteve o tempo todo na cola de Ferrum e nas voltas finais se aproximou perigosamente. Se a corrida fosse mais longa ele certamente teria tentado o bote. Breno Pataro, outro estreante, completou o pódio em quinto lugar. Diz ele que nunca tinha corrido na chuva.
O TOP10 teve ainda Guilherme Rodrigues, Darlan Kennedy, Igor Gonzaga, Gustavo Oliveira e Orlando Valente, nesta ordem. Pilotos estreantes e veteranos mais uma vez misturados, indicando um equilíbrio interessante nas disputas.
A próxima etapa do Netkart está agendada para o mês de março, também no Kartódromo de Betim.
✍🏽 REDAÇÃO: admin
📸 FOTOS: admin / Lucas Melo
➡️ ORGANIZAÇÃO: @lp1kart
🫱🏻🫲🏼 PATROCÍNIO:
@avistvistorias – Avist, vistoria cautelar automotiva
@transfermixbrindes – TransferMix brindes personalizados