Neste ultimo mês de março um dos nossos pilotos Gerdan Livis viajou para New York – USA e fez questão de visitar um kartódromo indoor de karts elétricos na cidade de New Jersey. O lugar se chama Pole Position Raceway www.polepositionraceway.com e no retorno contou sua experiência à reportagem do site. A primeira coisa falada foi sobre a potência dos karts elétricos:
-Segundo o pessoal do kartódromo os karts chegam a 45mph (aprox. 75km/h) e geram 18hp de potência, porém duvido muito que os karts passem de 50 km/h ou cheguem perto desta potência.
Depois disso Gerdan nos contou sobre as diferenças entre os karts elétricos e os karts à combustão.
-A direção é bastante similar a do kart que estamos acostumados, mas o kart é um pouco diferente já que possui carenagem em cima das baterias e uma chave para reverter o motor possibilitando a marcha ré. Os karts são totalmente equalizados pois são eletronicamente ajustáveis.
Ele destacou também algumas diferenças na parte de funcionamento das baterias.
-Diferente das baterias que estamos acostumados aqui, com qualifying, formação do grid e vitória do primeiro colocado, lá a vitória é dada para o piloto que obteve a volta mais rápida no fim de 14 voltas.
-Diferente daqui, la é cobrado um documento de habilitação para correr nas baterias, no meu caso o CNH e o passaporte foram o suficientes.
O piloto finalizou nos contando da sua experiência na pista:
-Eu participei de duas baterias com um amigo, na primeira eu liderei até a última volta quando meu amigo fez um tempo melhor que o meu e levou a vitória, essa bateria correram 9 pessoas, fiz o tempo 24.790s e meu amigo fez 24.440s. A corrida foi muito travada, os pilotos não tinham muita experiência e faziam tempos 2 segundos acima do nosso. Houve muitas batidas entre eles, o que prejudicou fazer uma volta totalmente limpa. Quando há alguma batida os fiscais diminuem a velocidade dos karts remotamente para evitar mais acidentes.
-Na segunda bateria corremos em 9, cheguei em segundo novamente, porém ganhei do meu amigo. Essa bateria já foi bem melhor, porque todos os pilotos tinham um nível bem parecido, fiz um tempo de 23.850s, melhorei quase 1s em relação a primeira bateria, infelizmente perdi a corrida por 0.2s de diferença.
A seguir algumas fotos do piloto em ação e do kartódromo Pole Position Raceway. Gerdan e os outros pilotos do grupo SPORT KART MG irão se encontrar nas pistas no próximo dia 12, data marcada para a próxima etapa da Copa SPORT KART MG.
Confira a seguir algumas fotos do local: