Marco Rinoldi, Rafael Dias e Guilherme Rotheia são os campeões do Sport kart

Compartilhe com os amigos!
20ª edição encerrou no dia 24 de novembro

Finalizada mais uma edição do Sport kart, campeonato semestral do LP1 Kart Racing que acontece há 10 anos, com etapas aos domingos de manhã. A competição contou com 75 pilotos divididos em 3 categorias, e transmissão ao vivo das corridas no YouTube. Foram ao todo cinco etapas distribuídas entre o Kartódromo de Betim e o Kartódromo RBC Racing.

A última etapa do ano aconteceu no dia 24 de novembro (domingo), e coroou dois pilotos que chegaram à final já com boa vantagem: o estreante Marco Rinoldi na Categoria Acesso e o experientíssimo Guilherme Rotheia, na Graduados. Na Categoria Intermediária a disputa estava em aberto entre três pilotos, Rafael Dias encaixou uma ótima corrida e levou seu primeiro título no kartismo.

Marco Rinoldi, campeão da Categoria Acesso

Estreante no Sport kart, Marco Rinoldi completou recentemente 1 ano de dedicação ao kartismo. Dedicação intensa, com muitos treinamentos e busca constante por evolução. Em sua primeira corrida no Sport kart, já veio uma vitória. Protagonista desde o início, o piloto fechou o semestre com 4 pódios em cinco etapas, 3 deles com vitória, além de poles e melhores voltas. Foi campeão com 20 pontos de vantagem, e sem precisar se esforçar na etapa final para pegar um bom resultado.

“O campeonato foi acirrado do início ao fim, com pilotos muito bons que quando subirem pra Categoria Intermediária vão dar muito trabalho pra galera que já tem mais experiência. Hoje a pista estava muito boa, a corrida foi boa. Estava no foco de não tomar punição, galera de olho aqui em cima, tudo sendo gravado, então meu foco era levar o caneco pra casa. E deu certo, graças a Deus!”, comentou o mais novo campeão do Sport kart, em entrevista logo após a corrida final, na qual finalizou em 7º lugar.

Marco Rinoldi conquista seu primeiro título no kartismo

+ Acompanhe as notícias do Sport kart no Instagram: CLIQUE AQUI
+ Acompanhe as notícias do Sport kart no Facebook: CLIQUE AQUI

Destaques do campeonato, Categoria Acesso

Com a grande maioria dos pilotos sendo estreantes no Sport kart, a Categoria Acesso foi dominada por eles, novatos. E eles pilotaram como gente grande, protagonizando boas disputas, corridas estratégicas, ritmo forte, não deixaram nada a desejar quando comparados às outras categorias.

Os doze primeiros do campeonato foram todos estreantes. Único piloto a conquistar pódio em todas as corridas, Guilherme Reis ganhou a última corrida e alcançou o vice-campeonato, empatado em pontos com Iago Silva, que também ganhou uma das corridas do semestre e fechou a competição com 4 pódios.

O piloto Bruno Santos fechou essa edição em quarto lugar, com 3 pódios e outros 2 TOP10, um ponto à frente de seu amigo Pedro Heredia, que também terminou todas as corridas entre os 10 primeiros, sendo 4 delas com pódio. Os cinco melhores pilotos da Categoria Acesso foram também os que mais se dedicaram aos treinos no Tabajara Kart Clube, grupo de treinos do LP1. Todos eles já pegaram vários e vários pódios por lá.

Pódio final Categoria Acesso, Sport kart 20ª edição

O sexto colocado foi o jovem Jaime Martins, ele foi o número 1 de torcida nas transmissões no YouTube. O piloto terminou quatro das cinco corridas no TOP10. Na sequência André Buono fechou o campeonato em 7º lugar graças a uma atuação espetacular na final. Somou pontos suficientes para subir 6 posições na tabela. Os 7 primeiros da Acesso correrão na Categoria Intermediária ano que vem.

Os pilotos Claudemir Silveira, Francklin Araújo e Otávio Salman completaram os 10 primeiros da Acesso, cada um deles com 3 das 5 corridas completadas entre os dez primeiros.

Pódio secundário geral da Categoria Acesso, com os pilotos de 6º a 10º lugares

+ Confira aqui a classificação final do campeonato, em cada categoria

Rafael Dias, campeão da Categoria Intermediária

Chegando à decisão do campeonato em segundo lugar na tabela geral, Rafael Dias manteve o foco e fez uma excelente corrida. O piloto já tem 3 anos de experiência no kartismo, mas recentemente ficou um período afastado das corridas. Logo em seu semestre de retorno encaixou uma bela campanha e levou pra casa seu primeiro título. Tudo deu certo na corrida final, Rafael largou na pole-position e foi cauteloso nas disputas. Chegou em segundo lugar enquanto seus principais adversários ficaram mais atrás.

“Campeonato foi bom, bem disputado, tentei ser constante no campeonato inteiro, e aí deu bom… Cada um ganhou uma corrida, acho que fui o primeiro campeão sem ganhar nenhuma corrida então pra mim tá lindo, agora é só comemorar!”, brincou o piloto, que com a combinação de resultados do dia levou o título com mais de 10 pontos de vantagem.

Rafael Dias ostentando seu troféu de 2º lugar na etapa e o troféu de campeão da Categoria Intermediária

Destaques do campeonato, Categoria Intermediária

De fato cinco pilotos diferentes ganharam corridas neste semestre. Renzo Bragança e Reggis Santos venceram uma corrida cada e não conseguiram repetir o bom desempenho em outras etapas, sequer terminaram alguma das outras corridas entre os 10 primeiros. Renzo pelo menos foi somando bons pontos e conseguiu terminar o semestre em oitavo lugar (em cada categoria os 10 primeiros levam troféu pra casa).

Ivo de Castro e João Paulo Carvalho também venceram uma corrida cada, conseguiram ao todo dois pódios em cinco corridas. A pontuação de ambos foi mais robusta, Ivo chegou à final líder, e João em terceiro. Porém na final o bom desempenho não veio, Ivo terminou a competição em terceiro lugar, e João em quarto.

Alessandro Carvalho fez o caminho oposto, crescendo ao longo do semestre até ganhar a etapa final. Terminou a competição em quinto.

O vice-campeão foi Gedeon Santos, que registrou três pódios em cinco etapas. Pontuou bem na corrida final e subiu dois postos. Ele foi também o melhor estreante dessa edição, em sua categoria. A foto de capa da reportagem mostra o pódio final da categoria.

Rafael Rebuitti, que já possui título em seu currículo, talvez tenha sido o piloto mais regular, ele foi o único que terminou todas as corridas entre os 10 primeiros. Ficou na sexta colocação geral, apenas 3 pontos atrás de Alessandro.

Completaram o TOP10 os pilotos Ricardo Henrique (7º), Geraldo Magela (9º) e Reinaldo Aguimar (10º), todos eles com pelo menos um pódio em cinco etapas.

Pódio secundário Categoria Intermediária

Guilherme Rotheia, octacampeão!

Pódio em todas as corridas, algumas poles e melhores voltas, e título com muitos pontos, 127 pra ser mais preciso. Guilherme Rotheia repetiu o roteiro dos semestres anteriores e anotou mais uma conquista do Sport kart em seu currículo. Chegou à final já com a taça nas mãos, fez o feijão-com-arroz, recebeu a bandeirada em segundo e ainda ajudou seu pai, Rodrigo Rotheia, a ficar com o vice-campeonato.

“Sport kart já é famoso por ser um campeonato de transição da maioria dos pilotos que vêm das categorias de baixo, e tem chegado pilotos cada vez mais fortes na Graduados. Então na minha visão a tendencia é se tornar um campeonato cada vez mais forte. Tá cada vez mais difícil de manter TOP5, toda corrida temos que fazer de forma estratégica. Muito bom como sempre a organização e isso só agrega, para os que estão começando e também para quem é mais graduado e encontra aqui um ambiente propício pra disputar de forma organizada, limpa e justa”, cravou o multicampeão.

Guilherme Rotheia conquista seu oitavo título no Sport kart

Destaques do campeonato, Categoria Graduados

Daniel Paixão também conseguiu pódio em todas as corridas, e chegou à final vice-líder. Teve um resultado bom (4º lugar), mas mesmo assim foi superado por Rodrigo Rotheia, que venceu a corrida final e ficou com o vice-campeonato por 5 pontos.

Os pilotos Fernando Segatto e Fabrício Chagas completaram os 5 primeiros, Segatto pegou 3 pódios no semestre, e Fabrício dois.

Pódio final da Categoria Graduados

Alexandre Dias também venceu corrida no semestre. Com dois pódios em cinco etapas o piloto fechou o certame em sexto lugar.

Os pilotos Diego Martins, Felipe Bitencourt, Edmar Freitas e Rogério Ferrum completaram os 10 primeiros, nesta ordem. Um detalhe curioso é que dos 20 participantes, apenas dois deles não conquistaram TOP10 nas etapas. Estes dois pilotos também correm no The kart, outro campeonato do LP1 que compartilha as mesmas datas com o Sport kart e é conhecido por ser ainda mais difícil. E estes dois pilotos conquistaram TOP10 por lá. Então, todo mundo vai feliz para as férias de fim de ano.

Pódio secundário Categoria Graduados

Balanço final

Dos quatro campeonatos regulares LP1, o Sport kart foi o que teve maior número de incidentes em corridas. Dois possíveis motivos são os grids mais cheios neste semestre e a grande quantidade de pilotos com pouca experiência. A organização manteve-se atuante durante todo o semestre para mitigar estes problemas, e já está trabalhando para que a próxima temporada tenha disputas exemplares em pista.

Sobre os resultados alcançados pelos pilotos, a Categoria Acesso foi mais polarizada, pelo fato de alguns deles terem se dedicado muito aos treinos. A Intermediária foi bastante equilibrada, com vencedores diferentes a cada etapa. E a Graduados, apesar de uma certa polarização, permitiu que praticamente todos os pilotos alcançassem ao menos um bom resultado no semestre.

O Sport kart agora entra em recesso, as disputas retornam em fevereiro com o início da 21ª edição.

Histórico de participação dos pilotos

A organização mantém aqui no site a relação completa de todos os pilotos que já participaram de alguma edição do Sport kart, bem como as principais estatísticas ao longo das edições. No link a seguir podem ser conferidas essas informações, como por exemplo quantas edições cada piloto participou ou a quantidade de vitórias ou de pontos que cada piloto acumulou ao longo de suas participações.

+ CLIQUE AQUI e confira o histórico de participação dos pilotos!

✍🏽 REDAÇÃO: admin
📸 FOTOS: admin
➡️ ORGANIZAÇÃO: @lp1kart
🫱🏻‍🫲🏼 PATROCÍNIO:
@avistvistorias – Avist, vistoria cautelar automotiva
@transfermixbrindes – TransferMix brindes personalizados

Campeonato filiado Akamig – www.akamig.com

Compartilhe com os amigos!
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com