Muito se falou nos últimos tempos que o Sport kart se tornou um grupo equilibrado. Porém, para alguns pilotos essas palavras soam apenas como incentivo. Na última etapa da 8ª Copa Sport kart, domingo no RBC, houve evidências suficientes para que de uma vez por todas o campeonato seja visto como um lugar onde muitos têm chances de vitórias e pódios.
Mateus Amorim, o nome do dia
O estreante Mateus Amorim está disputando seu primeiro campeonato de kart. O piloto de número #10 conseguiu um desempenho satisfatório na primeira etapa, desempenho este que foi ótimo para que acostumasse com a dinâmica de uma corrida de campeonato. Desta vez, no RBC, resolveu “arregaçar as mangas” de vez e mostrar do que realmente é capaz.
Inspirado, e com um kart equilibrado em mãos, Mateus fez a pole-position. Largou bem, foi ameaçado na primeira volta mas soube se defender. Mais uma ameaça algumas voltas depois, e o mesmo resultado. Mateus não cometeu erros, liderou de ponta-a-ponta, e venceu.
“Muito feliz com a vitória na minha primeira participação em campeonatos! Fiz um tempo bom na classificação pra largar na frente, e depois consegui segurar o ataque dos colegas. Agora continuar treinando pra manter o bom resultado!”, vibrou o vencedor, que possui pouca experiência no esporte e por isso pertence à categoria Novatos. Uma vitória maiúscula e incontestável.
Lucas volta oficialmente ao pódio após quase dois anos
O diretor do campeonato, este que vos escreve, esteve pela última vez no pódio ainda em 2016, quando venceu uma corrida pelo Grupo A. Afastado dos campeonatos Sport kart em 2017, Lucas Prates #7 ainda fez graça em uma das etapas daquele ano, quando correu como convidado e chegou na quinta colocação (como convidados não sobem ao pódio, o posto foi herdado por Mateus Amaral naquela ocasião). Agora na 8ª Copa, o diretor voltou pra valer e tem planos ousados, de terminar a competição no top5.
O depoimento da corrida será relatado em primeira pessoa:
– O kart estava bem equilibrado, e o traçado apesar de difícil e desconhecido, me permitiu uma rápida adaptação. Fui terceiro lugar na tomada de tempo, e uma boa largada rapidamente me rendeu o segundo lugar. Após algumas voltas escoltando o líder para ganhar refresco dos demais adversários, fiz algumas tentativas de ultrapassagem. Mateus defendeu muito bem… Em seguida, ele começou a acertar o traçado nos pontos onde estava perdendo tempo, e não consegui mais acompanhá-lo. Mérito total dele! Fiquei satisfeito com o segundo lugar, e otimista para as próximas etapas!
Victor Silva mantém liderança
O #4, vencedor da primeira etapa, largou na primeira fila neste domingo. Foi terceiro na corrida. Um bom resultado, pensando no campeonato.
“A corrida foi muito boa, o traçado foi bem desafiador e muito bacana. Logo no início dei uma vacilada e fiquei
de lado, assim perdi algumas posições mas consegui recuperar e ficar em terceiro.”, resumiu o piloto.
Fabiano e Léo Costa entre os grandes
Outros dois pilotos da categoria Novatos subiram ao pódio. Dado o equilíbrio da turma, essa realidade deverá ser frequente durante o campeonato. Fabiano Oliveira #19 fez uma excelente corrida e terminou em quarto, mostrando maturidade e grande poder de concentração. Léo Costa #61 também fez uma ótima corrida e fechou o pódio na quinta colocação. Ambos desbancaram outros grandes nomes e mostraram que a cada etapa, quem estiver mais inspirado vai subir ao pódio.
“Corrida muito top, quando saí de casa para ir ao kartódromo tinha decidido que iria me divertir, afinal o nível
dos pilotos está muito acirrado. Consegui classificar em sexto e logo na largada consegui subir para terceiro.
Depois uma disputa leal com piloto Victor Silva acabei perdendo uma posição. Procurei me manter concentrado e assim buscar o pódio.”, contou Fabiano.
“Demorei pra conhecer a pista, larguei em nono, ganhei posições e mantive o quinto, e fiquei feliz pelo pódio.”,
finalizou Léo. Ambos aparecem no top10 da classificação geral.
Em alta!
Vários outros pilotos precisam ser destacados, como Cauby Oliveira #12, que chegou em sétimo e fez a melhor volta da corrida.
Natália Xavier #27, a nossa Naty, chegou logo atrás de Cauby na oitava posição, e que está bem ansiosa por um pódio.
José Augusto Brandão #13 possui pouquíssima experiência no esporte, e finalizou esta etapa à frente de vários competidores, além de ter virado tempos de volta compatíveis com seus adversários mais próximos. Esse aí leva jeito!
Não tão em alta!
Marcus Ribeiro #33 até que fez uma ótima corrida. Chegou em nono. Porém, para quem lutou pelo título no campeonato anterior, isso é pouco. Marcus pode mais. Para as próximas etapas a expectativa continua de ver o piloto de volta ao pódio.
O mesmo vale para o atual campeão Rogério Ferrum #99, que nesta etapa foi o 17º colocado. Ao menos o piloto tem uma quinta colocação da primeira etapa, e poderá descartar o resultado desta.
Vinícius Ballestrini #88 não esteve presente na primeira etapa, e em sua estreia no último domingo já teve que
encarar uma pedreira: traçado difícil, campeonato equilibrado, e todos os pormenores que dificultam a vida de um piloto pouco experiente. O resultado foi a última colocação. Paciência, acontece! O importante é que o piloto se
mantenha motivado para buscar evolução, com certeza vai conseguir melhores resultados nas próximas!
Paçoquinhas para os reis da ultrapassagem
Bruno Oliveira #97 recebeu no domingo sua paçoquinha, por ter sido na etapa anterior o piloto que mais ganhou posições durante a corrida. Dessa vez quem mais passou foi Alan Silva #17, com um total de 7 posições ganhas. O piloto receberá o irreverente prêmio do Sport kart na próxima etapa.
Resultados oficiais e estatísticas
[maxbutton id=”1″ url=”http://sportkartmg.com.br/8a-copa-sport-kart-mg/resultados-e-estatisticas/” ]
Classificação
[maxbutton id=”1″ url=”http://sportkartmg.com.br/pdfs/8copaskmg/CLASSIFICACAO%20SK8.pdf” ]
Fotos
[maxbutton id=”1″ url=”https://www.facebook.com/media/set/?set=a.2142892909077044&type=1&l=7e26a3b251″ ]
Mensagem do diretor
– Mais uma excelente etapa, com os pilotos travando duras batalhas, porém se divertindo em primeiro lugar. Muito bom ver o campeonato ser tão equilibrado, mesmo com a participação neste semestre de vários pilotos de destaque no kartismo mineiro. Destaque para os karts comuns, que ao contrário do que pode parecer, proporcionam corridas altamente emocionantes. Muita ansiedade para a próxima corrida, e para ver o desenrolar deste campeonato!
Próxima etapa
Dia 30 de setembro no Kartódromo de Betim, o calendário completo pode ser visto aqui no site.
Redação: Lucas Prates
Foto: Bruno tô na folia
Parceiros: