O campeão voltou! Vinícius vence e sobe na tabela

Compartilhe com os amigos!

 

Um dos pilotos mais experientes do grid mandou muito bem no último domingo, no Kartódromo de Betim. A etapa do Sport kart, que foi marcada por boas disputas (e algumas nem tanto), teve vitória de Vinícius Freitas e segundo lugar de Luiz Assumpção, em uma corrida estratégica e inteligente dos dois. Que sirva de exemplo para toda a turma.

 

Vinícius, o melhor do domingo

Largando em quarto, Vinícius contou com toda sua experiência e cabeça fria para traçar uma estratégia adequada às circunstâncias. Deu certo demais, e o piloto terminou a corrida com a vitória, importantíssima na classificação geral. Vinícius esteve ausente em uma etapa e por isso aparece apenas em oitavo na tabela. Ou seja, quando forem aplicados os descartes, subirá ainda mais.

O campeão da 6ª Copa, que esteve ausente do campeonato no primeiro semestre, agora mostra que voltou mesmo com tudo, e que quer mais um título.

“Larguei em quarto, peguei kart bom. Pulei pra terceiro, consegui chegar em primeiro mas Luiz estava atrás e mais rápido no inicio. O terceiro também estava bem próximo porque eu estava segurando o Luiz. Dei sinal pra o Luiz passar para fazermos uma corrida estratégica. Como fui mal na primeira e faltei a segunda, eu precisava ir
bem nessa. Depois de algumas voltas comecei a andar melhor que o Luiz, e conseguimos desgrudar. No final fomos camaradas e ele cedeu o primeiro pra mim. Foi uma corrida pensada pro campeonato, sem briga.”, contou o piloto.

 

Luiz assume a liderança do campeonato

Também já experiente, Luiz fez uma corrida bastante segura e muito bem pensada. O segundo lugar conquistado não só o coloca na liderança, mas também aumentam bastante suas chances de lutar pelo caneco de campeão.

“Fiz uma classificação com um pouco de tráfego. Fiz o terceiro tempo, achei que dava pra ter ido melhor, mas depois vi que não. O kart patinou na largada mas por sorte alguém bateu na minha traseira. Ficamos eu e Vinícius em primeiro e segundo, comecei a pressioná-lo, ele julgou que o kart dele estava um pouco pior e me deixou passar. No final das contas era o meu kart que não estava tão bom e ele foi me empurrando a corrida inteira. Conseguimos abrir um pouco de distância, mas não muita pois o Fabiano vinha chegando. Deu pra administrar e no fim ele mereceu a vitória. Ele teve um espírito esportivo muito grande… Agora é ir pra cima e ver se dá pra disputar o título.”, resumiu Luiz.

 

Mais uma ótima corrida de Fabiano Oliveira

O prata-da-casa Fabiano Oliveira está pilotando cada vez melhor. Já é a segunda corrida em sequência que anda entre os melhores e consegue um pódio. Até o momento, é o melhor piloto da categoria Novatos (está em quinto na classificação geral), com chances inclusive de disputar o título geral da competição.

“Tive que trocar de kart porque o que peguei estava ruim. Consegui com pista vazia fazer uma boa volta, larguei em quinto. Na largada o pessoal foi disputar, coloquei por dentro cheguei a estar em segundo, procurei me manter
calmo e pensar no campeonato. Perdi pro Alan mas consegui recuperar e abrir distância, o que me deixou muito tranquilo e muito feliz pelo pódio mais uma vez.”, descreveu o piloto, de macacão novo e sorriso largo pela conquista.

 

Alan e Victor fecham o pódio

Pai e filho fizeram mais uma corrida bem sólida para terminarem em quarto e quinto, respectivamente. Alan Silva agora é o vice-líder da competição; Victor Silva é o sexto.

“A corrida foi legal, fiz uma tomada de tempo ruim porém consegui chegar em quinto lugar. Tive alguns
problemas com o diretor de provas, tomei punições ao meu ver injustas.”, declarou Victor.

 

Tempos de volta ruins

Choveu no dia anterior, a pista ainda fria e sem borracha proporcionaram tempos bem lentos (o mesmo efeito foi visto na corrida anterior, do Masterkart). Outro motivo dos tempos altos é a característica do grupo, que não tem o costume de se empurrar e nem de usar o vácuo dos adversários para ganhar tempo. Ao contrário, a maioria dos pilotos se envolve em disputas todo o tempo, fazendo com que a corrida seja mais lenta e mais truncada, e com mais chances de incidentes.

 

Volta curinga

Novidade prevista desde a temporada 2015, a volta curinga enfim foi implementada nesta corrida, para felicidade de Marcelo Borsatto, ex-piloto do grupo e incentivador desta ideia.

Durante a corrida, cada piloto tinha uma oportunidade de cortar caminho através da chicane da entrada da reta, podendo escolher o momento de utilizar o atalho. A ideia foi ótima e agradou os pilotos, porém a implementação ainda precisa de algumas melhorias. Vários pilotos usaram na primeira volta e acabaram causando tumulto, já que todos ainda estavam muito juntos. Alguns pilotos entravam muito rápidos no atalho, também atrapalhando quem estava perto. No final das contas foi uma boa experiência. Mais alguns testes deverão ser feitos em outras oportunidades para que a ideia entre definitivamente para o calendário do campeonato, pelo menos uma vez por semestre.

 

Convidados abrilhantam a corrida

Como é bom ter convidados no campeonato! É a melhor chance de mostrar o grupo para pilotos de fora, visando a fidelização dos mesmos na temporada seguinte. Wenceslau Moura, piloto experientíssimo, e que já correu no Sport kart em 2014, participou como convidado. Largou no meio do pelotão, se livrou de todas as disputas e terminou em sétimo. Ele inclusive foi o que mais efetuou ultrapassagens na etapa, e ganhará uma paçoquinha este mês.

Renato Calegari já havia corrido uma vez como convidado, em 2016, e na ocasião teve uma experiência bem ruim. Se envolveu em um acidente na segunda volta e teve que abandonar. Desta vez, conseguiu fazer uma bela corrida e disputar as posições intermediárias. Será que ele tirou a má impressão da turma e vai animar participar do campeonato em 2019?

 

Cauby e Natália naufragam

Talvez os dois que foram embora pra casa mais tristes no domingo foram eles. Cauby Oliveira e Natália Xavier largaram na primeira fila, e foram perdendo terreno o tempo todo. Chegaram em 10º e 11º, respectivamente. Natália reclamou bastante das disputas, principalmente na primeira volta, alegando ter levado toques que causaram a perda de várias posições. A organização está de olho em tudo, neste e em vários outros incidentes. Já foram tomadas algumas medidas, outras serão tomadas no restante do campeonato e ações já estão programadas para 2019, tudo para que o Sport kart nunca deixe de ser o que sempre foi: um campeonato que preza pela prática do bom kartismo, e que tem pilotos que se respeitam na pista.

 

Resultados oficiais e estatísticas

[maxbutton id=”1″ url=”http://sportkartmg.com.br/8a-copa-sport-kart-mg/resultados-e-estatisticas/” ]

 

 

Classificação

[maxbutton id=”1″ url=”http://sportkartmg.com.br/pdfs/8copaskmg/CLASSIFICACAO%20SK8.pdf” ]

 

 

Fotos

[maxbutton id=”1″ url=”https://www.facebook.com/media/set/?set=a.2177941828905485&type=1&l=410c30d4c9″ ]

 

 

Mensagem do diretor

– Muito já foi dito pelo WhatsApp nos últimos dias. Só gostaria de acrescentar que o Sport kart é um grupo especial. Não é campeonato para quem quer apenas “andar em mais um campeonato”. Certos comportamentos não são bem-vindos aqui no grupo. Enquanto eu for o organizador do campeonato, esta filosofia será mantida. Tudo isso em respeito aos quatro anos de história do grupo e às amizades aqui construídas. Assunto encerrado, bora pra próxima etapa… Ah, mas antes disso: Sobre a dinâmica das corridas, os pilotos precisam urgentemente aprenderem a andar juntos, a se empurrar, a se ajudar. Esta dificuldade vem se mantendo desde o início do ano, isso já foi passado aos pilotos, mas até o momento não mudou muita coisa. Quando o comportamento mudar, a qualidade das corridas e das disputas atingirá um novo patamar. Espero que este dia chegue logo.

 

Próxima etapa

Dia 21 de outubro no Kartódromo RBC Racing, o calendário completo pode ser visto aqui no site.

 

 

Redação: Lucas Prates
Foto: Lucas Prates

Parceiros:

 

Compartilhe com os amigos!
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com