Pela segunda temporada consecutiva, a Copa dos Campeões do Kart Mineiro marcou o desfecho da temporada de competições. O torneio foi idealizado por dirigentes de alguns campeonatos de kart amador e organizado conjuntamente por eles sob chancela da AKAMIG (Associação de desenvolvimento do kartismo amador de Minas Gerais).
Em 2015, mais de 40 pilotos participaram, e o campeão foi Marcelo Brandão (RELEMBRE CLICANDO AQUI).
A Edição 2016 reuniu 26 pilotos de cinco campeonatos: Copaminas Akamig, Corrida dos Amigos, Netkart, Masterkart e SPORT KART MG, na manhã deste domingo (18) no Kartódromo de Betim. Primeiramente os pilotos foram divididos por sorteio em dois grupos, onde disputaram duas corridas curtas classificatórias. Os dez melhores classificados de cada grupo no somatório dos resultados passaram para a grande final, em bateria única. Confira a seguir o resumo do evento.
Classificatórias, Grupo 1
As baterias classificatórias foram disputadas no Traçado 2 normal, e na primeira corrida quem brilhou foi Alexandre Vieira. Apesar das disputas difíceis, conseguiu abrir uma pequena vantagem no fim e vencer a corrida. Christian Silveira, Thiara Silveira, Cadu e Magalhães também andaram muito bem e chegaram nas primeiras posições. A melhor volta foi de Rodrigo Mayer, com 51.484.
Na segunda corrida Lucas Prates e Adriano Juliani aproveitaram os karts bons para cravar primeiro e segundo na corrida. Christian, Gerdan e Renatão completaram os cinco primeiros. Thiara registrou a melhor volta, com 51.244.
O melhor colocado no somatório dos resultados foi Christian, que levou a maior bonificação para a final.
Classificatórias, Grupo 2
As disputas do Grupo 2 foram muito mais intensas, a proibição dos pilotos “se empurrarem” os obrigavam a disputar posições todo o tempo. Jorge Malta conseguiu largar na frente e abrir distância, fazendo uma corrida mais tranquila. Os demais pilotos se engalfinharam pelas curvas do kartódromo em busca de posições. No fim, Ronaldo Torquato e Rildo Wendel resistiram às disputas e completaram em segundo e terceiro. Mais atrás chegaram Victor Malta e Anderson Silveira. Jorge também fez a melhor volta, com 51.498.
Emerson Silveira também aproveitou um bom kart para andar bem na segunda corrida e faturar a vitória. Bruno Durzi, Jorge, Anderson e Victor completaram os cinco primeiros, com 51.297 como sendo a melhor volta marcada por Bruno.
Compilando os resultados (e descontando as punições), Jorge Malta terminou na dianteira deste grupo.
A grande final
Uma corrida final de 5 + 20 minutos foi disputada no Traçado 1 normal, totalmente emocionante e de tirar o fôlego. Disputas acirradas em todos os blocos marcaram a corrida. Na ponta, Thiara, Victor, Gerdan, Alexandre e Adriano Juliani revezavam na ponta. Rapidamente Bruno Durzi também chegou, de olho na ponta. Em uma das disputas, Gerdan conseguiu ultrapassar os adversários, pular para a ponta e vencer a corrida. Só que ainda não era o fim da corrida!
Naquele momento, o diretor de provas mostrara uma bandeira de advertência, que a maioria dos pilotos confundiu com a bandeira branca. Gerdan era o líder, e acreditando estar encerrada a disputa, comemorou bastante e parou o kart logo depois. Os demais pilotos continuaram a corrida e Gerdan caiu para a última colocação. Inacreditável, e cômico.
Mais adiante, Victor Malta encaixou ultrapassagens e foi pra ponta, Adriano pulou para segundo e a disputa com os demais acabou beneficiando o líder, que acabou por vencer a corrida (agora sim) e sagrar-se campeão da Copa dos Campeões 2016.
Adriano chegou em segundo, Thiara em terceiro, Bruno em quarto e Christian em quinto. Estes também foram os cinco primeiros do torneio.
Resultado oficial
Victor Malta (Corrida dos Amigos) – campeão
Thiara Silveira (Copaminas Akamig) – 2ª colocada
Bruno Durzi (Masterkart) – 3º colocado
Christian Silveira (Corrida dos Amigos) – 4º colocado
Adriano Juliani (Copaminas Akamig) – 5º colocado
ERRATA: houve um equívoco na análise dos critérios de desempate para divulgação dos vencedores da Copa dos Campeões. Na bateria final, o critério de desempate a ser adotado é o resultado obtido na corrida, e portanto Bruno Durzi conquistou o terceiro lugar, trocando de posição com Christian Silveira, que subiu no pódio em terceiro (foto) mas na verdade ficou em quarto.
Todos os resultados das corridas e volta-a-volta podem ser vistos no link a seguir.
http://sportkartmg.com.br/copa-dos-campeoes-do-kart-mg-2016/
A classificação completa está publicada neste link:
CLASSIFICAÇÃO – GRUPOS
CLASSIFICAÇÃO FINAL
Victor Malta, campeão!
Victor Malta faturou este ano os campeonatos Netkart e Corrida dos Amigos. Logo após o evento, o campeão Victor deu entrevista exclusiva contando sobre mais esta conquista:
– Gostei desse lance de não empurrar, dificultou para as panelinhas. Na primeira corrida consegui uma quarta colocação bem suada, com um kart não muito bom. Na segunda cheguei em quinto, também muito disputada a corrida. E na final dei sorte com o pessoal se embolando, acabei conquistando a primeira posição e ganhando o campeonato. O ponto chave da final foi o Adriano Juliani, ele me ajudou na largada, fizemos uma boa disputa até o final e eu fui campeão.
Perguntado novamente sobre a proibição de empurrar, Victor deu dicas:
– O lance é encaixar o kart, se não der pra botar de lado e passar tem que dar uma pisadinha no freio e recuar para não atrapalhar o da frente.
Os cinco primeiros levaram pra casa um belíssimo troféu. O campeão ganhou também uma mala e um macacão Go!Racer, um oferecimento de Go!Racer. Acesse o site e conheça os seus produtos.
Fim de temporada! Os pilotos agora saem de férias e voltam a se encontrar no início de fevereiro para o início dos campeonatos. No fim de 2017 a Copa dos Campeões reunirá mais uma vez os campeões da temporada para disputas de arrepiar!
Redação: Lucas Prates
Fotos: Rildo Wendel e Weldes Campos
Apoio: Kartódromo de Betim