Dia de Etapa Final da 2ª Copa SPORT KART MG, uma chuva antes da corrida para assustar o pessoal, e uma ótima confraternização entre os pilotos após as disputas. Foi assim o domingo dos nossos pilotos no Kartódromo de Betim. Com o título assegurado pela vantagem de pontos, Victor Malta foi para a pista apenas para brincar. Apenas uma catástrofe poderia lhe tirar a conquista, por exemplo uma desclassificação na Final. E Victor brincou com a sorte. Como é característico do Grupo A, os karts na reta principal pareciam um jogo de sinuca: uma esbarração sem fim. De vez em quando sobrava alguém no fim da reta, motivo de algumas punições dadas pelos fiscais de pista. E Victor andou junto ao bolo, aumentando as chances de acontecer algo ruim. O experiente piloto acabou levando uma advertência, mas no fim das contas acabou mesmo com o título.
Observação importante: Sobre o comportamento dos pilotos, muito já foi discutido durante o campeonato, e para o ano que vem a Comissão Organizadora juntamente ao Kartódromo de Betim implementarão algumas modificações a fim de melhorar este aspecto.
Mas foquemos na corrida. Charlles Rodrigues largou em segundo e logo assumiu a ponta, abrindo um caminhão de vantagem para os adversários. Voltas mais tarde eis que surge do pelotão Weldes Campos, e com um desempenho ainda mais assustador tirou toda a diferença para Charlles, ultrapassando-o nas voltas finais e faturando sua primeira vitória no campeonato.
-Foi uma corrida tranquila, sem confusões apesar de ter largado em 18º consegui chegar em segundo na quarta ou quinta. O líder estava uma reta de distância mas mantive o ritmo até chegar e ultrapassar sem dificuldades. Depois ele pegou minha referência e até me acompanhou, a 1 a 2 segundos de distância. Tive um excelente segundo semestre este ano, com vitórias e conquistas importantes em São Paulo como o quarto lugar da final nacional da Redbull Kart Fight, sem contar a forma como consegui a vaga (Weldes participou do Interkart Challenge em Nova Odessa, e subiu ao pódio do concorrido torneio, faturando a vaga). Esta vitória veio pra confirmar a boa fase. Na corrida a dificuldade foi largar lá atrás mas sem muitos problemas nas ultrapassagens consegui chegar bem e vencer. Obrigado a todos da minha família que me apoiam ao meu Coach Ítalo Silveira.
Em segundo chegou Charlles, que não havia pontuado até então, e fecha o campeonato com 20 pontos e um belo troféu. Podia ser pior, ele poderia estar fechando o campeonato com zero pontos, o que quase aconteceu com Daniel Lopes, que andou bem nas primeiras voltas até explodir nos pneus após uma disputa. Demorou para voltar à pista e concluiu a bateria nas últimas colocações, marcando um pontinho de honra no campeonato. Foi um torneio bem frustrante para Lopes, com envolvimento em vários incidentes de corrida sempre prejudicanso seu resultado. O que lhe resta agora é descansar durante as férias e renovar as esperanças para um campeonato melhor em 2016.
Falando em frustração e recuperação, finalmente Paulo Xavier apresentou um desempenho satisfatório! O piloto estava em uma péssima fase, sem conseguir bons resultados. E seus amigos e até sua esposa se divertiam com isso, zoando Paulo até não poder mais! Mas nesta última etapa o céu se abriu com anjos para Paulo, que não perdeu a concentração e andou junto ao pelotão o tempo todo até cruzar a linha de chegada em décimo. Ficou tão empolgado com o resultado e a oportunidade de conceder entrevista que saiu agradecendo o planeta inteiro, os pilotos do grupo, o pessoal da COSK, etc. etc. etc. Eis um trecho de seu interminável depoimento:
-A corrida foi bacana, minha melhor corrida neste semestre. Larguei em terceiro sem muita expectativa, procurei manter um bom ritmo, pois senti que o kart estava bom. Fui seguindo os dianteiros na medida do possível, fiz trenzinho com Adriano em um determinado momento e ganhei algumas posições. Fiquei surpreso em saber ao final da corrida que terminei em décimo! (O placar não estava exibindo os tempos e posições). Queria agradecer ao Victor (Malta), Jorge (Malta), Danilo, Wallace e todos que passaram dicas durante o campeonato.
O terceiro da corrida foi Roberto Muzzi, seguido de Thiara Silveira na quarta colocação. Ambos fizeram uma corrida sem maiores dificuldades.
Fechando o pódio, o vice-campeão Alexandre Vieira, que atingiu uma marca importante ao ser o primeiro piloto a terminar todas as etapas no pódio. Alexandre já estava com o vice-campeonato assegurado, e também correu só para cumprir tabela. Olhares mais atentos flagraram o piloto até dançando dentro do kart durante a largada.
-Fico muito feliz com a conquista dos pódios, resultado de muita dedicação na pista. Estou muito feliz por estar novamente entre os melhores do grupo SPORT KART MG e olhar para frente e ver só o Fenômeno à minha frente que sou super fã.
Resultado final do campeonato: Victor Malta campeão e escreve seu nome na história do grupo e no mural de divulgação SPORT KART MG do Kartódromo de Betim. Alexandre vieira vice-campeão, Roberto Muzzi em terceiro, Christian Silveira em quarto e Thiara Silveira em quinto.
Alexandre Vieira ainda faturou junto a Leonardo Domingues o título simbólico de duplas, com 10 pontos de vantagem em cima dos adversários.
No próximo domingo dia 13 acontece a Copa dos Campeões do kart, torneio de encerramento de temporada onde competirão os melhores de vários campeonatos. Nossos sete representantes são: Christian Silveira, Thiara Silveira, Weldes Campos, Daniel Mendes, Antônio PT, Rodrigo Celeghini e Victor Amaral. Boa sorte pilotos!
*Fotos: Danilo Durães.