Foi no Photo finish. A espetacular batalha entre Rogério Ferrum e Fabiano Oliveira se estendeu desde as primeiras voltas até literalmente a linha de chegada. Com um kart melhor de reta, a última cartada de Fabiano foi dada a poucos metros do fim. Fez o que pôde, mas cruzou a linha de chegada com ínfimos 0,061 segundos atrás do adversário.
A corrida maluca do último domingo no Kartódromo RBC Racing teve emoção e surpresa para todos os lados. O mais importante é que o campeonato continua proporcionando bons momentos a seus participantes.
Pista seca ou molhada?
Choveu a semana toda na região de BH. No sábado, tempo seco. O domingo amanheceu igual, mas a ameaça de chuva nunca foi afastada. Quando chegou a hora dos pilotos irem para a pista, ela chegou. Fraca, mas suficiente para deixar o já difícil traçado 2 invertido imprevisível e sem aderência em vários pontos.
O mais curioso é que uma parte da pista manteve-se seca, enquanto que outra parte reteve água, algo bastante raro de acontecer em um kartódromo, dadas suas dimensões. E foi assim durante a primeira metade da corrida, fazendo mais e mais vítimas a cada nova volta.
Rogério Ferrum usa sua experiência para vencer
Ferrum tem muitos anos de kart, mas só agora teve a oportunidade de ingressar nos campeonatos Sport Kart. O estilo limpo e respeitoso do piloto casou com a filosofia do campeonato, e sua habilidade com certeza está contribuindo muito para elevar o nível das disputas.
Neste domingo, o piloto entendeu rapidamente a situação da pista e conseguiu cravar a pole-position. Largou e manteve a ponta por muito tempo, até ser alcançado por Fabiano. Trocaram de posições várias vezes, mas Ferrum soube dar o bote na hora certa.
“Foi uma corrida tranquila, larguei na pole com o Fabiano me acompanhado de perto, conseguimos nos afastar do segundo pelotão e enquanto a pista estava meio molhada ele vinha dando pressão. Trocamos de posição algumas vezes, quando a pista secou completamente consegui me manter na frente e ganhar a corrida.”, comentou o mais novo integrante do hall de vencedores Sport kart. Ferrum agora é o novo líder da competição graças ao pódio conquistado em sua estreia (5º lugar).
Vale destacar que o piloto foi muito, MUITO elogiado pelo adversário Fabiano. Isso é legal de se ver.
Que tiro foi esse, Fabiano?
Fabiano Oliveira já havia sido destaque na abertura do campeonato, com um ótimo desempenho e o pódio ficando muito próximo. Mas desta vez foi além, e merece ser aplaudido de pé. O piloto largou na segunda fila, foi pra cima nas primeiras voltas, e depois que assumiu a segunda posição foi à caça do líder. Não perdeu a concentração em nenhum momento, e duelou bravamente pela vitória. Fez também a melhor volta da corrida. É… o piloto realmente está andando bem, e transpirando confiança. O título está a seu alcance.
“Foi uma prova muito boa, onde valeu a calma na largada para não rodar no trecho que estava molhado. Perdi algumas posições na primeira volta, mas na segunda alguns pilotos acabaram saindo da pista na parte molhada facilitando assim alguns ultrapassagens. Depois foi uma briga muito sadia com o Ferrum, que chegou em primeiro. Estou muito feliz por ter conseguido mais um pódio.”, contou Fabiano, levando em consideração os pódios obtidos em outro campeonato ano passado. No Sport kart foi o seu primeiro pódio.
Fabiano merece só um puxãozinho de orelha pela tangência inadequada que estava adotando no “flat”, onde perdeu posição várias vezes. Mas faz parte, e isso não tira os méritos de seu espetacular desempenho.
Renan Pantuza também está firme na disputa
O piloto quase pôs tudo a perder durante a corrida ao quase rodar sozinho, mas teve um pouco de sorte e tranquilidade para manter sua posição. É o segundo pódio de Renan, que aparece em quarto na classificação. Olho nele!
“Pista meio seca meio molhada, sendo necessário utilizar duas técnicas diferentes na mesma corrida, esse fator deu oportunidade para muitos devido ao erros dos amigos que rodaram e foram para a grama. Aproveitei bem a oportunidade, fui atencioso e um pouco agressivo quando necessário. Pude chegar em terceiro, o que me deixa muito feliz, me dando mais confiança. A turma está nota dez, todos respeitando e andando como amigos.”, salientou o piloto.
Wilson e Felipe fecham o pódio
O experiente Wilson Cristofani largou lá de trás e conseguiu chegar na quarta colocação. Primeiro pódio do piloto no Sport kart. Já Felipe Porto volta ao pódio depois de quase dois anos. Seu último pódio foi pelo Grupo B na 3ª Copa, na ocasião o piloto venceu a corrida final do campeonato e conquistou o título. Wilson e Felipe crescem na disputa, e têm boas chances de top5 e até de título.
“Peguei o kart 18 que na tomada de tempo achei que estava ruim, mas como a pista estava escorregadia em alguns trechos, achei que poderia contornar a situação. Não classifiquei bem , mas parece que com o passar das voltas o kart foi melhorando. Além disso, alguns pilotos cometeram erros pelo fato da pista estar escorregando. Mesmo tendo dado umas duas passadas pela grama ainda deu para pegar um quarto lugar, que achei muito bom.”, comentou o presidente da Akamig.
“Gostei muito dessa corrida, larguei mal, achei até que estava parado (risos). Dei sorte que a pista estava molhada, nas primeiras curvas uma galera escorregou, e passei pra quarto. Nas voltas finais dei uma derrapada disputando, e caí pra oitavo. Mesmo assim deu pra recuperar e subir ao pódio. O mais gostoso foi a mudança das condições da pista, deu pra acelerar um pouco mais no fim. Havia muito tempo que eu não tinha uma corrida tão legal no RBC.”, finalizou Felipe.
Mais destaques na etapa 2
Maico Zooclim ficou no quaaaase! O piloto que é quase um patrimônio do Sport kart, largou lá no fundo, e tudo o que precisou fazer é se concentrar na sua pilotagem. Os adversários iam errando e ficando pra trás, e com isso Maico cruzou a linha de chegada em sexto. Se o redator desta reportagem não estiver enganado, este é o melhor resultado do piloto em todos estes anos de Sport kart. Da próxima vez o pódio tem que vir!!!
Dois estreantes brilharam como uma supernova nesta etapa. Teco Borges passou parte da corrida entre os 5 primeiros, mas também sucumbiu às armadilhas da pista molhada e perdeu posições. Mesmo assim terminou em sétimo, um excelente resultado. Hamilton Lana (sim, nós temos um piloto de fórmula 1 em nosso campeonato… ou não…) cravou uma espetacular primeira fila na tomada de tempo, mas teve contratempos ainda na segunda volta. Falaremos disso a seguir.
Destaque ainda para Carlos Renato, que volta ao grupo após um ano e meio. Fez uma grande corrida de estreia, era o quarto até a penúltima volta, mas acabou levando um toque e escapando. Foi uma pena. Mas foi bom ver o piloto em condições de disputar boas colocações.
Se o redator fosse um avestruz…
…com certeza ele teria enfiado a cabeça no chão quando viu a proeza de Danilo Durães. O piloto estava lutando pelo terceiro lugar quando se empolgou na disputa e entrou errado em uma curva. Rodou sozinho bem na frente da torcida, e jogou fora a chance de um ótimo resultado.
Mas Danilo não foi o único. Leandro Souza, outrora destaque em pistas molhadas, também deu umas escorregadas e não terminou bem a corrida. O mesmo aconteceu com Marcus Ribeiro, que caiu para último mas pelo menos recuperou bastante e fechou em 11º.
Enfim, ruim para eles mas interessante para o campeonato. Isso faz com que as disputas não tenham cartas marcadas. Sob qualquer circunstância, as corridas tendem a ser equilibradas e surpreendentes.
Acidente!
Voltemos a falar de Hamilton. O piloto largou na primeira fila, mas na segunda volta errou e rodou. Ficou de frente pra todo mundo, Wallace Oliveira não conseguiu desviar e o acertou em cheio. Foi um acidente forte, Wallace abandonou a corrida com muitas dores. Hamilton apesar dos hematomas ainda conseguiu continuar na disputa e heroicamente chegou em nono, mostrando que sua vontade de obter um bom resultado era imensa.
Apesar das dores, parece que Wallace está bem. E se um dia o Brasil entrar em guerra, parece ser uma boa ideia enviar Hamilton para nos defender.
Resultados finais
Os resultados e volta-a-volta podem ser vistos no link a seguir.
[maxbutton id=”1″ url=”http://sportkartmg.com.br/7a-copa-sport-kart-mg/resultados-e-estatisticas/” ]
O resumão da etapa com as deliberações e estatísticas será publicado nos próximos dias. A próxima corrida do Sport kart será dia 15 de abril em Betim, etapa que terá uma atração inédita: o Desafio do Diretor. Mais informações em breve.
Fotos da etapa!
[maxbutton id=”1″ url=”https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1893017427397928.1073741893.880493718650309&type=1&l=63b6be763c” ]
Redação e foto: Lucas Prates
Apoio: Akamig / Kartódromo de Betim